Muito Obrigado!

11comentários

Na quinta-feira, 2 de julho, recebi na casa de minha mãe, a visita de meu querido amigo Lino Moreira, presidente da Academia Maranhense de Letras, que juntamente com vários outros amigos acadêmicos lá estiveram para cumprir a formalidade de comunicar o resultado da eleição para a Academia Maranhense de Letras.

Uma semana antes, havia sido a vez de anunciarem resultado da eleição para a cadeira de número 40, que fora ocupada pelo pintor Antônio Almeida e para a qual foi eleito meu amigo Ney Bello Filho. Desta vez, em disputa estava a cadeira número 37 que pertenceu anteriormente a José Nascimento Morais Filho e para a qual, 35 dos 38 acadêmicos votantes, optaram por mim, para ocupá-la a partir de agora.

Poucas vezes em minha vida me senti tão honrado e tão realizado. Poucas vezes me senti tão orgulhoso e tão completo. Em compensação, poucas vezes na vida senti o imenso peso da responsabilidade, poucas vezes senti aquilo que certa vez, em um poema, chamei de “angústia do pronto”. A mesma coisa que sentimos ao ver um filho que acabou de nascer, aquilo que deve ter sentido Miguelangelo ao terminar o seu “Moises”, o que certamente sentiu Camões ao colocar o ponto final em “Os Lusíadas”, aquilo que costumamos sentir quando acabamos uma tarefa para a qual nos dedicamos imensamente.

Durante toda a minha vida tenho procurado trilhar caminhos que me levem a merecer o respeito das pessoas. A eleição para a Academia Maranhense de Letras foi um desses importantes degraus nesta caminhada, fato tão importante que permite citar aqui outros passos decisivos desta jornada, como ter tido a sorte de nascer em uma família maravilhosa que me proporcionou uma boa educação e uma sólida formação de caráter embasado em valiosos códigos de moral e de ética; sempre cultivei amizades verdadeiras, de amigos que estejam conosco mesmo quando estejamos distantes; formar-me advogado foi importante; fazer a revista Guarnicê, ao mesmo tempo em que “cometia” alguns contos, poemas e crônicas; eleger-me deputado estadual aos 22 anos e quatro anos depois ter sido deputado federal constituinte, tempo que usei, acima de tudo, para aprender muito sobre política e sobre as pessoas; ser pai de Laila que é filha de Ivana e ganhar de quebra Avana e Ananda; ter podido ajudar meu pai a se realizar política e empresarialmente; ter consolidado nossas empresas; ter voltado para a política quando todos achavam que sem meu pai para me apoiar eu nada conseguiria; manter-me coerente, dentro daquilo que eu acredito que seja o certo; ter idealizado a Fundação Nagib Haickel e o Museu da Memória Audiovisual do Maranhão e vê-los dar os primeiros passos rumo ao sucesso; ter sido eleito para a Academia Imperatrizense de Letras; ter realizado o filme “Pelo Ouvido” e poder sentir o reconhecimento das pessoas consubstanciado nos vários prêmios que ele ganhou; ter tido a sorte de encontrar em Jacira um amor verdadeiro e maduro, antes de ultrapassar a marca do meio centenário. Isso tudo me proporciona a possibilidade de respirar fundo e permite que eu possa olhar para trás e ver que há muito, muito, muito mais coisas boas que coisas ruins neste meu trajeto.

Por um instante, no momento em que tive certeza que eu havia sido eleito para a Academia Maranhense de Letras, todas essas coisas me passaram pela cabeça. Isso e muito mais.

Os flashbacks zuniam em minha cabeça, da mesma forma que sobre meus ombros recaia o peso do mundo. Minha mente me dizia e me perguntava mil coisas: E agora Joaquim!?… Você tem que se mostrar capaz de vencer os novos desafios que se apresentarão. Para onde ir e o que fazer depois disso? Você passará a ser cada vez mais cobrado e exigido. Não se esqueça jamais dos bons ensinamentos de seus mestres. E meu pai falou baixinho, ao meu ouvido, uma de suas frases favoritas, “O difícil se faz logo, o impossível demora um pouco mais”.

Depois de comunicado oficialmente que havia sido eleito para ocupar a cadeira 37 da Academia Maranhense de Letras, patroneada por Inácio Xavier de Carvalho, fundada por Ribamar Pereira e ocupada sucessivamente por Luiz Viana, Amaral Raposo e Nascimento Morais, só me restava fazer um agradecimento formal aos membros da maior casa de cultura de nosso estado, ali presentes. Agradeci pela grande honra de me aceitarem como um seu igual. Disse-lhes que espero aprender em seu convívio o suficiente para equalizar o desnível que certamente há entre mim e tão grandes homens de reconhecido saber literário e humanístico. Disse-lhes que me esforçarei ao máximo para compensar, com dedicação e empenho, qualquer deficiência que a minha pouca experiência e o meu modesto preparo possam acarretar. Infelizmente me esqueci de agradecer a eles por terem proporcionado a minha mãe a possibilidade ver realizar-se a profecia que um dia fizera seu bom amigo, o também imortal da AML, João Mohana, que lhe dizia sempre que o futuro de primogênito estava definitivamente ligado à literatura e às artes e que um dia ele chegaria à academia.

Dito tudo isso, só me restava dizer a eles o que digo agora, de público, a muitas outras pessoas, que direta ou indiretamente me ajudaram a chegar até aqui. Muito obrigado! Muito obrigado, de todo coração.  

PS: Joaquim Nagib Haickel que já era membro da Academia Imperatrizense de Letras, acaba de ser eleito para Academia Maranhense de Letras e por enquanto continua Deputado Estadual.

11 comentários para "Muito Obrigado!"


  1. Roberto Pires

    Caro Joaquim, parabéns pela eleição, e como amigo e admirador, tenho certeza e plena convicção que honrarás a AML.
    Receba meu abraço
    Roberto Pires

  2. Euterpe

    Joaquim,

    Fico feliz que voce tenha realizado seu desejo de fazer parte da AML. Tenho certeza que você terá muito a aprender, mas sei que também terá muito a acrescentar. Parabéns pela eleição e pelo belíssimo texto. Como sempre você se expõe, se desnuda.
    É profundo mas modesto e não deixa de ser um “Imortal” mortal, posto que admite seus medos. Teme que seja capaz de decepcionar aos outros e a si mesmo, qdo diz que agora precisa encontrar novos e com certeza mais difíceis objetivos.
    Seu balanço de vida nos mostra quem você é e nos diz o quanto você se preocupa com as coisas realmente importantes. Continue assim. Sendo humilde, verdadeiro e valorizando suas convicções, sua família, suas amizades, seus amores… Desejo que você continue trilhando seu caminho da mesma foma que tem feito até agora e que consiga superar suas expectativas.

  3. Paty

    Que profundo!! Que a vida continue lhe proporcionando essas maravilhas!!! Ou melhor dizendo, que vc continue colhendo os frutos que tem plantado ao longo de sua vida.

    Parabéns!

  4. José Neres

    Parabéns, Joaquim Haickel

    A Academia receberá com sua posse um grande reforço na luta constante pela cultura maranhense.

  5. Marcia Soares

    Obrigado! muito obrigado, digamos nos.
    A tudo de consistente que voce representa tanto pelo seu perfil democratido no campo da politica, como na sua visao dialetica de mundo, vida, gente e agente transformador.
    Beijo fraternal,
    Marcia Soares

  6. Carlos Alberto

    Na frase abaixo, o Pseudo-intelectual falacioso e verborrágico, assume que não conseguira a sua reeleição, clara evidência ao fim de seu curral eleitoral de São Domingos…

    “PS: Joaquim Nagib Haickel que já era membro da Academia Imperatrizense de Letras, acaba de ser eleito para Academia Maranhense de Letras e por enquanto continua Deputado Estadual.”

    Cabra….de que vale comprar um titulo de intelectual…. se não detém o principal respaldo popular…hahaha

    Dali préa!!!!

    Resposta: Que me desculpe o incauto e inculto preá Carlos Alberto, mas o que está dito na frase “PS: Joaquim Nagib Haickel que já era membro da Academia Imperatrizense de Letras, acaba de ser eleito para Academia Maranhense de Letras e por enquanto continua Deputado Estadual.”, significa nada mais nada menos que a honra de ser membro das academias Imperatrizense e Maranhense de Letras é uma honra primeiramente vitalícia e depois imortal, enquanto a honra de ser membro da Assembléia Legislativa do Maranhão é eletiva e temporária enquanto exerço mandato outorgado pelo povo do meu estado, e olha que isso acontece desde 1982, há quase 30 anos.
    Ademais, fica claro que o fato de frequentemente haver preás, esses roedores domésticos, comentando os textos que publico aqui neste blog, significa que eles levam bastante em conta o que este pobre “mortal” diz e faz, coisa que muito de honra. Não há honra maior que a de ser apreciado até mesmo pelos adversários.

  7. MARIA CAVALCANTI

    PARABENS JOAQUIM! VC. MERECE A IMORTALIDADE! PORÉM , O QUE MAIS GOSTEI MESMO FOI A SUA RESPOSTA AO COMENTÁRIO 6 – CARLOS ALBERTO

  8. Gustavo Adriano

    Há alguns anos, em algum evento na Casa de Antônio Lobo, cumprimentando-o, (certamente não lembrarás) brinquei que aqueles seriam teus futuros confrades. Visão óbvia aquela. Parabéns, você é merecedor.

  9. SERGIO

    PARABÉNS! VC COMBATEU O BOM COMBATE E COLHEU OS SEUS BONS FRUTOS.

  10. Sérgio Nogueira

    Parabéns Deputado,
    Estamos honrados por estarmos muito bem representados naquela casa do saber e do conhecimento.
    Que Deus lhe abençoe com toda sorte de bençãos.

    Sérgio Nogueira
    Presidente da Associação dos Ex-alunos do Colégio Batista Danie de La Touche

  11. Aninha

    PARABÉNS profetaaaaa! Puxa quanta felicidade estou ao te desejar muita mais muita felicidade mesmo na sua nova “MORADA” já que á partir de agora és dito Imortal do Maranhão rsrsrsrs,Parabéns de todo o coração que a sua estada (longa estada) nessa academia só te proporcione momentos memoráveis (para que você possa dividí-los conosco que tanto torcemos por você.Parabéns não me canso de dizer, é que a felicidade que estou em te imaginar sendo “EMPOSSADO”” na AML é enorme rsrsrs.Felicidades.Bjo

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS