O candidato a vereador Inspetor Noberto (Podemos) defende o resgate da relação histórica de conhecimento entre São Luís e países desenvolvidos para garantir a geração de riqueza na cidade. Noberto manifesta a convicção de que só com o estímulo ao saber a capital maranhense retomará o protagonismo de outrora como celeiro nacional de progresso e oportunidades.
Noberto lembra que em seu passado glorioso, São Luís chegou a ser a quarta cidade mais rica do Brasil, graças ao intercâmbio de conhecimento com países europeus como Portugal, Espanha, França e Inglaterra. E incluí Estados Unidos e China na rota internacional capaz de recriar na capital um ambiente favorável ao saber e impulsioná-la a um patamar econômico superior.
Clique aqui e assista ao vídeo.
O inspetor Noberto sabe o que diz. Um dos principais expoentes do conhecimento do Maranhão, ele é escritor, turismólogo, pesquisador da presença estrangeira no Brasil, além de policial rodoviário federal com atuação destacada na comunicação da instituição com a sociedade, o que já lhe rendeu reconhecimento nacional.
Também é ex-presidente da Academia Ludovicense de Letras (ALL) e fundador de várias outras instituições do gênero no interior do Maranhão e até fora do Brasil, como a Academia de Letras do Vale do Loire, região de origem de Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardiére, fundador de São Luís.
Experiência inspiradora
Especialista no estudo de temas franceses no Brasil , Noberto promoveu intercâmbio cultural que remonta às origens históricas locais ao visitar a França, ano passado, e trazer à capital maranhense o prefeito de Cancale, cidade de onde partiu a expedição comandada por Daniel de La Touche, general que fundou São Luís, em 8 de setembro de 1612.
O Inspetor Noberto lembra que, à época da nobre visita, a capital do Maranhão foi novamente transformada na França Equinocial, quatro séculos depois da sua fundação. “Tenho o segredo dos antepassados para tornar São Luís, mais uma vez, uma cidade próspera. O segredo é a riqueza do conhecimento, proveniente da relação histórica da nossa cidade com o primeiro mundo”, assinala o candidato, reiterando que já vivenciou na prática essa experiência.
Incansável durante a campanha eleitoral e convicto de que pode contribuir de forma significativa para o renascimento econômico de São Luís, o Inspetor Noberto diz que a cidade também precisa ter governantes focados e detentores de conhecimento. E cita o lema inscrito no brasão da Academia Ludovicense de Letras (ALL) – “Saber para Transformar – como uma espécie de fórmula para alcançar tal objetivo.