Carta a José Sarney

6comentários

Minha confreira da Academia Pinheirense de Letras, escritora Graça Leite, elaborou em nome de Pinheiro esta carta endereçada a seu filho mais ilustre.

Compartilho-a com meus leitores.

“Meu menino aniversariante.

A idade cronológica não conta para os grandes guerreiros. O número de vitórias conquistadas substitui o número de anos vividos. A idade é determinada pelo número de batalhas vencidas, o que vale para você completar hoje mais de um século de vida.

Porém os dias correm, o calendário avança e quando nos damos conta dos anos passados, eis que as vitórias já não significam tanto para nós, sendo apenas lembranças gratificantes, títulos, medalhas e troféus acumuladas na empoeirada estante do tempo, mesmo para um guerreiro como você, ainda em plena forma.

Escrevo-lhe sempre no dia do seu aniversário para parabenizá-lo e conversarmos um pouco sobre nós.

Embora os e-mails estejam em moda com a informática dominando o mundo, a sua velha mãe centenária ainda é apologista da caneta, por considerar o ato de escrever uma espécie de canal por onde jorram expressões da alma. As teclas dos computadores são frias, eletrônicas, não conseguem passar a magia que uma carta contém. Ah! Que saudades do carteiro gritando na nossa porta “correio!” e a gente correndo ansiosa para abrir o envelope aéreo com as bordas verde-amarelo porque sabíamos que ao abri-lo encontraríamos dentro um mundo de emoções.

Perdoe as reminiscências, mas são elas que nos fortalecem, alimentando a nossa vivência moderna, levando-nos a comparações que nos colocam em lugar de observadores e daí aceitar, sem entender, a vida moderna que vivemos hoje.

Confesso a você, filho, que é muita confusão para cabeça de uma centenária caipira!

Avalie que até aqui, na nossa casa, ninguém mais pára pra contemplar a beleza dos campos cheios, ninguém se detém para ouvir o canto dos bem-ti-vis, ou sentir o cheiro da terra molhada que exala dos nossos quintais. É uma correria sem fim e o que é pior, as mazelas das grandes cidades já chegaram por aqui: violência, tráfico de drogas, assaltos, chantagens, golpes e seus irmãos, outrora tão pacatos, são agora protagonistas de crimes hediondos, latrocínios, estupros e eu fico estarrecida pois sou a mãe que os educou.

Onde foi parar a educação de respeito, honra, dignidade que lhes dei? Onde estão os princípios de ética, amor, honradez que os nossos antepassados nos legaram?

É com o coração sangrando que vejo as minhas filhas adolescentes exibirem os seus corpos nus e praticarem cenas de sexo explicito que são mostradas nas telas dos celulares e na internet, sem nenhum pudor e até vangloriando-se do feito.
A sua velha mãe está triste, muito triste com os avanços da modernidade por estas bandas.

E eu lhe pergunto:

O que poderemos fazer, eu como cidadã, você como Senador da República e as demais autoridades, para encontrarmos uma fórmula que possa compatibilizar tecnologia, urbanismo, desenvolvimento, com a dignidade e a Paz? O que fazer para resgatar a nossa tranqüilidade que se perdeu no labirinto da aceleração global, do permissível, da busca desenfreada do dinheiro, do trabalho frenético e do prazer insaciável?

São questionamentos como estes que angustiam a sua velha mãe-terra, e fazem dela uma cidade-mulher pessimista quanto ao nosso futuro. Temo por seus irmãos, temo por mim, cidade centenária que a cada dia assisto a destruição dos meus velhos casarões para dar lugar e empreendimentos comerciais modernos distanciando-me cada vez mais, do meu passado, das minhas tradições. A modernidade vai aos poucos acabando com a minha identidade centenária. Desculpe o desabafo. Deve ser fruto da idade!

Hoje é um dia festivo para você e não sou eu, a sua velha mãe-terra que o adora, que vai empanar o brilho da festa com as minhas lamúrias.

Envie-me um fio de esperanças. E não me fale mais de Dossiê, CPI, Grampos e todos esses assuntos, vazios para nós, que somos poetas, e que contribuem para aumentar a nossa desconfiança. Fale-me de assuntos que fortaleçam a nossa credibilidade e façam despertar as nossas esperanças.

Creia, meu filho, não era esta a carta que eu gostaria de lhe escrever hoje, mas sabe como é, a alma triste vai deixando jorrar pela caneta os sentimentos mais profundos. Sei que você me entende.

Parabéns pela data!

Nada, nada mesmo nem as “intrigas da oposição”, nem as loucuras do mundo moderno, serão capazes de me fazer esquecer o filho amado, que sempre pensou em mim e me colocou em destaque na história do Maranhão.

Que Deus abençoe a sua vida, a sua família e os seus projetos.

Sou e sempre serei a mamãe coruja mais orgulhosa do filho que possui.

Carinhosamente, sua mãe-terra.

Princesa da Baixada.”

Pinheiro – 24/04/09
Graça Leite
Membro da Academia Pinheirense de Letras

6 comentários para "Carta a José Sarney"


  1. Flávia

    Parabéns D Graça Leite !!!

    Parabéns o eterno Presidente Jose Sarney por mais um ano de glória e sucesso!!!

    E muito obrigada Jose Jorge por nos presentear com essas noticias, cronicas, histórias e contos de nossa Pinheiro.

  2. Moacy Sá

    Muito bonito estas palavras, realmente a senhora D. Graça Leite, sabe muito bem lidar com as palavras!!
    parabens!!

  3. Ribamar de Sá

    É maravilhoso poder degustar uma obra deste nível D. Graça a senhora é dió dió dió outro mundo,assim como o nosso senador José sarney. Parabéns senador e a D. Graça que é uma especial persona. Obrigado Sr. Cónsul José Jorge por esta oprtunidade de poder degustar esta obra.

    Ribamar

  4. CHICO

    PREZADA GRAÇA,

    SO NAO ENTENDI O “MAIS DE UM SECULO DE VIDA”

    NAO SABIA QUE SARNEY ERA TÃO VELHO ASSIM !!!!

  5. Leitinho

    REALMENTE, SO’ MESMO A ESCRITORA GRACA LEITE PODERIA MANEJAR E FLORIAR PALAVRAS PARA EXALTAR OS ME’RITOS DE UMA PESSOA ILUSTRE DO CALIBRE DE JOSE’ SARNEY !

  6. José Augusto Sousa Barros

    Caro amigo Zé Jorge, o tenho como amigo em decorrência de sua Júlia e minha filha Érika serem amigas, e também, pelo elo de amizade que você nutre pelo seu conterrâneo Raimundo Barbosa Castro, meu cunhado. Sempre leio seus contos e histórias, e o parabenizo pelo artigo tão bem escrito ” Os cães e a caravana “, que vai em defesa de um homem ilustre o qual tenho também admiração.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS