Após morte de homem que afrontou guarnição com facão, PM treina tropa para ações não letais

0comentário

Emprego de técnicas de menor potencial ofensivo é fundamental em eventos que registram grande concentração popular, como o pré-Carnaval e o Carnaval

Policial militar é treinado para uso de arma não letal em ocorrências em que haja confronto ou necessidade de dispersão

A Polícia Militar do Maranhão intensificou o treinamento da tropa para uso de técnicas de menor potencial ofensivo. As instruções passaram a ser repassadas menos de uma semana depois que um homem visivelmente fora de si foi morto a tiros, em plena via pública, no município de Arame, no centro-sul do estado, ao afrontar uma guarnição policial com um facão. O caso aconteceu no dia 13 deste mês e ganhou ampla repercussão local e nacional, gerando discussões sobre uso excessivo da força.

Treinamento é oportuno para nortear ações policiais em eventos com grande concentração popular, como o pré-Carnaval e o Carnaval

Logo na quinta-feira, 19, sete dias após o fatídico episódio, os alunos do VI Estágio Básico em Ações de Choque (VI EBAC) participaram de Instrução Prática de Instrumento e Técnicas de Menor Potencial Ofensivo (ITMPO), realizada pelo Batalhão de Choque da PMMA, em São Luís.

Policiais treinaram técnicas de autoproteção em ocorrências de enfrentamento

A aula prática buscou o aprimoramento de técnicas de menor potencial ofensivo, visando a preservação da incolumidade dos civis envolvidos em situações de conflito e dos policiais que lidam com eventos dessa natureza. O exercício militar vem em momento oportuno, já que a tropa já começou a atuar em eventos de pré-Carnaval e se prepara para fazer o policiamento do Carnaval, que costumam registrar aglomerações e excessos, motivados principalmente pelo consumo de bebidas alcoólicas.

Exercícios foram repetidos exaustivamente pela tropa, com abordagens teórica e prática

“A instrução reflete o investimento em treinamentos para o combate não letal, uma das preocupações do Governo do Maranhão e do Comando da Polícia Militar, que têm buscado pautar suas ações de segurança pública com base na preservação dos Direitos Humanos”, registrado nas redes sociais.

Uso de armas não letais, como bombas de efeito moral, fez parte do treinamento, voltado a garantir a integridade de civis e da própria tropa

Apesar do discurso brando e politicamente correto propagado nas mídias digitais, o Comando Geral da PM determinou o afastamento dos policiais envolvidos das atividades operacionais e instaurou processo administrativo para apurar os fatos.

Sem comentário para "Após morte de homem que afrontou guarnição com facão, PM treina tropa para ações não letais"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS