O bêbado e o governador

1comentário

bebado1.jpgO Plano Cruzado foi lançado pelo Governo Sarney em março de 1986 com o objetivo de conter a inflação e aumentar o poder aquisitivo da população. O País foi tomado por um clima de euforia onde milhares de pessoas passaram a vigiar os preços no comércio e se tornaram os “fiscais do Sarney”. O governo manteve o congelamento dos preços até as eleições e saiu delas com uma vitória esmagadora em todo o País.

Aqui no Maranhão, Epitácio Cafeteira, adversário histórico do Sarney, foi o escolhido pelas forças políticas do estado para ser candidato ao Governo do Estado.

Político carismático, populista e muito sagaz, a eleição de Cafeteira foi um verdadeiro passeio. Seus comícios, sempre apimentados com suas tiradas de fino humor, carregavam multidões de seguidores por todo o estado.

Sempre referindo-se a si próprio na terceira pessoa, “Cafeteira fez isso, Cafeteira faz aquilo, Cafeteira prometeu, Cafeteira cumpriu…” ele também carregava a fama de ser um pinguço inveterado.

Embalado pelo sucesso do Plano Cruzado e apoiado pelo presidente Sarney no Maranhão, ao término do pleito eleitoral Cafeteira elegeu-se com mais de um milhão de votos, recebendo 81% dos votos válidos.

Para comemorar sua expressiva vitória, Cafeteira decidiu escolher o longínquo município de Igarapé Grande, reduto eleitoral liderado por Dona Francisquinha e pelo seu filho deputado estadual Eduardo Matias, onde ele havia recebido 93 % dos votos, para fazer a comemoração da vitória.

Marcado o dia da festa, a comitiva deslocou-se até o município, onde a prefeita o receberia com um grande churrasco para comemorar a esmagadora vitória.

Casa cheia, prefeitos de todas as regiões, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, líderes comunitários, puxa sacos, enfim, uma Festa! No quintal da casa, onde cerveja, pinga e uísque rolavam soltos, todos queriam estar juntos do novo governador. Por volta do meio dia, calor infernal, Cafeteira todo prosa, relembrava os episódios da campanha, quando percebeu uma pequena confusão na entrada da casa.

Levantou-se e, para chamar a atenção de todos, dirigiu-se ao ajudante de ordens:

– Dê uma espiada lá fora e veja o que se trata!

Todos ficaram curiosos aguardando o retorno do policial.

– Não se preocupe governador, era apenas um bêbado chato e inconveniente. Já dei um corretivo nele e mandei cascar fora!

– Não senhor! Repreendeu Cafeteira. – O Cafeteira é o governador do povo! – Volte e traga o rapaz para falar com seu governador! Bradou Cafeteira para espanto e admiração de todos.

A prefeita tentou argumentar que era melhor deixar o bêbado lá fora, que ele iria atrapalhar a festa, etc… mas o Cafeteira insistiu:

– Não se preocupem. O Cafeteira sabe lidar com essa gente. O Cafeteira vai ensinar a vocês como lidar com bêbados…

De longe, o bêbado vinha cambaleando e, com a aquela voz inconfundível de todo bebum falando e resmungando em alto tom:

– Eu quero falar com meu governador! Na hora de pedir voto, todo político bate lá em casa, mas depois de eleito não quer saber do povo! Não senhor, eu quero falar com Cafeteira…

O governador levantou-se, mandou a prefeita que estava a o seu lado afastar-se um pouco para receber o bêbado e repetiu novamente:

– Prestem atenção para verem como o Cafeteira vai resolver essa parada!

O bêbado aproximou-se cambaleando, camisa desabotoada, todo suado e exalando aquele cheiro de pinga insuportável, levantou um dos braços e disse:

– Cafeteira eu quero te pedir uma coisa…

O governador, com um copo de uísque em uma das mãos, abriu os braços e falou:

– Peça o quiser! Só não me peça dinheiro!

A risada foi geral, mas gargalhada maior veio depois com o pedido do bêbado:

– Ô Cafeteira, pelo amor de Deus! Pára de beber… Cafeteira….

1 comentário para "O bêbado e o governador"


  1. Omar

    Zé Jorge!

    Essa parada te foi rememorada por Kbylera. tenho certeaza.KKKKKKKKKKK

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS