Gestão Natalino Salgado avança com prestígio político, excelência, inovação e visão de futuro

0comentário
O reitor da UFMA, Natalino Salgado, entre a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o pró-reitor da AGEUFMA, Marcelo Carvalho, pré candidato à Reitoria

2019. O então candidato à reitoria, Natalino Salgado Filho, previa que um dos principais compromissos do seu programa de trabalho seria uma gestão inovadora capaz de dar o salto de qualidade que a UFMA tanto precisava. Três anos e meio depois, Salgado está prestes a encerrar o seu terceiro mandato como um gestor reconhecido pelo prestígio acadêmico e político às custas  do qual colocou de volta a Universidade no caminho do desenvolvimento. 

Resultados conquistados e consolidados pelos esforços conjuntos, parcerias e avançados programas e projetos. Números que construíram a nova história contemporânea da UFMA, escrita em 12 anos de uma gestão transformadora e avançada, que modernizou os câmpus da Ilha e do Continente, fortaleceu o ensino de graduação e pós-graduação, a pesquisa, extensão e interiorização. Em todas as áreas, a Universidade Federal do Maranhão exibe indicadores que a posicionam como uma das melhores instituições de ensino superior do país. 

Nessa semana, Natalino Salgado mostrou para o Brasil essa nova Universidade Federal do Maranhão. A instituição sediou a Plenária Estadual do Plano Plurianual Participativo (PPA) do Governo Federal, no último sábado, 27, no Centro de Convenções da Cidade Universitária, diga-se de passagem, pensado e construído pela gestão Natalino Salgado. Com prestígio político em alta, o reitor trouxe para a UFMA, autoridades e representantes de movimentos sociais para apresentar e definir metas e diretrizes na aplicação de recursos públicos.

E mais uma vez, Salgado viu e ouviu dos principais líderes políticos do país, o reconhecimento sobre a importância do trabalho e resultados de sua gestão e sobre a sua representatividade política. Realizado em conjunto pelo Ministério do Planejamento e Orçamento e pela Secretária-Geral da Presidência da República, o evento contou com o apoio do Governo do Maranhão, que lançou a edição 2023 do Orçamento Participativo (OP).

Estiveram presentes no evento o Governador Carlos Brandão; os ministros Márcio Macêdo, da Secretária-Geral da Presidência da República; Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento; Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública; e Juscelino Filho, das Comunicações. O reitor da UFMA, Natalino Salgado, também se juntou à mesa de solenidade. O PPA contou ainda com a forte participação de representantes de movimentos e grupos sociais e políticos, que apresentaram propostas a serem utilizadas com o orçamento público.

A UFMA foi peça fundamental para que esse espaço de debates se tornasse tangível ao público. Em seu pronunciamento, o reitor avaliou a experiência de forma positiva, tanto para a sociedade como para a comunidade acadêmica, visto que a construção coletiva de um plano de governo também reflete o compromisso da Universidade em atender aos anseios da sociedade, priorizando a coletividade. 

“Ter a oportunidade de receber um evento da magnitude do PPA Participativo do Governo Federal é de grande importância para nós, pois a participação da Universidade fortalece e engrandece o nosso trabalho em prol da qualidade da educação, da pesquisa e da inovação, buscando, cada vez mais, o desenvolvimento do estado e do país”, pontuou.

O PPA Participativo, que é a participação social na elaboração do PPA, envolve priorizar os programas do governo para os próximos quatro anos, elaborar e apoiar propostas dos participantes. Antecede o envio do projeto de Lei ao Congresso Nacional e enriquece o debate sobre as prioridades do país, tornando o planejamento mais próximo das necessidades da população. Os cidadãos, individualmente ou organizados em conselhos, coletivos, grupos ou movimentos podem participar apresentando propostas para os governantes e sociedade no geral.

Entre os principais compromissos de gestão apresentados e cumpridos pelo atual reitor estão a apresentação e aprovação no Conselho Universitário da transformação dos antigo Campi em novos Centros de Ciências de Bacabal, Codó, São Bernardo, Balsas e Grajaú. Os novos Centros Acadêmicos ganharam autonomia, participação ativa e independência para a escolha de seus diretores. Mais um resultado que consolida a gestão democrática e descentralizada implementada pelo reitor.

Uma das maiores conquistas de sua gestão veio com a ampliação e consolidação do Ensino a Distância na UFMA, consequência do grande investimento em tecnologia da educação.  Os números expressivos de alunos matriculados e qualificados comprovam o sucesso de sua política de modernização da educação digital. O reitor investiu ainda em tecnologias e estratégias que modernizaram os processos administrativos e gerenciais, garantindo mais agilidade, transparência e segurança de dados para a comunidade acadêmica.

A menos de seis meses para entregar o cargo, Natalino deixa como legado o exemplo de um gestor público ético, arrojado, diplomático, distinguido como a maior e mais erenomada liderança pública na área da educação no Maranhão. Um gestor determinado a fazer o futuro acontecer com excelência e resultados que chegam para todos, dentro e fora dos muros da instituição. 

Sem comentário para "Gestão Natalino Salgado avança com prestígio político, excelência, inovação e visão de futuro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS