Balanço da eleição em São Luís

5comentários

Depois de passado o primeiro turno das eleições, depois de ter acontecido tudo muito parecido com aquilo que eu previ, inclusive a ordem de colocação dos candidatos mais votados, com percentuais bem próximos do que projetei, algumas questões devem estar fervilhando nas cabeças dos candidatos que sobreviveram para o segundo turno, nas dos que ficaram no meio do caminho, nas cabeças dos líderes políticos que os apoiaram, e dos eleitores de modo geral, daqueles mais conscientes e até mesmo daqueles que são meras massas de manobra, que oscilam ao sabor da inércia ou do estímulo mais subalterno que existe nesses casos.

Os eleitores manipuláveis devem apenas estar esperando as instruções para se mobilizarem. Os conscientes devem estar se perguntando com que cara vão se apresentar agora, os candidatos derrotados do consórcio Dino, que atacaram, acusaram e insultaram o remanescente sobrevivente de tal agremiação, no caso Duarte Junior, para apoiá-lo no segundo turno. Como o Yglésio, o Jeisael, o Bira, o Rubens Junior e o Neto Evangelista, depois de terem dito que Duarte era tudo que de pior existia na política de São Luís, agora vão aparecer pedindo votos para ele!?…

Vou dizer o que vai acontecer! Alguns vão contrair Covid e não vão poder fazer campanha, vão estar tão mal que nem poderão gravar um vídeo declarando apoio. Outros vão apoiar de maneira envergonhada, meio sem jeito, e outros vão apoiar com a cara mais lavada do mundo, pelo fato de na verdade apenas estarem praticando aquele joguinho onde as crianças fazem apenas o que seu mestre mandar.

O que veremos nesse segundo turno de São Luís é uma tentativa de massacre do grupo palaciano contra Eduardo Braide, mas isso não irá acontecer.

Os líderes da candidatura de Neto Evangelista, os maiores responsáveis pelos 16% dos votos dados ao candidato do DEM estão pensando seriamente no que significa apoiarem Duarte neste segundo turno.

Uma eventual vitória de Duarte, significará deixá-los mais distante do sonho de elegerem o futuro governador do Maranhão em 2022. Pelo menos é assim que quem tem discernimento claro do que é a política deveria pensar.

Se Weverton Rocha apoiar Duarte ele vai estar se colocando mais distante de seu objetivo que é ser governador do estado. O mesmo serve para seus apoiadores, Juscelino Filho, André Fufuquinha, Pedro Lucas, entre outros. O próprio Neto, se apoiar Duarte, perderá o respeito que obteve dos mais de 80 mil eleitores que votaram nele no primeiro turno. Até mesmo políticos importantes como o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, que pode vir a ser candidato a senador em 2022, se fragilizará caso se submeta à vontade do Palácio dos Leões.

Hoje eu vejo que estava realmente certo quando disse que a melhor coisa que poderia acontecer para o grupo comandado com mão de ferro pelo governador Flávio Dino, seria Braide vencer no primeiro turno, pois seu grupo correria o risco de se esfacelar, numa guerra no segundo turno.

Acredito que Braide vai ganhar a eleição, mas sei que não será uma vitória fácil, pois ele vai enfrentar a fúria de um governo e de um governador que precisa vencer para não se desmoralizar ainda mais.

O grande eleitor deste segundo turno é o senador Weverton Rocha, que precisa decidir se vai ser manipulado pelo poder dos Leões ou se vai fazer sua declaração de independência, como segundo maior político maranhense da atualidade, atrás apenas do governador Flávio Dino, se vai querer ficar na sombra do Jatobá Rei dançando aos acordes do ronronar dos escudados gatinhos de ferro fundido da Praça Pedro II.

Há mais uma pergunta que me sinto obrigado a fazer! O que fará o MDB neste segundo turno? O que deve fazer a ex-governadora Roseana Sarney e seus liderados neste segundo tempo do jogo eleitoral na capital do Maranhão? Se passar de malas e bagagem para o lado de Flávio Dino, ou aquilo que deveria ter feito desde o primeiro turno!?

5 comentários para "Balanço da eleição em São Luís"


  1. Hamilton Rocha

    Texto muito lúcido e pertinente

  2. Cícero Veras

    Excelente, Joaquim, tudo passado a limpo para o segundo turno. Excelente mesmo!

  3. André

    Rapaz esse teu amor por Weverton é patente, tu já tenta projetá-lo pra 2022.
    2022 é Rocha, Roberto!

  4. Juca

    Joaquim, onde fica nessa história o senador Roberto Rocha que levantou bandeira em nome do Eduardo e agora o Eduardo recebendo o apoio indireto de weverton

    • Joaquim Haickel

      O amigo deve fazer essa pergunta para o senador Roberto Rocha!… Mas se você deseja a minha opinião, eu lhe dou. Ele vai lhe responder que o que ele deseja neste momento é que Eduardo Braide vença a eleição para prefeito de São Luís. Qualquer outra coisa fica para ser decidida depois, até pelo fato de eu acreditar que o senador Roberto Rocha não deseja ser candidato a governador.
      Imagine um grupo onde se tenha uns 100 prefeitos, uns 1000 vereadores, onde o candidato ao governo seja o senador Weverton Rocha, onde o senador Roberto Rocha seja candidato a reeleição, onde Roseana Sarney, Edson Lobão Filho, Juscelino Filho, Pedro Lucas, Hildo Rocha, Edilásio Junior, Aloísio Mendes, João Marcelo, entre outros, sejam candidatos a deputado federal, e haja três dezenas de bons candidatos a deputados estaduais!… Esse será um time difícil de ser derrotado!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS