La Fête de la Musique

3comentários

fete-de-la-music.jpg21 de junho é o dia dedicado à música.

Desde 1982 que a França comemora, com muita festa e, sobretudo, com muita música a chegada do verão no Hemisfério Norte. O País inteiro é invadido por músicos. Por onde se passa, ouve-se música. Nas estações de metrô, nos ônibus, nos trens e nas Gares, as mais diferentes melodias encantam nossos ouvidos. O País pára. O francês fica alegre. Os turistas se encantam com tudo. Nas ruelas, esquinas, praças e parques o realejo ressuscita e o povo sai às ruas para comemorar a chegada do verão. No dia 21 de junho é possível assistir aos grandes espetáculos musicais fora de seus habituais espaços. As grandes orquestras, os espetáculos de ópera, os recitais e pequenos coros musicais saem às ruas promovendo encontros e intercâmbios entre renomados músicos e o público em geral. Tudo de graça!

Esta data começou a ganhar dimensão maior a partir de 1985 por ocasião do Ano Europeu da Música, quando foi considerada por mais de cem países nos 5 continentes.

Nos dias de hoje, a Festa da Música consolidou-se e faz parte do calendário cultural da França. O sucesso é tanto que, embora seja uma tradição recente, ela é hoje adotada nos quatro cantos do Mundo.

Lá em Pinheiro, muito antes disso, no início do século passado, meu avô Chico Leite não media sacrifício para seguir os acordes de uma boa música.

Ainda solteiro, sempre que tomava conhecimento das festas e dos bailes famosos da região, logo arriava o cavalo e se aventurava em longas viagens pelo simples prazer da boa música e da dança.

Certa feita, por ocasião das comemorações de São José, o padroeiro de Penalva, que se realizavam sempre no primeiro domingo que antecede o Natal, ele decidiu participar. Fez a propaganda da Festa, convidou alguns amigos e partiram todos bem cedinho. Fizeram o trajeto todo a cavalo. Atravessaram o Cafundoca, os campos do Pericumã, passaram pela Sororoca na divisa de São Bento e São Vicente Férrer, ansiosos para chegarem ainda de dia. 12 horas depois, apearam em Penalva completamente fatigados. Um bom banho na beira do poço foi suficiente para que ele recobrasse toda a energia. Na verdade, o que mais o atraía era o grande baile animado pela orquestra Lira de Prata, do maestro Antônio Gama.

O baile do festejo era realizado na residência do senhor João Borges, que costumava abrir a sua casa com seus quatro grandes salões para abrigar a festa. As moças da cidade e dos arredores, com seus vestidos rodados, sentavam-se nas cadeiras em volta dos salões e os rapazes se dirigiam a cada uma delas para solicitar a dança.

Tão logo a festa começou, Chico Leite identificou uma bela moça, bem vestida e aparentemente muito recatada. Ao som dos primeiros acordes da orquestra, apressou os passos em sua direção antes que outro mais afoito o fizesse.

Ao se aproximar, pediu à donzela o consentimento para a dança, ao que ela respondeu:

– Ah! Moço, eu só danço afilotando!

Ele, mais que de pronto retrucou, certo de que jamais perderia essa oportunidade.

– Pois em sua frente está o maior afilotador da região! Estou chegando de Fortaleza no Ceará onde já ganhei até concurso de afilotagem!

Ela, sem entender nada, lhe explicou:

– Não! O senhor não entendeu! Eu só danço a Filó, minha irmã, tando aqui do meu lado…  

Relembro esta estória para ressaltar como somos diferentes dos franceses! Lá, eles comemoram um dia de música. Aqui, findas as festividades do Natal, mal começa o ano novo e o carnaval toma conta do povo. A depender do calendário, são 60 dias de folia!

Meses depois, os pandeirões e os tambores de São Luís começam a ecoar noite adentro. As matracas marcam o ritmo e martelam nossos ouvidos em todos os arraiais da Ilha. Tem batizado, tem morte do boi… Comemoramos o mês inteiro.
No bairro do João Paulo os Bois se encontram no último dia do mês para festejar a temporada que se finda. Exaustos, porém felizes, os brincantes retornam ao trabalho, certos de que no ano que vem tem mais. Tudo é motivo para festa. No Maranhão e em todo o Nordeste brasileiro, junho é o nosso mês das Festas.

E já que o mês de junho está acabando, vamos todos afilotar enquanto há tempo, dando vivas a São João, São Pedro, Santo Antônio e todos os santos festeiros!

3 comentários para "La Fête de la Musique"


  1. djalma reis

    Como leitor assiduo do seu blog gostaria que o amigo escrevece algo sobre alguns personagens da nossa querida Pinheiro como
    ZÉ BEICINHO,MANOEL TUCURA, SEU LEZER,NOSSO SAUDOSO PREFEITO DICO ARAUJO O HOMEM DE PALAVRAS DIFERENTES COMO FURROLHO FARRAFUZO JINELA ETC….
    GRATO UM ABRAÇO
    DJALMA

  2. jose jorge

    Caro Djalma.
    Caso vc tenha alguns causos interessantes, utilize o meu e-mail pessoal [email protected] e me repasse. Grato
    JJorge

  3. anonimo

    CAMPANHA DE CLEBER VERDE A DEPUTADO CASSAÇÃO A VISTA
    =========================================================

    LISTA DE INVESTIGADOS POR CRIME – MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
    ============================================================
    1) SECRETÁRIO DE ESPORTES DE CASTELO = DAYVISON FRANKLIN DE SOUZA;
    2)PAI DE CLEBER VERDE = JESUÍNO CORDEIRO MENDES;
    3)MARIZETRH JINKINS = SECRETÁRIA DO GABINETE DE CLEBER VERDE;
    4)LUIZA PATRÍCIA = MULHER DE DAYVISSON FRANKLIN , SECRETÁRIO DA SEMDEL.

    ISSO AI É SÓ O COMEÇO. COMEÇARAM A PEGAR A QUADRILHA.

    E AGORA OTHELINO?
    E AGORA CASTEO VOCÊ COMPACTUA COM ISSO?

    Obs: diz que tem muita gente para se habilitar a favor da cassação de CLEBER VERDE.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS