Carta ao futuro prefeito de São Luís

0comentário

Meu caro Eduardo Braide, eu sempre tive certeza de que a esperança venceria o medo e você ganharia a eleição para prefeito de São Luís, tanto que estou escrevendo esta carta no dia 23 de novembro, mas ela só será publicada no dia 30, depois que tivermos comemorado a vitória da coragem e da liberdade do povo de nossa cidade.

Você e seus companheiros ganharam uma eleição difícil, onde o poder político e financeiro se colocou do lado de seu adversário. Tenho certeza que nesta última semana nossos opositores irão fazer de tudo para tentar reverter a derrota, mas tenho igual certeza de que não conseguirão. O máximo que poderão fazer é compraram votos e diminuírem a diferença.

Você e seus companheiros lutaram o bom combate, mantendo a disputa num nível elevado, o quanto foi possível, principalmente apresentando as suas propostas para administrar nossa amada São Luís, de forma clara e realista.

Você tem agora apenas um mês para se organizar, no sentido de se preparar para o verdadeiro desafio, que será gerir a máquina administrativa municipal, para tomar decisões nem sempre fáceis ou boas, decisões que influenciarão direta e indiretamente a vida de mais de um milhão de seus conterrâneos.

Você demonstrou grandeza ao estar disposto a firmar parcerias com o governo do estado no sentido de proporcionar à nossa cidade alguns benefícios, mesmo que o governador e seus assessores não tenham tido um comportamento republicano e democrático, durante a campanha eleitoral.

Ao fazer isso, você demonstrou não só grandeza de caráter, mas provou para ele e para o povo de São Luís, os que votaram e os que não tiveram o bom senso de votar em você, de que seu objetivo é principalmente realizar uma grande e boa administração.

Sua grandeza de espirito não será igualada pelo governador, que não deverá reconhecer a derrota e cumprimenta-lo pela vitória, como exige que o presidente Bolsonaro faça em relação ao presidente eleito dos Estados Unidos. Incoerência é marca registrada dele.

Você venceu essa eleição em primeiro lugar, por mérito próprio, graças à sua obstinação, à sua dedicação, à sua garra, ao seu trabalho em prol da cidade e de sua gente. Depois, essa vitória deve ser creditada àqueles que desde sempre estiveram ao seu lado, que acreditaram em você e em seus bons propósitos. Mesmo sendo citado em terceiro lugar, o apoio daqueles que se juntaram a sua campanha no segundo turno foi decisivo. Sem eles seria praticamente impossível termos ganho essa eleição. Por fim e principalmente, essa vitória tem que ser creditada aos eleitores que votaram, não simplesmente em você, mas nas suas propostas, na sua postura, na esperança que você encarnou.

Em que pese você ser ainda bem jovem, já é bastante experiente, porém nunca é demais repetir: o poder deve ser exercido basicamente com quatro instrumentos: sabedoria, inteligência, nobreza e honra. Muitas vezes você será colocado a prova, no sentido de saber qual a quantidade de cada um desses ingredientes há realmente em você, e em sua administração.

Imagino que alguns ensinamentos que recebi de meus pais, você e seus irmãos também receberam de Antônia e Carlos. Coisas como: “Estude; Preste atenção; Seja paciente; Ouça mais do que fale; Não tenha medo de reconhecer um erro, e se desculpe quando por acaso cometer algum. Saiba separar os amigos verdadeiros dos de ocasião. Saber ganhar é tão importante quanto saber perder; Busque e exija sempre o sucesso, mas valorize o esforço sincero das pessoas; A meritocracia é a melhor das réguas; As pessoas tem obrigação de ser acessíveis, disponíveis e corteses; Poder não é para quem tem, mas para quem sabe; Quem não sabe é como quem não vê; Você não é obrigado a firmar compromissos, mas se os fizer, cumpra-os ou os repactue; O sim só é uma palavra boa quando é verdadeiro ou possível; O não só deve ser dito se for terminantemente necessário…”

Não preciso lhe dizer como estou feliz por sua vitória eleitoral, mas ficarei muito mais feliz por sua vitória administrativa, pois dela dependem outras vitórias políticas.

Sei que você sabe que as coisas não serão fáceis, que o trabalho será grande e árduo, mas que muita coisa boa pode ser feita de forma simples, rápida e descomplicada. Sei também que você tem como principal meta de sua administração o atingimento daquelas cinco palavras que começam com a letra “E”: Equilíbrio, Eficácia, Eficiência, Efetividade e Excelência, mas nem sempre isso será possível, e você precisará estar preparado para saber como remediar tais situações.

Eduardo, sei que não é necessário dizer-lhe isso, mas mesmo assim insisto. Afaste completamente de você maus sentimentos como arrogância, prepotência, autossuficiência e soberba. Não seja, nem permita que ninguém ao seu redor seja, sectário ou maniqueísta. Fuja da hipocrisia e da desfaçatez a todo custo. Nós acabamos de ver que esses sentimentos podem levar os mais poderosos a uma retumbante derrocada.

Por fim só me resta desejar a você boa sorte, pois acredito que muitos dos outros ingredientes necessários para o sucesso, ou você já os tem ou não terá nenhuma dificuldade em consegui-los.

Sem comentário para "Carta ao futuro prefeito de São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS