“Piaf um hino ao amor”

0comentário

Atualmente, uma cena tem se tornado comum frente às bilheterias dos cinemas franceses. Milhares de espectadores, ávidos, formam sinuosas filas para assistirem o filme “la môme”. No Brasil ele recebe o nome de “Piaf um hino ao amor”; e aqui em São Luís, será apresentado em avant-première no dia 9 de outubro, na sala 3 do Cine Box do shopping São Luís.
A Casa França Maranhão e a Aliança Francesa de São Luís, em parceria com o Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, apresentam para um seleto grupo de convidados o filme de Olivier Dahan, com Gérard Depardieu, Marion Cotillard, Sylvie Testud, Clothilde Courau, Mathilde Seignier e mais um elenco de rara qualidade.
O filme, “Piaf um hino ao amor”, com duração de 140 minutos, é uma biografia musical que retrata a vida da cantora das ruas de Paris que mais tarde viria a se tornar um símbolo da nação francesa.
Duas grandes guerras mundiais passaram pela vida de Edit Piaf. Durante a primeira, ainda muito pequena, ela foi deixada por um curto período com a avó materna, e logo depois seu pai, Louis-Alphonse Gassion, acrobata de rua, teve que devolvê-la à sua mãe para servir o Exército Francês (em 1916). A mãe na época trabalhava em um bordel, o que fez com que Edith tivesse contato com prostitutas e seus clientes, ocasionando nela um profundo impacto em sua personalidade e visão sobre a vida.
Foi Louis Leplée, gerente do cabaret Le Gerny’s, situado na avenida Champs Élysées em Paris quem a iniciou na vida artística e a batizou “Piaf”(passarinho), assinando um contrato com a Polydor para o lançamento de seu primeiro disco Les mômes de la cloche.
Durante a ocupação alemã em Paris, por ocasião da segunda grande guerra mundial ela começa a escrever canções, e dentre elas o seu maior sucesso La vie en Rose, seguidas de outras não menos belas Padam… Padam, Sous le ciel de Paris, Non, je ne regrette rien…
Edit Piaf permanece viva em nossa memória como a mais autêntica de todas as intérpretes de canções românticas de todos os tempos, e este filme é um tributo à sua vida e à sua obra.
Sobre o filme a crítica francesa diz que “longe de ser uma simples biografia clássica, “Piaf, um hino ao amor”, é uma apaixonante viagem através da vida de uma mulher transformada em um mito e, ainda mais, uma primorosa reflexão sobre a criação artística”.
O filme entrará em cartaz, em rede nacional, ainda durante o transcorrer do mês de outubro.
Deixo para os meus leitores a possibilidade de assistirem a alguns traillers, se tiverem a curiosidade de acessarem o endereço: http://www.commeaucinema.com/bandes-annonces=52339.html

Sem comentário para "“Piaf um hino ao amor”"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS