Ser frango ou porco? |DQ 176

0comentário

 

 

 

 

Trilha: 

O grande desafio de qualquer relacionamento é equilibrar a balança existente entre as expectativas e a realidade. Todo mundo traz uma bagagem emocional e, com ela, inúmeras expectativas. Com o passar do tempo, vamos vendo que, assim como nas viagens não programadas, em que levamos roupas desnecessárias, o mesmo acontece nos relacionamentos afetivos. Não há como se preparar para todas as diferentes situações que iremos enfrentar. E, pra falar a verdade, ainda bem que não. Algumas pessoas dizem que são mais felizes quando estão apaixonadas. Quando o amor chega, as coisas dão certa esfriada, ou melhor, fica menos intenso. É que o amor tem esse quê de calmaria. Seguindo a lógica dessas analogias, entre frango e porco ,quem você seria?

A pergunta parece meio bizarra, mas entender quem você é pode preveni-lo de frustrações doloridas e evitar algumas separações. Há um dito popular que diz: “Dois bicudos não se beijam”. A compreensão desse dito é de uma simplicidade e verdade absurdas. Essa história de que os opostos se atraem é pura balela da Física. Ninguém se interessa pelo oposto. No máximo, pelo disposto. Acredite. Um barco em que cada um reme para um lado só anda em círculos. Não quero usar nessa crônica o tom professoral, como se eu fosse um ás dos relacionamentos. Considere essas palavras um dialogo e fique com o que achar que vale a pena.

Os frangos são aqueles que se envolvem parcialmente em relacionamentos. Eles têm sempre um pé fora do rio e não ultrapassam a linha da cintura.  Tomam as decisões, sempre analisando o seu lado, o relacionamento não é uma prioridade. Não há unanimidade, porque o seu bem-estar está acima do bem em comum. Frangos só são perigosos quando não admitem ser o que são. Quando fingem estar de cabeça numa relação e permitem que o outro se jogue sem reservas e, depois, simplesmente, voltam para a margem e deixam seu parceiro à deriva. Daí, o que era pra ser o mergulho num mar de amor, passa a ser um naufrágio.

Os porcos são aqueles que se comprometem com a relação totalmente. Eles se jogam de cabeça, pulam no olho do furacão, jogam-se no mar revolto sem colete salva-vidas. Suas decisões estão baseadas no bem em comum. Abrem mão facilmente de suas vontades e têm no altruísmo uma filosofia de vida. São os que mais sofrem e os que são mais felizes. Conseguem extrair o máximo de cada relação. Porcos só são perigosos para si mesmos, eles preferem se machucar a machucar o outro. Por causa dessa constante abnegação são chamados de trouxas, mas o que ninguém vê é a coragem que eles têm para se reconstruir após as frustrações.

Ser frango, pra alguns, é uma escolha de vida, para outros, é algo nato. Da mesma forma, são os porcos. Ovos com bacon é um prato que reflete bem essa diferença entre frangos e porcos. Isso porque ambos estão juntos formando uma combinação deliciosa, porém desarmônica. Para ter bacon, o porco estava tão comprometido que deu a vida pela relação. Ele, literalmente, doou-se em prol do prato (lê-se: relacionamento). Já o frango, está até envolvido na relação, mas colocar ovos não é bem uma troca equivalente. Estar envolvido é muito diferente de estar comprometido. Na amálgama das relações afetivas, não há espaço para meio amor, meio termo, meias verdades. Amar é uma doação voluntária e contínua. Quem ama não se envolve, compromete-se tal como o porco. Portanto, se você for frango, não tenha vergonha disso. E se, por acaso, encontrar um porco por aí, não permita que ele se torne bacon, enquanto tudo que você pode oferecer são ovos. Seja de qual lado você esteja, só não engane a outra pessoa. Não seja a desesperança de alguém. E, muito menos, não permita que alguém seja a sua.

 

#espalheamorporaí <3

Sem comentário para "Ser frango ou porco? |DQ 176"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS