Pessach

9comentários

Umas três semanas atrás eu cheguei ao posto de meu primo Eduardo, na Ponta D’areia, e ele estava conversando com um de seus frentistas. O rapaz estava pedindo permissão a ele para distribuir aos clientes do posto um folheto confeccionado por sua igreja a respeito da páscoa que se aproximava.

Eduardo argumentava que não haveria nenhum problema, mas que o rapaz ficasse atento, pois algum cliente poderia achar inconveniente tal abordagem, poderia se achar de alguma forma agredido por aquela ação. Coisas da modernidade. Tempo onde todos nós nos sentimos invadidos pela ação das pessoas. Bobagem, bastaria receber o panfleto e caso não quisesse levar em consideração, dobrar, guardar e depois jogar no lixo. Simples assim!

Mas eu fiquei muito curioso em saber se aquele rapaz, nitidamente evangélico, sabia com exatidão o que se festejaria, se ele sabia a diferença da páscoa para a Semana Santa. Impertinente, não me contive e perguntei-lhe se ele sabia a diferença da páscoa judaica para a páscoa cristã. Ele calmamente, com um sorriso maroto nos lábios, respondeu: “a páscoa judaica comemora a libertação dos judeus do cativeiro do Egito, a páscoa cristã comemora a nossa, a libertação de todos nós, através da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, que aconteceu exatamente durante a comemoração da páscoa judaica, há pouco mais de 2000 anos atrás”.

Fiquei sem palavras, pois era a primeira vez que ouvia a resposta exata, pelo menos aquela que eu gostaria de ouvir, mesmo que incompleta, faltando pequeninos detalhes que só os historiadores, jamais os religiosos levariam em consideração sobre o que realmente é a festa da páscoa.

A páscoa é uma festa judaica realizada em memória da morte dos primogênitos e da libertação dos israelitas de sua escravidão no Egito. O nome páscoa deriva de uma palavra hebraica Pessach que significa a passagem do anjo exterminador, o instrumento de Deus usado para realizar a décima e última praga enviada por Ele para obrigar o faraó do Egito a libertar o povo de Moisés do cativeiro. O anjo passou pelas terras do Nilo fazendo perecer os primogênitos de todas as casas, tendo sido poupadas apenas as habitações dos israelitas, cujas portas haviam sido ungidas com o sangue de um cordeiro. Era tão rigorosa a obrigação de guardar a páscoa, que todo aquele que não cumprisse tal preceito seria condenado à morte.

Os tempos mudaram tanto que para muitos gerentes de lojas de chocolate, padarias e supermercados, a páscoa é simplesmente uma data instituída pelo Clube de Diretores Lojistas ou pela Associação Comercial para incrementar as vendas nessa época difícil entre o carnaval e o São João.

Algumas crianças acham até que os coelhinhos põem ovos. Só algumas! A sobrinha de um amigo meu, com quem encontrei essa semana, num Shopping Center da cidade, pedia insistentemente que o tio comprasse para ela um ovo de chocolate e no meio de sua tese de convencimento a garotinha de cabelos encaracolados e com uma carinha de sapeca disse ao tio que ela queria um ovo de chocolate, não de coelho, pois coelho é mamífero e mamífero não põe ovo e se pusesse não seria de chocolate, seria de coelhinhos. Ao ver aquela cena lembrei que durante muitos anos, enquanto criança, acreditava que Papai Noel existia e até que os coelhos, na época da páscoa, punham ovos de chocolate. Não se fazem mais crianças como antigamente.

Há nessa historia toda, porem, uma coincidência interessante – se bem que meu irmão Nagib, que é evangélico, diz que não existem coincidências, mas sim desígnios divinos – a páscoa cristã, ou seja, a salvação dos homens consequência do martírio e da morte de um justo, Jesus de Nazaré, aconteceu exatamente quando os judeus comemoravam a sua páscoa, ocasião em que festejam a sua libertação do cativeiro egípcio.

Pode até ser que, como dizem alguns incrédulos, que tudo tenha sido orquestrado minuciosamente para acontecer conforme estava previsto nas escrituras proféticas, mas pelo beneplácito da dúvida, acredito firmemente que a páscoa seja mesmo a ocasião para comemorarmos a salvação, a libertação, não só de nossos corpos, mas também de nossas almas, de nossas consciências e de nossas mentes, que merecem não ser escravizadas por dogmas religiosos a serviço única e exclusivamente cooptação de fieis seguidores.

Não comer carne vermelha e presentear as pessoas com ovos de chocolate são apenas dois dos muitos costumes que nós seres humanos nos impomos como uma das marcas registradas de nossa espécie.

Shalom!

Salam aleikum!

Que a paz seja convosco!

PS: Quero dedicar minhas orações no sentido de canalizar a energia dos sentimentos de libertação e salvação representados pela páscoa, tanto a judaica quanto a cristã, em benefício de meus queridos amigos Ribamar Fiquene, Roberto Macieira, Jair Andrade e Hermínio de Lima, que se encontram enfermos, para que eles se restabeleçam logo e voltem ao convívio normal de seus familiares e amigos.

9 comentários para "Pessach"


  1. Clauber Mota Sousa

    Incrível! Como você consegue fazer um texto sobre política e em seguida fazer um sobre religião, mantendo o mesmo nível e a mesma qualidade tanto literária quanto lógica, sem fazer concessões nem a um lado nem ao outro?
    E mais, no encerramento desse texto você dá um show de tolerância e sabedoria, quando usa a língua hebraica e língua árabe, para mostrar que eles podem falar as mesmas palavras.
    O postscriptum é a chave de ouro.
    Decididamente sou seu admirador.

  2. Severrú 2525

    Shalom aleichem!

    Salam aleikum!

    Parabéns caro Eloqüentíssimo!
    Sua sapiência é estupenda e exuberante.
    Como não entrei na discussão anterior, não deixo de apoiar sua decisão, que é o melhor para a vossa Senhoria, é o melhor para o Povo Maranhense.

    Sobre “Pessach”: como queria ser hebreu, pois, é um povo único e santo na terra (não tanto hoje em dia…); imaginar um D’us Maior lutando por homens, como se fosse magia, isso é fantástico. No dia da saída do Egito, me arrepio em pensar nas 10 pragas do Egito e todo aquele caos causado por Allah D’us.

    Escrevi um poema sobre a Páscoa, no meu próximo post eu publico.
    Quero lhe pedir uma coisa meu caro amigo virtual: Entre no meu site e leia o poema lá descrito e me diga sua opinião sobre.

    Sem mais para o momento e desde já desejando Paz Profunda nas Três pontas do Triângulo

    César Augusto Severrú
    Democrata

  3. SARAIVFILHO

    Quanto a coelho pôr ovos, eu nunca fui inquirido pelos meus filhos. Entretanto, eu sempre concordei com a existência de Papai Noel e ensinava a minha fé aos meus filhos.
    Meu filho, que na época tinha sete anos, (hoje tem nove) entrou em casa dizendo que seus amiguinhos haviam falado que Papai Noel não existe.
    Como eu poderia dizer que durante todo esse tempo eu estava mentindo? Comecei falando sobre o espírito de natal, em que as pessoas se tornam mais solidárias e propensas a ajudar as pessoas, distribuindo presentes e cestas de natal, para que pelo menos no dia de Natal, os mais necessitados desfrutem de uma mesa farta.
    E Papai Noel? Esse é um espírito de extrema bondade que estimular os pais a dar presentes para os filhos na noite de natal.
    E o velho barbudo vestido de vermelho que faz hô, hô, hô? Foi uma maneira que os homens encontraram para personificar esse espírito de bondade.
    Meu filho, mais seguro de si, voltar para a roda de coleguinhas para explicar sobre Papel Noel.

    Resposta: Fiquei emocionado com o seu relato. São de coisas como essa que precisamos em nossas vidas. Parabéns e obrigado por compartilhar conosco um pouco da vida de sua família.

  4. Alisson Barros Costa

    Alaikum As-Salaam!
    Na falta de um pronome de tratamento adequado, Sr. Joaquim Nagib Haickel já o conheçia, através dos comentários de nosso amigo em comum Raiflan, e agora passo a conhecê-lo através do que expressas em teu blog. Por ser ano eleitoral inicio as congratulações pelo teu histórico politico e principalmente pela qualidade mais relatada a mim pelo amigo comum, a LEALDADE. Em seguida pela CORAGEM de, simplesmente, dizer o que pensa e assumir suas convicções. Pelo notório conhecimento cultural, quer seja de História, Religião, Cinema e/ou Gastronomia e principalmente por ser Joaquim Nagib Haickel!!!!!!! Abraços!

    Resposta: Caramba! Muito Obrigado!

  5. Gilson Marcos

    Nobre deputado, confesso que alguns valores da Páscoa tinha esquecido, lembro-me de antigas aulas escolares do saudoso CEMA da Cohab foi quando aprendi algo, na verdade quem deu uma aula sobrea a Páscoa foi Vossa Excelência.
    Sempre olhava o blog do Décio, resolvi olhar o seu, talvez mais por curiosidade, afinal tens um perfil no orkut e alguns contatos meus sao os mesmos seus.
    Forte abraco, sucesso

  6. ferreira

    olá nobre deuputado!! estava aq no rio de janeiro e olhei o senhor dando umas voltinhas na lagoa na noite de sabado !gostou do ambiente? muito legal né?? um pouco rustico! kkkkkkkk fiauei meio sem graça de falar com o senhor mas quero q saiba que admiro muito! muito obrigado !!! sempre acompanho vc pelo blog!

  7. CLEZIO FREITAS MORAIS

    SR Joaquim.
    APRENDI A OLHAR SEU BLOG DEVIDO A INDICACAO DE UM AMIGO .O ENGENHEIRO, JOAO PASSOS AQUI DE BACABAL.LAMENTO PROFUNDA MENTE QUE NAO SE CANDIDATE MAIS POIS PELAS SUAS PALAVRAS DIGITADAS DÁ PARA SE CONHECER O POLÍTICO QUE VC FOI É E VAI SER SEMPRE.
    MAIS O QUE FAZ DIGITAR AQUI NÃO É A POLÍTICA QUE TANTO GOSTO E QUE SOU ATÉ PRESIDENTE DE UM PARTIDO AQUI MAIS A MINHA DECEPÇÃO COMO CIDADÃO AO PERCEBER QUE OS SEUS TEXTOS ´TÃO RICOS EM CONHECIMENTO E EXTRAORDINARIOS EM HUMILDADE NÃO CHEGAM AOS LEITORES MARANHENSES DEVIDO A FALTA DE INTERNET. POXA!! COMO SERIA BOM SE OS JOVENS PUDESSEM LER JOAQUIM SEGUIR JOAQUIM TER NO JOAQUIM O EXEMPLO DE CONSTRUÇÃO DO SABER.
    POR ISSO QUE SE DANE A POLÍTICA, NÃO PODEMOS PERDER É O ESCRITOR JOAQUIM POIS ESSE SIM É SEM DÚVIDAS UM DOS GRANDES NOMES DA LITERATURA DA NOSSA LITERATURA. POR ISSO COMO SEU LEITOR DE HJ EM DIANTE TERMINO MINHAS PALVRAS DIGITANDO:
    AOS VOSSOS PÉS, REVERENCIO MINHA ALEGRIA
    CLEZIO FREITAS MORAIS

  8. ana

    Deputado Nagib eu já estava com saudade das suas respostas exemplares, pois um moleque desses deveria ser proibido de fazer qualquer comentário em blog, quanto mais se dirigir a pessoas do gabarito de vossa excelência.
    Que fique ele sabendo e quem mais interessar possa, que vossa excelência é um dos melhores deputados que o Maranhão já teve em toda a sua história, se bem meu deputado, com todo o respeito que eu tenho para com o senhor, mas isso não é lá nenhuma vantagem, analisando-se a qualidade de seus colegas

  9. O servo

    Muito bem. Você disse fiéis seguidores. Porque a libertação do poder do pecado e a salvação da alma do ser humano só está em Jesus Cristo. Veja bem, para aqueles que se arrependerem dos seus erros – Atos 3.19 – e se voltarem para Deus, na pessoa bendita de Jesus. Mat. 11.28. A páscoa dos Judeus, Sr Deputado, prefigurava Cristo. O sacrifício do cordeiro prefigura Cristo. O sangue nas vergas das portas prefigurava Cristo. Aquele sacrifício foi eficaz apenas naquele dia, depois foi efetuado apenas como lembrança. o sacrifício de Cristo é eficaz até ao dia de hoje, pois constantemente liberta o homem do poder do pecado e da morte eterna. Aceite a Jesus vc também e seja uma nova criatura. 2 Cor. 5.17.
    Que Deus em Cristo te abençoe.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS