De Pinheiro para o Mundo

0comentário

Em Gotemburgo, na Suécia, metalúrgicos de mais de 100 países elegem novas lideranças mundiais da categoria para o período 2009-2013. Ex-dirigente da CNM/CUT, o brasileiro, natural de Pinheiro-Maranhão, Fernando Lopes foi eleito por representantes de mais de 25 milhões de metalúrgicos de todo o mundo.

A votação aconteceu durante o 32º Congresso Mundial da FITIM, iniciado no domingo (24), em Gotemburgo, os delegados elegeram os novos membros da direção da Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas (FITIM), para o mandato 2009-2013.

O pinheirense, comedor de piaba, Fernando Lopes que já mora na Suiça há mais de um ano, com assento na  FITIM, concorreria primeiramente ao cargo de secretário-geral, assim como o finlandês Jyrki Raina. Na disputa, Fernando tinha o apoio dos sindicatos do Brasil, Nova Zelândia, Austrália, Coréia do Sul, Tailândia, Índia, Itália, duas entidades da Espanha, duas da França, uma da Bélgica, uma da Rússia, todo o continente africano e toda a América Latina. Do outro lado, o concorrente tinha o apoio dos sindicatos estadunidenses, nórdicos, alemães e japoneses, além de sindicatos da Europa e Rússia.

Mas, na eleição, essas entidades representariam cerca de 60% dos votos, e o resultado garantia uma velha hegemonia que estava sendo questionada.

Para que mais uma vez, os cargos mais importantes da entidade mundial não ficassem restritos apenas aos dirigentes europeus, a base de apoio do brasileiro conquistou uma mudança estatutária: o Congresso realizou a eleição para cinco, ao invés de duas posições de liderança, que garantiu a eleição de Fernando Lopes e do japonês Hiroshi Kamada, como secretários-gerais adjuntos em Congresso. Na prática, os dois deixaram de ocupar apenas um cargo indicativo, para serem eleitos e passarem a ter um mandato na entidade assegurando assim uma maior representação de todos os continentes que participam da Federação.

Segundo o secretário-geral da CNM/CUT, Valter Sanches, os sindicatos que apoiavam Fernando Lopes “ficaram satisfeitos com o acordo.”

Ontem no primeiro dia de reunião do Comitê Central da FITIM o metalúrgico brasileiro foi empossado no cargo. Fernando agradeceu a todos os companheiros pelo apoio recebido, e afirmou que ‘disposição e vontade de trabalhar a favor dos metalúrgicos’, não faltará enquanto ocupar o cargo na entidade que tem sede em Genebra (Suiça).

Mas, quem é Fernando Lopes?

Nascido em 14/05/1960, natural de Pinheiro/MA, estudou no Colégio Pinheirense, nos  Maristas em São Luís e formou-se engenheiro mecânico em 1985 pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Iniciou suas atividades políticas em 1974 através do Movimento Estudantil e participou do movimento pela fundação do PT.

Foi eleito Diretor do Sindicato dos Engenheiros do Maranhão de 86/89. Em 1987 mudou-se para Salvador e passou a exercer a função de engenheiro na Usiba-Gerdau. Foi eleito membro da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na USIBA-Siderúrgica Gerdau na Bahia. Em 1991 foi eleito Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia.

Em 1992 foi eleito para a primeira diretoria da CNM-CUT. De 1995 a 2001 foi Secretário de Formação da CNM/CUT, implementando o Programa Integrar. Em 2001 foi eleito Secretario Geral da CNM/CUT, também responsável pelas relações internacionais da entidade e a partir de janeiro de 2003 exerceu a tarefa de Presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT em exercício. Em 2004 foi reeleito secretário-geral da CNM/CUT e no período de 2003 a maio de 2005 foi também Membro do Comitê Executivo da FITIM.

Nós, maranhenses e em especial os pinheirenses, nos orgulhamos muito de nosso conterrâneo e esperamos que ele possa representar o nosso País com firmeza e determinação. Parabéns Fernando!

Sem comentário para "De Pinheiro para o Mundo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS