Tempos de Páscoa

0comentário

Dizem os estudiosos que a data da Páscoa foi fixada no primeiro Concílio Ecumênico de Nicéia, lá na região da Anatólia, na Turquia, no longínquo ano de 325 depois de Cristo.
Como o calendário judeu é baseado na Lua, a Páscoa passou a ser um feriado que não tem data fixa e que serve de referência para as outras comemorações religiosas. É calculado como sendo o primeiro domingo após a lua cheia, seguinte à entrada do equinócio de outono no hemisfério sul (entenderam?), e acontece sempre entre 22 de março e 25 de abril de todos os anos. Assim, as datas móveis que dependem da Páscoa são: Terça-feira de Carnaval (quarenta e sete dias antes da Páscoa), Quaresma (inicia na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos – uma semana antes da Páscoa), Sexta-feira Santa (a sexta-feira imediatamente anterior à Pascoa), Pentecostes (o oitavo domingo após a Páscoa ) e Corpus Christi (a quinta-feira imediatamente após o Pentecostes).
Nos dias de hoje, as crianças associam a Páscoa aos coelhinhos de chocolate. Na verdade, a figura do coelhinho está simbolicamente relacionada a essa data comemorativa pelo fato de esse animal representar a fertilidade. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e de melhores condições de vida, numa época em que o índice de mortalidade era muito elevado. No Egito antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. No mundo ocidental, a figura do coelho da Páscoa foi introduzida entre o final do século XVII e início do XVIII pelos imigrantes alemães.
Tanto no significado judeu quanto no cristão, a Páscoa relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Também os ovos de Páscoa estão neste contexto da fertilidade e da vida.
Para nós, os coelhinhos da Páscoa são coisa recente. Tempos atrás, chocolate, só mesmo o velho sonho de valsa, que enfeitava as árvores de Natal por ocasião das festas de fim de ano.
Para vocês, leitores, Feliz Páscoa!

Sem comentário para "Tempos de Páscoa"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS