Atendendo a pedido do vereador Marlon Botão, prefeito Eduardo Braide anuncia construção de mais uma creche-escola na Zona Rural

0comentário
O vereador Marlon Botão com o prefeito Eduardo Braide e crianças que estudam em escola municipal de São Luís

As articulações do vereador Marlon Botão (PSB) junto à Prefeitura de São Luís garantiram mais um resultado positivo na prática para a Zona Rural da capital. Desta vez, a comunidade beneficiada será a do Itapera 1, no Maracanã, que receberá uma creche-escola.
.
O anúncio da construção da nova creche-escola, que irá atender a centenas de famílias da região, foi feito nesta semana pelo prefeito Eduardo Braide, durante encontro na União de Moradores do Itapera, e atende ao requerimento nº 346/2023 do vereador Marlon Botão.
.
“Mais uma vez o prefeito Eduardo Braide mostra o seu compromisso com a população da Zona Rural atendendo a um requerimento do nosso mandato em prol da região. Essa creche-escola no Itapera vai atender a mais de 300 crianças da comunidade, que agora terão a oportunidade de um futuro melhor através da educação”, disse o parlamentar.
.
“Mas essa não é uma conquista só do vereador Marlon Botão ou do prefeito Braide. É uma conquista coletiva, fruto da luta de muitas pessoas. Destaco aqui a atuação do presidente da união de moradores, o Neto, que é um batalhador e trouxe essa demanda até o meu gabinete. Destaco o trabalho da Caroline, que é uma guerreira e liderou o grupo de mães na reivindicação dessa creche-escola, e que também nos procurou. Eles, assim como toda a comunidade, foram essenciais para essa conquista”.
.
Segundo o vereador Marlon Botão, o desafio agora é viabilizar um terreno para a construção da creche-escola.
.
“O primeiro obstáculo já foi vencido, já conseguimos a confirmação da obra. Agora, o nosso desafio, junto com a união de moradores e com o grupo de mães, é encontrar um terreno adequado para a construção da creche-escola. Porque o nosso objetivo, e o objetivo do prefeito Eduardo Braide, é que essa creche-escola seja construída ainda neste primeiro mandato do prefeito. Vamos fazer o possível e o impossível para que isso aconteça porque a comunidade precisa e merece”, disse o parlamentar.
.
Mudança
.
Marlon Botão destacou que a Zona Rural vive um momento de mudança de paradigma. Antes negligenciada, vista apenas como reduto eleitoral, hoje a Zona Rural de São Luís passa por um processo inédito de desenvolvimento.
.
“Eu sempre soube que tínhamos a capacidade de mudar para melhor a realidade da Zona Rural, de fazer essa mudança de chave e trazer desenvolvimento. Os poderosos sempre ignoraram a região, historicamente vista de maneira preconceituosa. Alguns políticos só apareciam por aqui em tempo de eleição, pensando unicamente no voto das famílias e não em como melhorar a vida delas”, disse.
.
“É por isso que aqui criou-se essa cultura tão forte da política meramente assistencialista. De quatro em quatro anos o político – e aqui não cito nomes nem generalizo – vem, distribui umas cestas básicas e acha que o seu trabalho está feito. E assim passam anos, décadas, e a realidade da Zona Rural continua mesma: falta estrutura, falta saúde, educação, faltam oportunidades. Mas agora, com muito trabalho, responsabilidade e, acima de tudo, ouvindo atentamente às comunidades da região, estamos mudando essa realidade”.
.
Na avaliação do vereador, a mudança está sendo possível por causa do foco em políticas públicas estruturantes.
.
“Quando fui eleito o vereador mais jovem de São Luís, eu me comprometi a fazer diferente, a dar um passo à frente. Eu trouxe projetos sociais para a Zona Rural, porque as famílias precisam, mas foquei a minha atuação principalmente nas políticas públicas estruturantes, que são as que realmente impactam na realidade de toda a comunidade”, disse.
.
“Foi assim que trouxemos a primeira Clínica da Família para a Zona Rural, no Morada do Sol, a pavimentação da avenida principal do Maracanã, a praça da família do Maracanã, as reformas dos postos de saúde, a exemplo do posto de Pedrinhas; as reformas de escolas, a iluminação de led para as ruas e avenidas, os programas para geração de emprego e renda. É um trabalho diferenciado, de quem realmente tem compromisso com o desenvolvimento da Zona Rural”.
.
O parlamentar afirmou que tem lutado para que a Zona Rural passe a ser uma região de São Luís que tenha acesso a todos os processos de urbanização necessários para que a população viva de forma adequada.
.
“Além, é claro, de ser um espaço para geração de emprego e renda, incentivando as atividades das famílias que ainda vivem da agricultura familiar, da piscicultura e da agricultura de escala. A Zona Rural é uma região muito rica, que produz, é dever do poder público garantir que todas as famílias tenham oportunidades de uma vida digna”, disse.
.
Novas demandas
.

Marlon Botão destacou, ainda, as novas demandas para a Zona Rural que ele já está articulando junto ao prefeito Eduardo Braide.
.
“Além da creche-escola do Itapera, que agora será uma realidade, e da creche do Santo Antônio, que também foi um pedido nosso e já deve ser entregue nos próximos meses, já apresentei ao prefeito Braide a necessidade de creches para as comunidades da Vila Sarney e Vila Primavera. São comunidades grandes, com muitas famílias que hoje não têm local seguro e adequado para os seus filhos”, disse.
.
“Ao mesmo tempo, seguimos na luta pela reforma e construção de mais postos de saúde, tendo em vista que a população da Zona Rural cresceu nos últimos anos e, consequentemente, a necessidade de atendimento de saúde também aumentou consideravelmente. É assim, com muito trabalho, que estamos conseguindo reestruturar o sistema de educação e o sistema de saúde da Zona Rural, garantindo resultados positivos na prática e desenvolvimento para a região. O trabalho continua”, finalizou Marlon Botão.

Sem comentário para "Atendendo a pedido do vereador Marlon Botão, prefeito Eduardo Braide anuncia construção de mais uma creche-escola na Zona Rural"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS