Exército de Napoleão em Pinheiro.

2comentários

Acabo de chegar de Pinheiro onde fui participar das comemorações dos 151 anos de emancipação do Município.
Quero compartilhar com os leitores a minha satisfação em presenciar o maior presente que a cidade poderia receber por ocasião do seu aniversário.
Enquanto em todo o Brasil se discute a baixa qualidade do ensino nas nossas escolas públicas, o município de Pinheiro dá um importante passo para reverter essa trágica situação.
Há cerca de 6 anos, o prefeito Filuca tomou a iniciativa de formar os professores da rede municipal e buscou o apoio do governo Estado. Àquela época, eu exercia o cargo de Gerente Regional de Pinheiro. Envidamos todos os esforços para que pudéssemos também capacitar os professores da rede estadual de ensino em Pinheiro e solicitamos ao Dr. Danilo Furtado, dedicado e competente Secretário de estado da Educação, que atendesse o nosso pleito. A então Governadora Roseana Sarney autorizou prontamente a celebração de um convênio com a Universidade Federal do Maranhão para capacitar 400 professores, tanto da rede estadual quanto da municipal, concedendo a eles a oportunidade de concluir um curso superior, e dessa forma, melhorar a qualidade do ensino público em nossa cidade.
Como resultado desse convênio, seis anos depois, no dia de seu aniversário, a cidade de Pinheiro recebeu um belo presente: de uma só vez, 380 professores com curso superior, (Pedagogia, Letras, Matemática, Biologia, Química e Física) receberam o seu diploma de curso superior.
Aos professores recém formados, fica o nosso reconhecimento pela decisão tomada tempos atrás, em fazer da busca do conhecimento um objetivo de vida.
Foram quase seis anos de lutas, transpondo enormes desafios, que só os grandes lutadores, aqueles destemidos e que agem com iniciativa, determinação e inteligência nata, são capazes de superar.
Convidado para ser o Paraninfo da Turma de Biologia, e conhecedor da história de luta e determinação daquele grupo de professores, havia pensado em dirigir-lhes algumas palavras e lembrava-me de um pensamento do imperador Napoleão Bonaparte, que para escolher seus soldados costumava classificá-los da seguinte forma:
Os inteligentes e com iniciativa.
Os inteligentes, porém sem iniciativa.
Os desprovidos de inteligência, porém com grande iniciativa e
Aqueles outros, sem inteligência e ainda mais, sem iniciativa alguma.
Aos primeiros, aqueles que reuniam as características de inteligência privilegiada, Napoleão lhes conferia a nobre tarefa de comandar as tropas; seriam os grandes estrategistas e iriam se tornar generais.
Aqueles inteligentes, porém sem grandes iniciativas, ficariam com os postos intermediários, pois eram capazes de seguir as orientações emanadas pelo alto comando.
Napoleão adorava aqueles sem iniciativas e sem inteligência. A esses, cabia a função de ir para a frente das batalhas; eram as “buchas de canhão”, tão necessárias na guerra, como em todas as atividades das organizações.
E por último, vocês podem me perguntar:
E o que fazer com aqueles não privilegiados com inteligência, porém detentores de grande criatividade?
Esses, Napoleão odiava. Queria vê-los distante de suas tropas. Eram capazes de fazer verdadeiras barbáries. “Um ignorante com iniciativa, é um grande risco” dizia o imperador.
Não tenho dúvida alguma que os formandos de Pinheiro fazem parte do primeiro time.
A visão de vocês ao identificarem, lá atrás, a necessidade de buscar a melhoria profissional através da capacitação e a iniciativa e perseverança ao longo de todo esse tempo, os transforma nos novos generais do ensino de Pinheiro.
Cabe a vocês a tarefa de comandar e vencer a guerra contra a má qualidade do ensino público.
Nós esperamos isso de vocês.
Parabéns e a “la victoire!”

2 comentários para "Exército de Napoleão em Pinheiro."


  1. Paula

    Gostaria de saber se você será o novo prefeito de Pinheiro.
    Obrigada.

  2. Arthur Kaufman

    Para mim, que participei do Projeto Rondon em Pinheiro, no longínquo ano de 1970, é uma enorme satisfação parabenizar os pinheirenses (em particular Dona Diana Leite Soares) pelos 151 anos de emancipação do município. Arthur

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS