Um dos mais competentes do Brasil, advogado Ulisses César Sousa diz que ama o que faz

0comentário
Ulisses César Martins de Sousa tem 26 anos de profissão e comanda um escritório de advocacia no Maranhão

São Luís – Um dos mais conceituados advogados do Brasil, Ulisses César Martins de Sousa sempre tem muito a dizer. Inteligente, engajado e antenado com a modernidade, ele tem 26 anos de profissão.

É especialista em processos contenciosos e atua magistralmente nas áreas do Direito Administrativo, Civil, Consumidor, Comercial, Trabalhista e Tributário.

Respeitado, Ulisses Sousa comanda um escritório de advocacia que leva o seu nome. Além disso, é presidente do Centro de Estudos de Sociedade de Advogados, ex-secretário da OAB, conselheiro federal e, também, doutorando em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa.

Nesta entrevista, concedida em homenagem ao Dia do Advogado (comemorado nesta data), ele fala um pouco sobre a profissão, as mudanças na forma de atuar e dá dicas para quem busca seguir a carreira. Confira!

Quanto tempo de atuação no Direito?

São 26 anos de exercício da advocacia, profissão que exerço com paixão e dedicação desde 1994. Nunca desejei exercer outra profissão na vida. Amo ser advogado.

Na conjuntura atual, como você define as mudanças na forma de exercer a advocacia?

O mundo está mudando rapidamente. A tecnologia está transformando a sociedade. A forma de fazer negócios e de viver em sociedade muda a cada dia. Novos conflitos e novas formas de compreender e solucionar esses conflitos também estão surgindo. O advogado, mais do que nunca, precisa estar atento a essas mudanças.

Dono de um escritório e advogado, como é lidar com essas vertentes em tempos de pandemia?

São tempos difíceis, mas “mar calmo não forma bons marinheiros”. São nesses momentos que o mercado seleciona aqueles que estão aptos a se adaptar e a sobreviver às turbulências.

Qual segredo para manter-se no mercado?

Estudo, dedicação, trabalho sério, paciência e amor pela profissão.

Como você define o Direito e o seu exercício na democracia brasileira? `

Segundo a Constituição Federal (Art. 133), a advocacia é indispensável à administração da Justiça. Somos nós, os advogados, que sempre fizemos oposição a todo tipo de abuso e que nunca nos calamos diante dos abusos do poder estatal. Foi assim no passado, é assim no presente e será assim no futuro.

Qual mensagem deixaria para profissionais do Direito e acadêmicos?

Tenha paixão pela sua profissão. Lembro aqui do recado transmitido por Nizan Guanaes que, ao proferir discurso aos formandos – que não eram do curso de Direito – da FAAP, recomendou: “Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como consequência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser um grande bandido, nem um grande canalha”.

Sem comentário para "Um dos mais competentes do Brasil, advogado Ulisses César Sousa diz que ama o que faz"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS