Luz para Muitos

1comentário

.

No Sul e Sudeste do País são freqüentes as queixas contra a política social do governo Lula.
Alguns dizem que é meramente assistencialista e outros tantos argumentam que não existem programas estruturantes.
A bem da verdade, a dura realidade experimentada por grande parte dos excluídos, sobretudo aqueles analfabetos, mal capacitados para o mercado formal de trabalho, para os moradores dos mais longínquos rincões brasileiros, sobretudo do norte e nordeste do País, mostra que eles estariam completamente desamparados e, com certeza, buscando melhor sorte nas periferias das grandes cidades, não fossem esses programas do Governo Federal, liderados pelo Bolsa-Família.
Complementando essas ações sociais, o governo Lula está implementando o seu mais importante Programa de inclusão social: o Programa Luz para Todos. Nós, que estamos acostumados ao benefício da energia elétrica, não suportamos ficar minutos sequer “desligados”. No entanto, quem passou a vida inteira queimando as pestanas nas lamparinas a querosene, sem conhecer os benefícios que a “luz elétrica” proporciona, sabe, mais do que ninguém, reconhecer e valorizar esta importante ação do governo.
Recentes estudos dos órgãos de pesquisa do Governo Federal identificam o elevado grau de movimentação da economia que a associação desses dois Programas tem proporcionado nas comunidades beneficiadas. “Quando um governo promove uma melhoria no padrão de renda, mexe com a casa e a mesa das pessoas, ele acaba tendo um impacto muito forte na população” registra o cientista político e professor da FGV, Marco Antonio Teixeira.
No âmbito federal, compete ao Ministério das Minas e Energia, hoje comandado com brilhantismo pelo maranhense Silas Rondeau Cavalcante, a condução deste importante Programa, e, aqui no Maranhão, cabe à CEMAR a tarefa de executar o Programa Luz para Todos.
Desde o final de 2004 até os nossos dias, por conta deste Programa foram criados cerca de 2.700 empregos diretos no Maranhão, e mais de 105 mil casas na zona rural já receberam energia elétrica. Para se ter uma idéia, foram implantados cerca de 110 mil postes, o que corresponde à construção de aproximadamente 11 mil km de redes elétricas no interior do estado, equivalente à travessia do Atlântico de São Luís até Lisboa, ida e volta, por exemplo.
Segundo informações do MME, em todo o Brasil, apenas nos estados de Minas Gerais (163 mil) e Bahia, (137 mil) já foram executadas mais ligações que aqui no Maranhão (105 mil), sendo que em relação à meta estabelecida pelo Governo Federal, o desempenho da CEMAR é o melhor dentre todos.
Parabéns à CEMAR, ao Governo Federal e sobretudo ao povo da zona rural do Brasil.
Está se processando uma verdadeira revolução de costumes e transformação de hábitos nessas localidades. Com a chegada da energia, observa-se claramente uma melhoria significativa na

1 comentário para "Luz para Muitos"


  1. Anônimo

    A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como um de seus fundamentos a dignidade da pessoa humana, conforme art. 1º, III da CF/88.
    Quero dizer que o Estado deve promover políticas públicas de modo a proporcionar, pelo menos, um ou todos os direitos fundamentais estabelecidos pela nossa Carta Magna.
    Infelizmente, tem-se a cultura de achar que essas políticas sociais são favores quer o Poder Estatal faz, mas, pelo contrário é obrigação deste promover o bem de todos, pois, esse é o verdadeiro teor de nossa Constituição.

    Álvaro Cândido Pereira de Andrade Filho

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS