Marlon Botão se destaca como um dos vereadores mais atuantes na área Itaqui-Bacanga

0comentário
Atualmente, a atuação do vereador Marlon Botão pode ser constatada em dezenas de bairros da área Itaqui-Bacanga, como Anjo da Guarda, Vila Bacanga, Vila Embratel, Vila Isabel, Gapara, Cidade Nova, Residencial Paraíso, dentre outras comunidades

Mais jovem vereador da história da Câmara Municipal de São Luís, Marlon Botão (PSB) tem se destacado como um dos parlamentares mais atuantes na área Itaqui-Bacanga. Desde que assumiu o mandato, em 2021, Marlon Botão sempre tratou os problemas da região como prioridade.
.
Atualmente, sua atuação pode ser vista em dezenas de bairros do Itaqui-Bacanga, como Anjo da Guarda, Vila Bacanga, Vila Embratel, Vila Isabel, Gapara, Cidade Nova, Residencial Paraíso etc., onde o vereador tem trabalhado pela pavimentação de ruas, revitalização e construção de escolas e Unidades Básicas de Saúde.
.
“Eu sempre exaltei, mesmo antes de ser eleito vereador, a importância da área Itaqui-Bacanga. Mas também sempre fiz questão de pontuar essa contradição: apesar de gerar tanta riqueza pra nossa cidade, a área Itaqui-Bacanga possui uma das populações mais carentes da capital, com famílias muitas vezes sem acesso ao mínimo”, disse.
.
“Isso acontece porque a riqueza gerada pelos grandes empreendimentos localizados na área Itaqui-Bacanga não retornam para as famílias que vivem na localidade. E é contra isso que temos que lutar. É contra isso que venho lutando há anos, para garantir dignidade às famílias da região, pra garantir os direitos fundamentais e construir oportunidades para todos. É um trabalho constante, mas que, felizmente, já tem gerado resultados positivos na prática”.
.
Vila Bacanga
.
Na Vila Bacanga, Marlon Botão destacou a conquista da histórica implementação do consultório odontológico na UBS Embrião, que já está em pleno funcionamento e já atende a centenas de famílias que nunca tiveram acesso a tratamento odontológico gratuito e de qualidade dentro do bairro.
.
Anjo da Guarda
.
Comprometido no combate ao câncer de mama e de colo do útero, Marlon Botão garantiu um mamógrafo para o Hospital da Mulher, que hoje auxilia as mulheres da comunidade na prevenção a este mal.
.
“O mamógrafo foi um sonho da comunidade que, graças à parceria imprescindível do prefeito Eduardo Braide, pudemos realizar. É uma alegria saber que hoje ele já atende a tantas mulheres que antes não tinham acesso a exames desse tipo”, disse o vereador.
.
“Também é meu compromisso levar a reforma da feira do Anjo da Guarda e implementar os nossos projetos sociais para beneficiar a população do bairro e adjacências o ano inteiro”.
.
Vila Isabel
.
Na Vila Isabel, Marlon Botão destacou os mutirões que culminaram na construção de uma quadra comunitária, proporcionando pela primeira vez um ambiente para práticas esportivas e culturais dentro do bairro.
.
“A quadra comunitária da Vila Isabel também foi palco, em junho do ano passado, do maior São João da história do bairro, que movimentou toda a comunidade e aqueceu a economia local com a venda de comidas típicas e bebidas”, disse Marlon Botão.
.
“Também trabalhamos pelas esperadas reformas da creche e da escola da Vila Isabel”.
.
Residencial Paraíso
.
Atendendo a uma demanda histórica da comunidade, Marlon Botão conseguiu aprovar na Câmara Municipal de São Luís um requerimento para garantir a construção de uma escola de ensino básico no Residencial Paraíso.
.
“Centenas de famílias moram nesse bairro, são famílias compostas por trabalhadores e trabalhadoras humildes, que precisam de uma escola pública de qualidade – e que seja perto – para os seus filhos”, disse.
.
“Com a construção da escola no Residencial Paraíso, outros bairros adjacentes serão contemplados e com isso a gente ameniza um pouco do problema geral que, infelizmente, afeta toda a área Itaqui-Bacanga, ofertando um ensino de qualidade para as nossas crianças, para que elas possam construir um futuro melhor”.
.
Residencial Luís Bacelar
.
No Residencial Luís Bacelar, a atuação do vereador Marlon Botão é para garantir a implantação da feira do bairro, por meio do requerimento nº 1005/2021, já aprovado na Câmara Municipal de São Luís.
.
“Até então, os moradores do Residencial Luís Bacelar tinham que percorrer no mínimo seis quilômetros por dia para comprar alimentos básicos, que são essenciais para a saúde e nutrição”, afirmou. “A implantação da feira vai mudar essa realidade, trazendo muito mais qualidade de vida para a comunidade”.
.
Marlon Botão destacou o impacto econômico e social que a nova feira trará para o bairro.
.
“Uma feira, aos olhos de quem tem muito, pode parecer pouco”, opinou. “Mas para comunidades como a do Residencial Luís Bacelar, e de toda a Zona Rural, que foram historicamente negligenciadas, uma feira tem um grande impacto social e econômico, pois leva segurança alimentar e proporciona uma maior possibilidade de renda para os cidadãos”.
.
No Luís Bacelar, o vereador também tem lutado pela pavimentação das vias, especialmente das principais, que recebem grande fluxo.
.
Vila Embratel
.

Na Vila Embratel, o vereador segue lutando para viabilizar a reforma do campo, reivindicação antiga da comunidade.
.
“A reforma do campo da Vila Embratel é uma reivindicação muito antiga da comunidade, uma luta que abracei desde o início do nosso mandato por entender a importância desse equipamento público não só para a Vila Embratel, mas para todas as outras comunidades adjacentes da área Itaqui-Bacanga. É por isso que, além da reforma do campo da Vila Embratel, o nosso projeto também visa criar no entorno uma área para fomentar práticas culturais, a saúde e o lazer da população”, disse.
.
“Eu fui a Brasília para levar a luta da comunidade da Vila Embratel aos nossos deputados. Expliquei a importância de fortalecermos cada vez mais as comunidades da nossa área Itaqui-Bacanga, e felizmente consegui garantir parte do recurso para o início das obras a partir de uma emenda do deputado federal Bira do Pindaré”, destacou.
.
“A outra parte, que também é de determinante importância, nós articulamos com a prefeitura de São Luís, com o prefeito Eduardo Braide – que é um grande parceiro da área Itaqui-Bacanga. O projeto hoje está mais vivo e forte do que nunca. Vamos trabalhar para conseguir tirá-lo do papel ainda no primeiro semestre deste ano”.
.
Marlon Botão também destacou que iniciará um projeto de escolinha de futsal no bairro, inicialmente atendendo mais de 50 crianças, para engajar a comunidade também por meio do esporte.
.
“O incentivo ao esporte dentro das comunidades precisa ser institucionalizado. Já estou estudando formas de criar projetos que atendam jovens e crianças o ano inteiro através do esporte, com a criação de escolinhas, de cursos preparatórios”, disse.
.
Gapara e Cidade Nova
.
A falta de infraestrutura pode ser percebida por toda a área Itaqui-Bacanga, o que já motivou a criação de dezenas de requerimentos do vereador Marlon Botão pedindo serviços de pavimentação.
.
Os mais recentes beneficiaram as comunidades do Gapara e do Cidade Nova, que há anos não recebiam qualquer serviço de infraestrutura nessas localidades.
.
Projetos sociais
.

Marlon Botão também destacou os projetos sociais que foram levados para a região.
.
“Também levamos para a área Itaqui-Bacanga os nossos projetos sociais, como o Inspirar Saúde, que levou mais de 2500 atendimentos médicos totalmente gratuitos (de diversas especialidades) para as famílias, além da distribuição de mais de 500 óculos de grau para pessoas de baixa renda”, disse.
.
“Com o projeto Gente que inspira, que garante prática esportiva e acompanhamento nutricional durante o ano inteiro, mobilizamos uma corrente do bem para a distribuição contínua de cestas básicas e peixe fresco às famílias mais pobres – que sofreram ainda mais com a pandemia da Covid-19”.
.
Audiência pública
.

O vereador Marlon Botão destacou, ainda, a Audiência Pública de sua autoria que será realizada no dia 31 de março, na escola João do Vale, no Gapara, para discutir a questão do abastecimento de água de toda a área Itaqui-Bacanga.
.
“Faço questão que a nossa Audiência seja realizada dentro do Itaqui-Bacanga para que as famílias de lá, que são as mais interessadas e afetadas pelo desabastecimento, possam participar em peso, para que essas pessoas possam ser ouvidas pelas autoridades que estarão presentes”, disse.
.
“Teremos representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Governo do Estado, por meio da Caema, e também da Vale, que é uma parceira nesse processo. Será um momento para apontar os problemas já conhecidos e, acima de tudo, elaborar um cronograma de ações efetivas, com medidas concretas para que possamos resolver de uma vez por todas a questão do abastecimento de água do Itaqui-Bacanga”.

Sem comentário para "Marlon Botão se destaca como um dos vereadores mais atuantes na área Itaqui-Bacanga"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS