Pré-candidatos à reitoria e vice-reitora da UFMA lançam Cartas Abertas em defesa e apoio à criação da Universidade Federal do Sul Maranhense

0comentário

Os pré-candidatos à reitoria, Fernando Carvalho e; vice-reitoria, Zefinha Bentivi, lançaram na última quinta-feira, 25, cartas abertas em apoio à criação de uma nova universidade federal no sul do estado, com o intuito de atender a demanda da região e impulsionar o desenvolvimento local.

A iniciativa visa fortalecer o movimento em prol da criação da Universidade Federal do Sul Maranhense, ainda sem nome e sigla definidos, que agregaria os centros de Imperatriz, Grajaú e Balsas, já consolidados em termos de recursos humanos qualificados, infraestrutura predial, cursos de graduação e pós-graduação, além de projetos de pesquisa, extensão e inovação.

A criação da nova universidade representaria um marco importante para cerca de 50 municípios da região sul-sudoeste do estado, bem como para os municípios dos estados vizinhos. Espera-se que ela seja um catalisador de desenvolvimento regional, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população local.

Os pré-candidatos aproveitaram para expressar seus agradecimentos ao reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, pelo empenho na concretização do projeto, assim como à bancada maranhense, especialmente ao deputado federal Márcio Jerry, líder da bancada, e à senadora Eliziane Gama, pelo comprometimento com essa causa.

A defesa da criação da nova universidade se baseia na compreensão de que uma instituição de ensino superior não apenas oferece conhecimento e formação profissional, mas também atrai investimentos e impulsiona a economia regional, resultando em um maior desenvolvimento e qualidade de vida para a população.

Fernando Carvalho, pré-candidato a reitor da UFMA, afirmou seu apoio incondicional à causa, destacando que o Maranhão é um dos poucos estados brasileiros com apenas uma universidade federal, e que é chegada a hora de mudar essa realidade.

Zefinha Bentivi, pré-candidata a vice-reitora, ressaltou o empenho dos representantes da bancada maranhense no Congresso Nacional, liderados pelo deputado federal Márcio Jerry, e o envolvimento da senadora Eliziane Gama na demanda pela criação da nova universidade. Ela também expressou total apoio às ações em prol desse objetivo e se colocou como uma defensora da Nova Universidade Federal, que beneficiará todos os que almejam um ensino superior de qualidade para o Maranhão.

A expectativa é que as cartas abertas dos pré-candidatos à reitoria e vice-reitoria fortaleçam ainda mais o movimento pela criação da Universidade Federal do Sul Maranhense, impulsionando a discussão e sensibilizando a sociedade maranhense e os órgãos competentes para a importância desse empreendimento educacional na região.

Com a adesão de importantes figuras políticas e acadêmicas, a criação da nova universidade parece estar cada vez mais próxima de se tornar uma realidade, trazendo benefícios significativos para a educação, desenvolvimento regional e qualidade de vida no sul do estado do Maranhão.

Sem comentário para "Pré-candidatos à reitoria e vice-reitora da UFMA lançam Cartas Abertas em defesa e apoio à criação da Universidade Federal do Sul Maranhense"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS