Maranhão é o 3º estado em proporção de escolas públicas de tempo integral no ensino fundamental

0comentário

No ensino médio, a taxa de oferta de aulas em dupla jornada é de 13,2%, bem abaixo da média nacional, de 20,4%, o que indica a necessidade de melhoria nessa etapa educacional

Escola de tempo integral no município de Passagem Franca, interior do Maranhão, pertencente à rede estadual de ensino

O Maranhão tem a terceira maior proporção de escolas públicas de tempo integral no ensino fundamental dentre as 27 unidades da federação. De acordo com dados do Censo Escolar, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 38% das unidades de ensino do 1º ao 9º ano do estado os alunos assistam às aulas e realizam outras atividades nos dois turnos (matutino e vespertino).

Segundo as informações apuradas pelo Censo Escolar, apenas o Ceará, com 41%, e o vizinho Piauí, com 38,8% têm proporção superior de escolas com jornada integral. Levando-se em conta a pequena diferença entre os três estados mais bem colocados, constata-se que a oferta local dessa modalidade de ensino é altamente significativa.

O Maranhão supera em quase três vezes a média nacional no que se refere à proporção de escolas fundamentais que oferecem ensino em tempo integral. A taxa do Brasil referente ao estudo em dois turnos na fase educacional do 1º ao 9º ano, cuja faixa etária vai dos 6 aos 14 anos, é de 14,4%.

Em comparação com o Norte, o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul, o Maranhão tem oferta de ensino integral maior do que todas as unidades federativas situadas nessas quatro regiões. Estado mais desenvolvido do país, São Paulo tem apenas 19,1% de escolas com turmas com aulas em dois turnos, o que corresponde à metade da taxa maranhense. Em Minas Gerais, que tem a segunda economia nacional, a média é ainda pior: 7,9%. Já no Rio Rio de Janeiro, terceiro colocado no ranking da riqueza do país, o percentual é de 14,9%.

Ensino médio

Quanto ao ensino médio, a proporção de escolas de tempo integral no Maranhão é de 13,2%, de acordo com o Censo Escolar, o que coloca o estado na 18ª posição dentre as 27 unidades da federação, bem abaixo da média nacional, de 20,4%. Esse dado indica a necessidade de aumento da oferta do ensino em dois turnos para a faixa etária que vai dos 15 aos 17 anos, que corresponde à 1ª, 2ª e 3ª séries.

No Brasil, 6,9% (12.278) das 178,3 mil escolas públicas possuem entre 20% e 50% dos seus estudantes matriculados em tempo integral. O Censo Escolar mostra, ainda, que 50,7% (90.487) das escolas não possuem nenhum estudante com jornada integral.

A meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece, como objetivo, oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de modo que atenda a, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. Para tal, os estudantes devem ter, pelo menos, 7 horas de atividades escolares.

Os infográficos abaixo apresentam o ranking nacional da oferta de ensino em tempo integral no ensino fundamental e do ensino médio:

Sem comentário para "Maranhão é o 3º estado em proporção de escolas públicas de tempo integral no ensino fundamental"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS