Governo Federal reconhece situação de emergência em toda a Grande Ilha de São Luís

0comentário
Ministro Waldez Góes e governador Carlos Brandão debateram o apoio do Governo Federal aos municípios maranhenses atingidos por chuvas intensas (Foto: Dênio Simões/MIDR)

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDIR) reconheceu, nesta quarta-feira, a situação de emergência em toda a Grande Ilha de São Luís e definirá nos próximos dias que tipo de apoio o Governo Federal dará aos municípios maranhenses atingidos por desastres naturais. O ministro da pasta, Waldez Góes, discutiu com o governador maranhense, Carlos Brandão, forma de apoio às cidades maranhenses castigadas por chuvas intensas. Saiba mais aqui neste link.

Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e a capital, São Luís, estão aptas a solicitar recursos do MIDR para atendimento à população afetada. A medida foi publicada na edição desta quarta-feira (8) do Diário Oficial da União (DOU).

No primeiro mês de 2023, foram registrados 400 mm de chuvas no estado, o dobro do esperado para o período. Além das fortes chuvas, o Maranhão também tem sofrido com enchentes de rios.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Sem comentário para "Governo Federal reconhece situação de emergência em toda a Grande Ilha de São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS