Deu no Jornal o Estado do Maranhão!

7comentários

Em homenagem ao Isac (CM), comentarista desse blog.

O filme “Pelo Ouvido” de Joaquim Haickel já começa o ano sendo selecionado para mais dois importantes festivais na Europa. Trata-se do Festival International du Film d’Amour de Mons, na Bélgica  e do Encuentros de Cine Sudamericano de Marsella, na França. São respectivamente os festivais de numero 39 e 40 em que o filme participa, já acumulando até agora 8 premiações.

Joaquim prepara juntamente com seus parceiros, Arturo Sabóia (co-roteirista) e Cássia Mello (co-produtora) para fazer mais filmes ainda este ano. Pelo menos dois serão extraídos das paginas do livro “A Ponte”, escrito por Joaquim e lançado nacionalmente em 1991 pela Editora Global.

Outro projeto desse grupo é a realização em São Luis de um curta-metragem de ficção baseado num conto do escritor cabo-verdense Mia Couto, cujo argumento é do jovem Arturo e que deverá contar com a participação de dois atores de renome nacional.

Joaquim pretende realizar vários projetos em parceria com outros jovens cineastas e escritores maranhenses. Francisco Colombo deverá ajudá-lo na produção e na edição de um documentário cujo tema permanece em segredo absoluto. Depois Joaquim, através da Guarnicê Produções, apoiará Colombo na realização de dois curtas de ficção, “Reverso” e “A Espera”, o primeiro foi escrito e será dirigido por Colombo, já o segundo terá roteiro e direção de Lea Furtado.

Joaquim deverá também adaptar e dirigir um filme baseado num texto de Felix Alberto Lima sobre uma família de remanescentes de uma pequena e quase extinta tribo indígena que perambula pela reserva biológica do Gurupi.

A Guarnicê Produções, com apoio das Secretarias de Cultura do Estado e do Município de São Luis, do Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão, do Instituto Guarnicê e do empresariado local, pretende lançar, por ocasião do Festival Guarnicê, em junho, um DVD contendo os mais importantes curtas-metragens realizados por cineastas maranhenses.

Isso não é tudo. Joaquim tem noticias ainda melhores para o setor cinematográfico de nosso estado, como a implantação do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (MAVAM), pertencente à Fundação Nagib Haickel, que já teve iniciadas as obras de restauro do prédio onde funcionará e que deverá iniciar suas atividade em dezembro do corrente ano.

O museu será formado pela “Usina de Memória”, que é uma produtora de audiovisuais, pelo “Armazém da Memória”, que é onde se guardará e se apresentará o acervo audiovisual produzido ou resgatado, e pelo “Farol da Memória”, um canal de educativo e cultural televisão que também deverá ser inaugurado em dezembro de 2009.

A partir do funcionamento do MAVAM, poderá haver a consolidação definitiva da produção audiovisual e cinematográfica em nosso estado.

7 comentários para "Deu no Jornal o Estado do Maranhão!"


  1. Gustavo

    Você está de parabéns, não apenas pelo imenso sucesso de seu filme mas pelos maravilhoso projetos que a Fundação Nagib Haickel está desenvolvendo.

  2. Júllya

    “Ano passado, participei de uma palestra na Feira do Livro (no mês de outubro, se não me engano), onde pude conhecer um assunto que de uma forma ou de outra os jovens em geral exercem o papel principal; tal assunto chamava-se PROTAGONISMO JUVENL o qual foi debatido pelos alunos das escolas de ensino médio da Cidade Operária – bairro conhecidíssimo de São Luis – e o Sr. Joaquim Nagib Haickel, entre outras pessoas de ensino mais avançado no tema citado.
    Contudo, só tenho a vos dizer que, em relação ao tema, podemos visar que as oportunidades fornecidas aos jovens são poucas, porém, os mesmos podem transformá-las em futuros dignos de prestígio e aplausos. Obrigado pelo espaço.”

  3. Júllya

    “Aff! Ia esquecendo de dizer-te que achei muita interessante e criativa sua tatuagem no braço.”

  4. Isac

    Notícia saindo do forno!
    Você tem razão,eu não trenho o direito de opinar o que vc escreve no SEU blog.
    Parabéns pela iniciativa

  5. Leitora

    Joaquim, eu acompanho um pouquinho tbm o trabalho da cineasta Carla Camurati, no sentido de que ela optou por se engajar com a cara e coragem em investir em projetos no cinema nacional.
    Li vc falar numa entrevista que pensa em filmes históricos, épocas, personagens… (não sei se estou enganda, se tiver,corrija-me, e perdoe-me o equívoco). E o que vc acha do trabalho dela?

    🙂 bom fds!!!

    Resposta: Carla é uma das grandes responsavéis pelo ressurgimento glorioso do cinema nacional. O seu Carlota Joaquina foi o marco inicial disso. Ela é uma mulher incrível, uma grande atriz e uma cineasta como poucas.

  6. Euterpe

    Joaquim,

    Torço para que voce concretize todos os seus projetos e que seu próximo filme baseado em seu livro “A Ponte” seja tão bom quanto “Pelo Ouvido”. Já tive a oportunidade de ler algumas páginas deste livro e tenho certeza que foi uma ótima escolha.
    Parabéns pela iniciativa da implatação do Museu da Memória Audivisual do Maranhão e principalmente pela disposição em colaborar com jovens cineastas e escritores maranhenses na realização de seus projetos.
    Quanto ao seu filme “Pelo Ouvido” ser escolhido para participar de mais dois festivais da Europa … Você já sabe que sou uma fã incondicional, e para mim não é nenhuma surpresa. Tenho certeza que você não vai parar por aí.

  7. Alda

    Olá, Joaquim. Tudo bem?
    Há tempos não aparecia por aqui.
    O Colombo me falou sobre a parceria. Fiquei muito feliz!
    Os dois “ficcionando” juntos prometem bons resultados.
    Sobre o documentário, ele manteve a linha ‘top secret’!
    Boa sorte
    😉

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS