Angelique Kidjo em São Luís

0comentário

angelique_kidjo_4001.jpg“Seu espírito é irrepreensível e ela traz vida a tudo que toca.” Assim se refere a ela o líder da banda inglesa Genesis Peter Gabriel.

Com forte influência da cultura do Benin, na África Ocidental, seu país natal, Angelique Kidjo, hoje renomada cantora, compositora e musicista, despertou para a música desde os seis anos de idade, na pequena cidade portuária beninense de Cotonou, capital do país.

A desordem política em seu país obrigou-a mudar se para Paris e posteriormente para Nova York, de onde irradia sua musicalidade amplificada pela sua potente e inigualável voz. Sua forte presença de palco ajudada pela influência de várias culturas e línguas ganharam respeito no mundo da música e expandiram seu público além de qualquer fronteira.

Buscando mixar suas raízes africanas com a música americana, brasileira e caribenha, o seu trabalho foi reconhecido e graças a ele chegou ao topo da premiação como artista. Foi indicada ao Grammy devido à trilogia dos álbuns “Oremi”, “Black Ivory Soul” e “Oyaya”. Mais tarde, recebeu outras três indicações ao Grammy Awards.

Esteve no Brasil pela primeira vez há mais de dez anos apresentando-se com Jorge Bem Jor em Salvador e, mais recentemente em 2002, gravou o disco Black Ivory Soul sob forte inspiração da cultura afro-brasileira. O CD traz uma mistura percussiva de ritmos africanos e brasileiros interpretados pelos melhores instrumentistas do Benim (origem do grupo Yorùbá) e de Salvador, e traz três composições em parceria com Carlinhos Brown, além da releitura de “Refavela”, clássico de Gilberto Gil.

Com seu mais recente trabalho “Djin Djin” ganhou o Grammy na categoria Melhor Álbum Contemporâneo do Mundo em 2008. Gravado numa instituição do Benin o disco tem a participação de Crespin Kpitiki e Benoit Avihoue, renomados percursionistas da banda Benin´s Gangbé Brass.

“Além deles Kidjo incorporou quase uma dezena de expoentes músicos: o baterista Poogie Bell, conhecido por seu trabalho com Erykah Badu e Chaka Khan, o mágico dos teclados Amp Fiddler, cujos créditos incluem-se Prince e George Clinton; Larry Campbell, cujo trabalho multi-instrumental incrementou a música de Bob Dylan, Emmylou Harris e Paul Simon; o gigante do baixo Habib Faye, que tocou com Youssou N´Dour; o guitarrista Lionel Loueke, integrante da banda lenda de jazz Herbie Hancock´s; Romero Lubambo, um maravilhoso brasileiro cujos créditos incluem Diana Krall e Dianne Reeves; João Mota, de Guiné Bissau e Mamadou Diabate”.

 “Foi muito importante pra mim que todos esses grandes músicos voltassem comigo às minhas raízes” disse Kidjo. “Eu nunca tinha comprometido essas raízes porque conheço minha identidade e eu aprendi que, a fim de dar através da música, você tem que se posicionar entre outros indivíduos que pertencem a diferentes culturas e estilos e então buscar caminhos para descobrir que nós não somos totalmente diferentes”.

A apresentação de Angélique Kidjo, faz parte da Programação do Ano da França no Brasil e homenageia a cidade São Luís por ocasião do aniversário de sua fundação e se fará na Praça Maria aragão no dia 08 de Setembro.

Graças à cooperação dos Comissariados Brasileiro e Francês do ano da França no Brasil e da Prefeitura Municipal de São Luís, a população de São Luís poderá assistir a esse espetáculo internacional.

Angelique Kidjo se apresentará ainda no Rio de Janeiro (Canecão), em São Paulo e em Brasília (Praça Museu Nacional da República).

Bom proveito.

P.S. Textos em negrito foram fornecidos pela produçõ do show. 

Sem comentário para "Angelique Kidjo em São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS