“Em 2025, número de cadeiras na Câmara de São Luís deve subir de 31 para 33”, prevê Astro de Ogum

0comentário

O decano no Parlamento Ludovicense anunciou, na manhã desta segunda-feira (29), que apresentará Emenda à Lei Orgânica

O vereador Astro de Ogum disse não ter dúvida de que a sua amenda será aprovada por unanimidade

Em pronunciamento realizado na manhã desta segunda-feira (29), o decano no Parlamento Ludovicense, vereador Astro de Ogum (PCdoB), anunciou e já pediu apoio aos colegas para aprovar a proposta de Emenda à Lei Orgânica, que será apresentada nos próximos dias, objetivando aumentar de 31 para 33, o número de vereadores na Câmara Municipal.

Muito confiante, Astro não tem dúvida de que a matéria será aprovada por unanimidade. “Nossa cidade já ultrapassa o contingente populacional que permite esse aumento, então precisamos cumprir o que determina a legislação”, disse o parlamentar.

O QUE DIZ A LEI:

O número de vereadores é determinado pela Constituição Federal, que estipula a quantidade máxima de parlamentares por município, proporcionalmente ao número de habitantes. Segundo o art. 29 da Constituição Federal, aqueles municípios que têm entre 1,050 milhão e 1,2 milhão de habitantes – como é o caso de São Luís, segundo o Censo de 2020– podem contar com até 33 vereadores (art.29, ÏV, “m”). Lembrando que a Carta Magna fixa em 43 o limite máximo de vereadores.

Para Astro de Ogum, essa alteração proporcionará uma melhor representatividade, principalmente em relação aos segmentos sociais. Para que seja aprovada, será necessário 21 votos, ou seja, 2/3, em dois turnos, com interstício de 10 dias.

Lembrando que diferentemente dos projetos de lei, essa matéria não passa pela análise do prefeito, digo, não é objeto de sanção ou veto pelo chefe do Executivo. Assim, cumprido o ditame legal, será promulgada e publicada no Diário Oficial do Município (DOM), passando a integrar o arcabouço legal na forma de Emenda à Lei Orgânica.

Sem comentário para "“Em 2025, número de cadeiras na Câmara de São Luís deve subir de 31 para 33”, prevê Astro de Ogum"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS