Poder e competência

4comentários

A chamada grande imprensa do sul do país insistiu durante algum tempo na falsa premissa de que, o senador Edison Lobão, por não ser um técnico do setor energético, não teria a competência necessária para ser o novo ministro de Minas e Energia, e que, por essa razão, ele estaria fadado a não ter um desempenho à altura do cargo.

Que fique muito bem claro que esse mesmo Ministério de Minas e Energia, foi há tempos atrás, capitaneado pelo não menos senador, porém não tão brilhante político, José Jorge, do PFL de Pernambuco. Não me lembro de na época alguém haver feito algum tipo de pressão através dos meios de comunicação, aludindo sua clara imperícia técnica, se bem que o então ministro José Jorge, assim como Lobão agora, não iria jamais sequer trocar uma lâmpada elétrica, perfurar um poço de petróleo, garimpar ouro ou extrair areia.

Quem quer que venha analisar a indicação de Lobão para o MME não poderá deixar de reconhecer que ele foi um jornalista respeitadíssimo, que ele elegeu-se para a Câmara Federal pela primeira vez em 1978 onde representou o Maranhão por três mandatos, que ele é um homem público bastante preparado, que já foi governador de nosso Estado e que, portanto, possui experiência administrativa de sobra para chefiar um ministério e entre outras coisas, que durante dois mandatos no Senado, firmou-se como uma das grandes lideranças não só daquela casa legislativa, mas de toda a república.

Querer-se com a alegação de falta de experiência no setor e com uma ou outra calúnia, impedir que um senador da república, uma das 100 personalidades mais influentes do país segundo a revista IstoÉ, indicado por um importante partido como é o PMDB, com o respaldo de importantes lideranças como o ex-presidente José Sarney, o presidente do Senado Garibaldi Alves e o deputado Michel Temer, não seja efetivado no cargo de ministro de estado, é no mínimo menosprezar a nossa inteligência, porque todo mundo está careca de saber qual o verdadeiro motivo desta zoada toda.

Todos nós sabemos que essa campanha só foi deflagrada, e com a indispensável participação da acachapante máquina da imprensa, para tentar impedir que Lobão, um maranhense, um nordestino, de fora do círculo íntimo de poder do PT e da influência direta de Dilma, de Tasso e do empresariado sulista, chegasse ao Ministério de Minas e Energia.

Bem mesmo fez o governador Jackson Lago que apesar de adversário político de Lobão, não apenas compareceu a sua posse, mas também manifestou seu apoio incondicional à escolha do presidente Lula.

O novo ministro enfrenta com serenidade todas as maledicências, entre elas as insinuações de que não estaria preparado para assumir uma pasta que é técnica. “Não sou um técnico, mas um político”, disse Lobão, lembrando que o MME já foi comandado por “11 ministros políticos”.

Ademais não se pode ignorar o fato do ex-senador José Serra, que é economista, ter sido um dos melhores ministros da saúde que já tivemos em nosso país. A ex-governadora do Rio, Benedita da Silva, “mulher, negra e favelada” como ela mesma gostava de dizer, ter assumido o Ministério da Assistência Social, no começo do governo Lula.

Carlos Lupi, que se aproximou de Leonel Brizola quando ainda era jornaleiro e tinha uma banca em Ipanema, hoje ocupa o Ministério do Trabalho. Marta Suplicy que é sexóloga, dirige o Ministério do Turismo totalmente fora da sua área de atuação profissional.

Lobão, mesmo não sendo um técnico e não tendo nenhuma experiência anterior na área, pode ser e com toda certeza será um bom ministro. Tudo vai depender da boa equipe que ele irá certamente dispor ao seu redor, de sua capacidade de gestão e da determinação política, sua e do presidente Lula para alcançar os objetivos e as metas do setor.

Fiat Lux.

4 comentários para "Poder e competência"


  1. Anônimo

    Joaquinzão, são por essas e outras que temos que tirar o chapéu pra ti.
    Porque tu apesar de amigo dessa cambada de Sarney e de Lobão, tu consegue ser um sujeito correto e coerente. Defendes seu amigo Lobão sem puxação de saco, sem bajulação, por que ouvi outro dia de babão que o Edison de Lobão é o mesmo de Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica, só por isso seu Lobo seria um grande ministro. Prefiro as pessoas como você, equilibradas, sensatas.

  2. Anônimo

    O mais ridículo foi ver e ouvir aquele jornalista /comentarista famoso (inflamado), em horário nobre da tv, dizer que para estar a frente de um Ministério tem que ter conhecimento técnico. Qualquer estudante de segundo grau ou simples comerciante do mais humilde sabe que para administrar, liderar alguma coisa vc não precisa ser especialista mas ter bom senso, coesão, equipe …
    A cara de pau de alegar falta de competência técnica como sendo o real motivo para o descontento com a indicação do nome do novo ministro é debochar da inteligência dos telespectadores. Acho que devemos criticar, averiguar e policiar as coisas neste país mas de forma séria, legítima, sem trejeitos ridículos e baixarias.

  3. Anônimo

    Esse texto está bastante coerente. Você demonstra e comprova clara e facilmente que nossos ministros têm sido mais políticos que técnicos e que a tentativa de queimar Lobão nada mais é que uma jogada manjada para fortalecer a parte do partido mais ligada à Dilma. .

  4. Wilber

    bastante coerente seus comentários sobre o Lobão(gov.que fez nossa estrada prá Cururupu, tão prometida e decantada por outros), o magro velho é competente, vai ajudar o MA e parabéns ao Gov. Jackson que desde o inicio apoiou a indicação.Saudações

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS