Sabedoria

0comentário

sabedoria_trabalhador-rural.jpgBertrand Russell, filósofo inglês do século passado e Prêmio Nobel de Literatura em 1950, fazia distinção entre dois diferentes tipos de conhecimento. Um deles é o conhecimento científico, racional, que se aprende nas escolas e que apresenta resultados que podem ser experimentalmente comprovados. O outro, mais complexo e de difícil comprovação é aquele que permite distinguir e utilizar o conhecimento científico em benefício do ser humano. A este último ele classificou como sabedoria (em inglês, “wisdom”).

Para Russell, “a sabedoria era a essência ou suma da experiência humana sobre a Terra. Sem ela, por mais que inventassem e descobrissem, mais perdidos e desgraçados estariam os homens…”

Em que pese o pensamento do filósofo inglês, a sabedoria nem sempre é associada ao conhecimento científico. Pessoas simples, às vezes sem nenhuma formação acadêmica, nos surpreendem com seus comportamentos e suas atitudes.

É o caso, por exemplo, do Sr. Antonio Pedro que graças a seu trabalho como lavrador em Poção de Pedras, conseguiu, com muita dificuldade, educar todos os três filhos mandando-os para estudar em São Luís.

Sem ter saído uma vez sequer de seu município, e ainda mais morando na zona rural distante 20 km da sede, o sonho do Sr. Antonio Pedro era fazer uma viagem, sozinho, à cidade de Teresina. Já com seus 69 anos, sempre que externava o seu desejo, os filhos diziam logo:

– Mas papai, o senhor nunca saiu sozinho, nem para Pedreiras, como é que o senhor vai chegar em Teresina? – Ainda mais, Teresina é uma cidade grande, pai! – O senhor vai ser enganado assim que chegar lá…

O pai ficava resmungando e, sempre que podia, manifestava a intenção de fazer, sozinho, aquela viagem. Com os filhos já criados e se sentindo realizado, decidiu ele pela concretização desse sonho. Iria a Teresina fazer uma consulta na Clínica Lucídio Portella que um compadre seu havia lhe relatado como sendo “coisa de outro mundo”!

Certo dia, no início da década de 1990, sem dizer nada a ninguém, acordou mais cedo que de costume, pegou sua sacola que havia preparado na véspera e, em vez de tomar o caminho da roça, Sr. Antonio Pedro partiu para a beira da estrada. Andou por quase duas três horas e pegou o primeiro ônibus até Pedreiras. Raiando o dia, já se encontrava tomando um café em Peritoró. Esperou um pouco mais e, logo em seguida, já estava dentro de um ônibus da empresa Tavares rumo a Teresina. Sentado na poltrona ao lado da janela, contemplava as paisagens que desfilavam aos seus olhos e se transformavam a cada instante. Admirou os vastos palmeirais de babaçu da serra dos Pires, no município de Codó, encantou-se com a vegetação dos serrados depois do Buriti Corrente e quando deu por si, estava atravessando o rio Parnaíba.

Assim que chegou a Teresina decidiu dar um telefonema para o Ermenegildo, o mais velho dos filhos, para avisar onde estava.

Imagine o susto do filho ao saber do paradeiro de Sr. Antonio Pedro!

– Mas, papai, porque o senhor fez isso?! Me avisava que eu teria ido com o senhor…. – Olhe! Tome cuidado com esses motoristas de táxi aí de Teresina! – Eles vão tomar o seu dinheiro… – O senhor não conhece a cidade e eles vão ficar dando voltas e mais voltas! Disse Ermenegildo.

–  Tá bom meu filho,  foi bom tu ter me avisado; deixa comigo que eu me viro sozinho, não se preocupe.

Com seu jeito simples, todo matreiro, ficou caqueando (embora o Aurélio defina caquear como sendo um verbo intransitivo, que significa o mesmo que introduzir cacos em uma peça teatral, aqui no Maranhão ele é utilizado com o sentido de espreitar) o Posto de táxi para escolher um carro que o levasse até a Clínica Lucídio Portella, na Rua São Pedro, n°. 2133 no centro da cidade. Sentou-se num banquinho, e ali permaneceu, observando com atenção os táxis e seus respectivos motoristas. Dentre tantos, agradou-se de um Opala amarelo reluzente, último modelo, que o proprietário estava há cerca de uns 20 minutos, lustrando com uma flanela como se estivesse dando polimento numa jóia rara.

Pensou ele: – É nesse que eu vou!

Dirigiu-se ao táxi, perguntou se estava livre, entrou, buscou dentro do bolso um pequeno papel amassado com o endereço e passou às mãos do motorista. Percebendo que se tratava de um matuto, o motorista começou a dar voltas e mais voltas pelas ruas no entorno da Avenida Frei Serafim. Segundo o Sr. Antonio Pedro contou mais tarde, “o relógio do táxi girava mais que juízo de doido”. Percebendo que o motorista “estava lhe passando a perna” ele começou a gemer e se contorcer todo no banco de trás do táxi. O motorista notou que o passageiro estava passando mal e perguntou:

– O senhor está se sentindo bem?

Ao que Sr. Antonio Pedro respondeu:

– Siô! Pelo amor de Deus! Cum essa dor de barriga qui eu tô, se o senhor não me deixar nessa Clínica num minuto eu não vou me segurar e vou me borrar todinho aqui mesmo dentro do seu táxi…

Desnecessário dizer que em menos tempo que isso o motorista entregou o Sr. Antonio Pedro ao endereço desejado dispensando-o até do pagamento da corrida…
 

Sem comentário para "Sabedoria"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS