No Maranhão, menos de 68% dos candidatos inscritos compareceram ao 2º dia de provas do Enem

0comentário
Caderno de provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022

Ao todo, 99.033 participantes compareceram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 no último domingo, 20 de novembro, no Maranhão. O número corresponde a menos de 68% dos cerca de 132.921 inscritos no estado nas duas versões do certame (impressa e digital) e é 4% menor do que o percentual de faltosos registrado em 13 de novembro, primeiro dia de provas.

Entre os candidatos presentes no Maranhão, realizaram as provas em papel 89.545 e 488, em computador, o que equivale a 67,9% e 47,1% do total de candidatos. No segundo dia de aplicação, os participantes responderam questões de matemática e suas tecnologias, e ciências da natureza e suas tecnologias.

As duas etapas do Enem 2022 foram realizadas em 79 dos 217 municípios maranhenses. Nessas cidades, o exame foi aplicado em 628 locais, onde atuaram 649 coordenações. Ao todo, foram utilizadas 3.014 salas de provas no estado.

O balanço foi apresentado nesta segunda-feira, 21 de novembro, em coletiva de imprensa, com as presenças do ministro da Educação, Victor Godoy, do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) substituto, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, e dos diretores de Gestão e Planejamento, Jôfran Roseno; de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais, Fernando Szimanski; e de Avaliação da Educação Básica substituto, Rubens Lacerda.

Os dados são preliminares, tendo em vista que os números conclusivos dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador. O Inep divulgará os Cadernos de Questões e os gabaritos às 18h (horário de Brasília) da próxima quarta-feira, 23 de novembro.

Dia 1 – No primeiro dia, em 13 de novembro, 2.490.880 participantes compareceram, o que corresponde a 73,3% do total de inscritos nas duas versões (impressa e digital). Dos presentes, 2.458.504 fizeram o exame em papel, e 32.376, em computador — os dados também são preliminares. Nessa ocasião, foram realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, com o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

Reaplicação – Nesta segunda-feira (21), começou o prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante. A pessoa que faltou a alguma das aplicações (em 13 e 20 de novembro) por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas previstos nos editais pode pedir para fazer as provas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. Nessas datas, o Inep também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2022. O período de solicitação termina na próxima sexta-feira, 25 de novembro. Vale destacar que quem compareceu em algum dos dias deve solicitar a reaplicação somente do dia em que faltou.

Se a pessoa foi afetada por desastres naturais, por comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica, pode entrar com o pedido. Isso vale, ainda, para casos nos quais ocorreram erros de execução em procedimento de aplicação e para quem faltou por sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital. São elas: covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Em casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente. Já em relação a problemas logísticos, o Instituto avaliará as solicitações, de acordo com as possíveis intercorrências registradas. A aprovação do pedido garante a reaplicação do exame.

Outros motivos – Quem faltou a qualquer um dos dias do Enem por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação. Caso o participante tenha comparecido a apenas um dia, será considerado ausente no outro e terá as notas divulgadas no boletim de desempenho individual. No entanto, as pontuações servirão apenas para autoavaliação de conhecimento.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu e de iniciativas como o Prouni, ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Sem comentário para "No Maranhão, menos de 68% dos candidatos inscritos compareceram ao 2º dia de provas do Enem"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS