A paz que mora no esquecimento | DQ 178

0comentário

 

 

Trilha: 

O amor reside nas memórias. Mas é um inquilino tão folgado que se hospeda, ou melhor, apossa-se de nossas lembranças, de forma que todos os momentos são tatuados na região do cérebro mais protegida —ou seria escondida? Daí, quando a gente ama, parece um gravador de histórias. E se lembra de cada coisa, que faria qualquer sociopata parecer alguém normal. Lembrar o primeiro beijo…Normal. Mas a gente fica tão viciado nisso, que se lembra da música que tocava no som do carro, no caminho de volta ao trabalho  ̶  Mas, peraí, vocês não se beijaram na praia?  ̶  Sim, mas se naquele dia você saiu do trabalho pra encontrá-la na praia e se lembra até da placa do carro, avalie o restante…

Assim, quando amamos alguém, passamos a grifar cada detalhe, ainda que insignificante, de modo que tudo é guardado compulsoriamente, eu diria. Acumuladores compulsivos, passamos a reter tudo que nos diz respeito, ainda que indiretamente, de quem amamos. Deve ser por isso que casais se separam com a sensação de que estão “cheios um do outro”, como se estar cheio de quem se ama (lê-se: amou) fosse um motivo para deixar de amar. Ou seria?

Lembra que eu falei de maximizar tudo e grifar cada detalhe? Pois bem, é bem aí que mora o perigo. Guardamos tudo, independente de filtro. Guardamos, inclusive, sem perceber, até as brigas e as cinzas de desavenças passadas. Somos traídos pela compulsão em guardar. Será que o exercício de guardar é uma autodefesa de não esquecer? Será que, no fundo, guardamos por causa da iminente perda? Entretanto, há uma paz pouco falada, chamada esquecimento. É essa a paz que nos permite encarar a rotina dos dias sem fadiga. Que nos manda de volta pra casa numa ansiedade, tal como o primeiro encontro. É a mesma paz que mora nos relacionamentos enrugados e cabelos brancos. Ela, que mais parece dádiva, é presente pra aqueles que se permitem a loucura bonita do viver sempre o último dia. Muita gente acha que amor é feito de lembranças, mas há, na habilidade de esquecer, um bom motivo pra, todos os dias, recomeçar.

 

#espalheamorporaí <3

Sem comentário para "A paz que mora no esquecimento | DQ 178"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS