A maranhense Profa. Dra. Ana Emília Figueiredo de Oliveira (UFMA) integra um seleto time de mulheres com legados relevantes para a saúde no Brasil. Ela foi uma das homenageadas da exposição nacional “Dona Ivone Lara e Mulheres da Saúde”, em cartaz na sede do Ministério da Saúde em Brasília; numa iniciativa do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS). A mostra leva ao público um verdadeiro mergulho nas biografias e conquistas das ilustres homenageadas. Além de textos sobre as biografias inspiradoras e seus respectivos feitos em prol da saúde no país, há também pinturas inéditas e exclusivas de cada homenageada, assinadas pelo coletivo de artistas NegroMuro.
A Dra. Ana Emília integra a mostra como destaque em Tecnologia e Inovação, o que faz jus aos seus incansáveis esforços nessas áreas. Ela possui uma trajetória acadêmica impressionante, incluindo graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense, especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado e doutorado em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas, e pós-doutorado na University of North Carolina.
A Dra. Ana Emília Oliveira tem uma contribuição notável para a saúde, com diversas pesquisas de destaque e uma menção honrosa no International Association for Dental Research. Em 2009, foi uma das fundadoras da Academia Maranhense de Ciências (AMC), destacando seu papel fundamental no avanço do conhecimento e das práticas na área da saúde.
Além de seu trabalho acadêmico, a Dra. Ana Emília teve um impacto significativo na educação e inovação. À frente da UNASUS/UFMA, registrou quase dois milhões de matrículas e, com sua equipe, produziu mais de 280 aplicativos para facilitar o estudo offline em áreas remotas com limitações de internet. Na odontologia, sua parceria com a FOUSP gerou mais de 150.000 matrículas, consolidando-se no cenário nacional e internacional. E o resultado do seu trabalho inovador no campo da educação em saúde resultaram em 95 registros no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, em mais de 57 livros como autora ou organizadora, em 38 capítulos de livros e em mais de 116 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.
Todos esses números refletem um compromisso incessante em oferecer educação de alta qualidade e inovação para os profissionais do SUS, de forma gratuita e acessível.