A Serpente encantada

5comentários

serpenteTempos atrás, encontrava-me perambulando pela cidade de Praga, admirando suas belas esculturas e obras barrocas, quando percebi o frenesi dos turistas em direção ao Centro histórico da cidade. Segui a multidão e, de repente, deparei-me com uma imensidão de gente em frente ao Orloj.

Criado no século 15 por Mikulas de Kadan e Hanus de Ruze, e restaurado um século depois, esse sofisticado relógio mostra as horas e os movimentos do sol e da lua, por meio das constelações do zodíaco. A cada hora cheia, os turistas largam tudo o que estão fazendo para acertar os ponteiros de seus relógios e aguardar a aparição de um boneco, representando a morte, acionando um carrilhão por onde desfilam São Pedro e os demais apóstolos.

Dizem que, para que não fosse feita nenhuma outra cópia do inusitado mecanismo, os mestres relojoeiros tiveram seus olhos arrancados após a conclusão da obra. O certo é que, até hoje, não existe no mundo, relógio similar ao Orloj de Praga.

Sentado na calçada em frente ao monumento, enquanto aguardava as badaladas do sino dadas pela caveira que adorna a torre do relógio, eu cantarolava, meio desafinado, o samba do Salgueiro vencedor do carnaval de 1974, ao lembrar que São Luís também tem suas lendas e seus encantos.

 “… É meia-noite, Nhá Jança vem,

Desce do além na carruagem

Do fogo vivo, luz da nobreza,

Saem azulejos, sua riqueza,

E a escrava que maravilha

É a serpente de prata Que rodeia a ilha.”

Numa delas, Nha Jansen, figura poderosa e perversa no trato de seus escravos, teria sido condenada a vagar pelas ruelas escuras de São Luís com sua carruagem encantada. Guiada por um escravo sem cabeça e puxada por mulas, também sem cabeça, ela aterroriza as pessoas nas sombrias noites de sexta feira. Ultimamente, com a iluminação da cidade, ela não tem sido mais vista…

Mas, a serpente encantada continua adormecida e escondida nos labirintos dos túneis e galerias subterrâneas que interligam as igrejas de São Luís. Pelo tempo que se ouve falar desse monstro, suas dimensões devem estar gigantescas e aumenta a preocupação com a chegada do dia em que a cabeça da serpente encontrar com o seu próprio rabo. Nesse dia, a Ilha do Amor será dragada pelo encontro das águas das baías de São Marcos e São José. Se até lá São Luís não virar Paris, com certeza, vai se tornar a Atlântida dos dias atuais.

Enquanto isso não acontece, por que não aproveitar a obra criada em 2001 pelo artista plástico Jesus Santos e transformá-la no grande relógio animado da Ilha de São Luís?

A mais bela escultura da cidade, criada por um dos maiores artistas maranhenses de todos os tempos, representa a valorização da cultura e das raízes de nossa gente e merece ser recuperada. A serpente está sem vida! Pedaços dela estão à deriva na Lagoa da Jansen.

Dizem os velejadores que uma das suas corcovas desgarradas desceu as comportas da barragem rumo ao mar e nas noites de Lua Nova aparece na baía do Boqueirão assustando os pescadores locais…

Temos em mãos um excelente produto que, se bem trabalhado, poderá se transformar na maior atração da Lagoa. Vamos utilizar a criatividade e a tecnologia em favor da cultura popular.

Lanço a idéia de recuperar a nossa serpente iluminando-a e dotando-a de um mecanismo de automação capaz de, durante a noite e a cada hora, soltar pelas suas narinas, imensas chamas coloridas que serviriam para encantar os curiosos e acertar o relógio dos mais atrasados.

A partir da nova concepção do projeto, a serpente encantada da Ilha de São Luís ganhará vida. Receberá um novo visual e ficará movimentando-se sinuosamente ao sabor da morna brisa que sopra sobre a Lagoa, encantando os turistas e alimentando o imaginário de nossa gente.

5 comentários para "A Serpente encantada"


  1. Diogo Adriano

    Mais uma viagem com Dr. José Jorge.

  2. anônimo

    Porque que vocês que fazem parte do imirante.com – Décio Sá, Marco D’Éça, Mario Carvalho, Zeca Soares, Daniel Matos, Geraldo Castro, Rômulo Barbosa, Ricardo Marques, José Jorge e Tácito Garros (não relacionei Gastão Vieira e Joaquim Haickel porque eles são secretários e deputados também) – não fazem o ranking dos melhores de 2009?
    Os 10 melhores deputados federais, os 10 melhores deputados estaduais, os 10 melhores vereadores de São Luis, os 10 melhores prefeitos do Maranhão, os 10 melhores secretários de estado, os 10 melhores projetos de maranhenses apresentados no congresso nacional, os 10 melhores projetos apresentados na ALMA, os 10 melhores da Câmara Municipal de São Luis …
    Sugiro até um método simples de apuração: Estabeleçam a lista das categorias que queiram destacar e cada um preenche a sua lista e apurem todas ao vivo no programa do Roberto Fernandes que não mantém blog no imirante.com .

  3. Antonio Noberto

    José Jorge,
    A idéia de dotar a serpente da lagoa de iluminação e sistema automatizado de lança-chamas colorido é simplesmente “Le coup du siecle”, genial, uma grande sacada – em bom portugues. Saiba que nós, ligados à atividade turística, seremos os primeiros a dar eco a esta oportuna idéia.
    Quanto ao Orloj de Praga – o boneco que representa a morte -, só reafirma aquela nossa prosa gostosa na Casa França Maranhão (Eu, você, o Nelson e o Sofiane) sobre a condição resolvida do europeu quanto a viver e morrer. Mas continuo acreditando que este importante ponto turístico da república Tcheca ainda não seja o local mais cobiçado pelo Nelson (Almada Lima) (Risos). Acho que vou fazer referência ao Orloj no próximo livro.
    Parabens pela idéia

  4. Amélia Aranha

    Acho uma excelente idéia! Somente uma condição míope, por excelência, não alcança a visibilidade de marketing que um projeto desse pode trazer para a nossa cidade. É lamentável que São Luís com uma riqueza cultural e histórica indiscutível não capitalize em iniciativas que possam servir de atração para a indústria do turismo. É por isso que cidades como Recife -com as suas estátuas de notáveis espalhadas pela cidade -Fortaleza, Salvador e tantas outras estão muito bem obrigado e nós continuamos no banquinho, olhando por cima do muro, pra casa do vizinho.

  5. luiz raimundo

    Cuidem logo da serpente e da poluição da Lagoa,senão ambas literalmente morrem.Zeca Jorge tem razão,alias a logo da nossa Caema foi visto boiando na Jansem
    Assim como esta ,o bafo da serpente incomoda os “cheirantes” dos bares mais e menos votados.Fiat lux

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS