São Luís, Azulejos e Poesia.

5comentários

São muitos os que dizem que os maranhenses só aprendem a gostar de São Luís depois de adultos ou quando vão embora, e a saudade bate forte!
Os turistas e aqueles que aqui chegam pela primeira vez, ao contrário, se encantam de pronto pela magia da cidade. Os casarões antigos, os azulejos espalhados por todos os cantos, sua rica e diversificada manifestação cultural, a culinária ímpar, o bom humor e a hospitalidade de sua gente, criam um ambiente propício ao nascimento de uma sensação estranha e única, de paixão à primeira vista.
Desde o Brasil colônia que o Maranhão vem se destacando prodigioso em revelar talentos na literatura e no mundo das artes e que se deve, com certeza, a esse ambiente mágico da cidade formado pela miscigenação dos povos que por aqui passaram e que ajudaram a formar este caldeirão cultural tão rico e admirado por tantos quantos a conhecem.
Há quarenta anos, quando Josué Montelo escrevia os Tambores de São Luís, acredito que jamais imaginaria que seu livro viesse a se tornar item inseparável dos turistas que nos visitam. Sempre que vejo grupos e mais grupos de turistas passeando pelo Centro Histórico da cidade, recordo-me de minha amiga Artazu Maurin chegando de Paris a admirar os beirais dos telhados, as ruas longas e estreitas em busca dos casarões e dos becos descritos com maestria em Tambores de São Luís.
São Luís é sem dúvida alguma a cidade do encanto e da poesia.
Hoje, a cidade fervilha com a Feira do Livro de São Luís, iniciativa brilhante da Prefeitura Municipal. Livros e mais livros de autores maranhenses são lançados em primeira mão confundindo-se com obras dos principais escritores nacionais.
O livro São Luís Azulejos e Poesia que terá seu lançamento feito na Casa França Maranhão, no próximo dia 25 deste, vem preencher uma lacuna até então existente em nossa literatura. O autor Antonio Carlos Lima, jornalista de estilo requintado, nos brinda com esta peça literária que conta, de forma lúdica, a história de São Luís desde a sua fundação até os dias de hoje. Austregésilo de Ataíde, certa feita falando sobre a importância do regionalismo em alguns escritores brasileiros, destacava: “o essencial da obra de arte é a identificação do homem com o seu meio”. E Antonio Carlos Lima faz isso. Confere uma rica contribuição ao conhecimento e ao imaginário das crianças concorrendo para que o os laços de amor à cidade comecem a ser desenhados desde logo cedo.
Tenho certeza de que este livro fará parte não somente da bibliografia de todas as escolas do Maranhão, bem como se tornará o livro de cabeceira dos leitores do amanhã.
São Luís Azulejos e Poesia traz ilustrações de um grande mestre da arte contemporânea brasileira. Como observador aguçado da gente e das cenas do cotidiano de São Luís, dotado de um traço mágico, Jesus Santos, com suas gravuras cuidadosamente elaboradas, confere ao livro uma rara beleza plástica.

5 comentários para "São Luís, Azulejos e Poesia."


  1. Anônimo

    É verdade, mas parece que o poder público não se preoculpa em manter esse acervo em ordem, principalmente no incentivo ou facilidades financeiras aos proprietários dos casarões em manter seus imóveis em perfeitas condições. Também não é visto a manutenção das calçadas e praças de São Luís. Que pena!

    Prof. Caio

  2. Anônimo

    Your clear description of “São Luís Azulejos e Poesias” made me anxious get my hands on Antônio Carlos Lima´s work.
    Thanks,
    FCL

  3. Valdemir Brito – “Chama”

    De acordo, José Jorge. Li o livro e achei uma obra-prima. Texto elegante e informativo, ilustrações belíssimas, uma p*** homenagem a nossa cidade e um presente às crianças e adultos de todas as idades. Jesus Santos e Antonio Carlos fizeram uma parceria fantástica. Esse livro, meu caro, deveria ser adotado em todas as escolas do Maranhão, pois o que nos falta é consciência da nossa história para que possamos construir um grande futuro. Parabvéns pelo seu artigo. Lembranças a Bete e aos nossos amigos daí. “Chama Maré” – Miami – Florida – EUA.

  4. Anônimo

    E aí,como faço para adquirir o livro? Já procurei nas livrarias e não achei. Será que tem na feira do livro do colégio dom bosco? Por favor, informe, estou ansioso.

  5. Anônimo

    Ao comentarista 4: a feira do livro não é no dom bosco, mas na escola crescimento, no renascença.
    Lá tem não apenas esse livro sobre são luís, mas livros de toda natureza. vale a pena ir lá.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS