As eleições em minhas redes sociais

0comentário

No Twitter: como eu disse antes, a eleição de São Luís será decidida apenas no segundo turno! Alguns institutos de pesquisa deveriam ser punidos por fraude!

Uma coisa eu não imaginei, que Eduardo Braide fosse para o segundo turno, apesar de ter votado nele!

Com o Eduardo Braide como candidato, não é difícil que a oposição ao prefeito vença no segundo turno!

Em que pese estar formalmente fora da política, tive algumas vitórias pessoais nesta eleição: São Domingos do Maranhão, Buriti Bravo e Primeira Cruz. Algumas outras vitórias com as quais fiquei satisfeito: Barreirinhas, Caxias, Codó, Grajaú, Imperatriz, Lago da Pedra e São José de Ribamar…

Algumas derrotas do governo nesta eleição foram emblemáticas: Imperatriz, Caxias, Codó, Barreirinhas, Buriti Bravo, São Domingos, Grajaú, Primeira Cruz, Lago da Pedra, Pinheiro, isso sem contar com o segundo turno de São Luís, que era tido como certeza, não haveria!

Braide, nesse primeiro turno, encarnou um sentimento de esperança. No segundo terá que passar mais que apenas isso!… Mas se tiver uns três debates!…

No Facebook: o crescimento de Braide se deveu ao fato de os demais candidatos não passarem confiança, credibilidade ao cidadão, ao eleitor! O que se viu nesse primeiro turno foi o povo escolhendo entre um bom camarada de um lado e a esperança de um bom prefeito de outro! O que são coisas bem diferentes! E olhe que a eleição é de prefeito e não de um bom camarada, o que o Braide também parece ser!

A melhor explicação sobre o segundo turno da eleição em São Luís é a metáfora da van: enquanto Edivaldo pilota uma van que já saiu do ponto lotada, Braide dirige uma van que está vazia, que só tem ele ao volante!…

Traduzindo: na van do Edivaldo os lugares estão todos ocupados, os espaços estão comprometidos de uma forma ou de outra e os passageiros se acomodam como podem, alguns até se acotovelam! Na van do Braide, como só existe o lugar dele sendo ocupado, é possível que as pessoas tenham mais espaços de acomodação, que possam construir uma situação mais confortável para irem juntos nessa caminhada!

Se fizermos uma conta simples sobre a quantidade de votos que tiveram os candidatos a prefeito e seus respectivos candidatos a vereadores, iremos descobrir que o eleitor votou de forma descasada, que o voto majoritário não combina com o voto proporcional, tanto que Braide obteve mais de 112 mil votos e não elegeu nenhum vereador. Com essa quantidade de votos poderia ter elegido uns 10 vereadores! Logo, os votos de Braide são dele, da mensagem que ele passou ao eleitor! Já os 240 mil votos de Edivaldo, são em boa parte dos vereadores, do grupo político que o apoia e do governo do estado!

O PCdoB alardeia que sai das urnas de 2016 como o grande vencedor das eleições. Se formos analisar criteriosamente onde e através de quem são as suas vitórias descobriremos que a grande maioria desses candidatos é composta de neo-pcdobistas, quase todos oriundos de outras legendas como PMDB, PSD, DEM, PTB e que só estão no PCdoB por causa daqueles ferozes leões do palácio do governo, exatamente como acontecia em governos anteriores.

A grande quantidade de derrotas dos atuais prefeitos demonstra claramente o descrédito que a classe política, de um modo geral, tem no meio da população.

As piores coisas que aconteceram nesta eleição foram a violência das facções criminosas aterrorizando os cidadãos e a tentativa descabida do governo do estado de dizer que essa violência era manipulada por políticos! Isso não corresponde com a verdade! Da mesma forma que não é verdade que na eleição de 2014, quando ocorreu aquela onda de violência que varreu o complexo de Pedrinhas, a então oposição, hoje no governo, teve alguma intromissão naquilo! Antes como agora, os políticos apenas se aproveitaram da fragilidade daquele e desse governo, no que diz respeito ao controle da bandidagem dentro e fora dos presídios.

 

Sem comentário para "As eleições em minhas redes sociais"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS