Brasil oficializa na Unesco candidatura dos Lençóis Maranhenses a Patrimônio Mundial da Humanidade

0comentário

Resultado da análise do dossiê produzido pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) será anunciado em 2024

Criado em junho de 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado na confluência entre Cerrado, Caatinga e Amazônia

A Lista dos Patrimônios da Humanidade da Unesco pode ganhar mais um representante brasileiro: o dossiê de candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) foi entregue pela Delegação do Brasil à Unesco. O documento, produzido pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reúne os dados necessários para a candidatura da unidade para conquistar esta importante nominação.

Na confluência entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, as paisagens mais conhecidas deste Parque Nacional, criado em junho de 1981, são as lagoas cristalinas que ficam entre as dunas e são perfeitas para um banho refrescante após uma caminhada nas areias.

As lagoas, que são o principal atrativo do Parque, se formam durante o período de chuva, logo, o melhor período para visitas é de maio a setembro. A partir daí, conforme avança o período da estiagem, o nível tende a diminuir.

Recentemente, o Parque apareceu numa lista do jornal americano The New York Times como um dos lugares a se visitar em 2023.

Representante do governo brasileiro entrega a membro da Unesco dossiê da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a Patrimônio Mundial da Humanidade

O dossiê apresentado pelo governo brasileiro será apreciado  pelo Órgão de Avaliação da UNESCO (UICN), que poderá recomendar ao Comitê do Patrimônio Mundial sua inscrição à Lista do Patrimônio Mundial, por ocasião de sua 46a sessão, a ser realizada em 2024.

Patrimônios no Brasil e no mundo

Os Patrimônios da Humanidade são um dos instrumentos da Unesco para proteger os lugares mais extraordinários do planeta, seja por suas belezas naturais, biodiversidade, ecossistemas ou valores geológicos. Uma área superior  a 3,500,000 kmtanto terrestre, quanto marinha, em mais de 100 países já foram agraciadas com o título.

A lista é dividida entre Patrimônios Naturais, Culturais ou Mistos. No Brasil, são mais de 20 locais com esta distinção, incluindo os Parques Nacionais de Iguaçu, Emas, Chapada dos Veadeiros e as unidades marinhas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas. Além dos parques, a Unesco reconheceu paisagens e ecossistemas como as restingas que vão da Bahia ao Espírito Santo; a Mata Atlântica entre Paraná e São Paulo; o Pantanal e a Amazônia Central, devido aos igarapés, ecossistemas de várzeas, lagos e canais.

Sem comentário para "Brasil oficializa na Unesco candidatura dos Lençóis Maranhenses a Patrimônio Mundial da Humanidade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS