“Meu dileto filho José,”

6comentários

sarney_caricaturaA cada ano que passa, por ocasião do aniversário de José Sarney, a escritora e acadêmica Graça Leite elabora um texto dedicado ao mais ilustre filho de Pinheiro.

Neste ano em que o ex-presidente comemora seus oitenta anos as letras bem compostas por Graça Leite ganham forma e registram o carinho que todos nós, seus irmãos, nutrimos por ele.

Hospedo em meu Blog o texto por ela elaborado certo de que se trata do pensamento da grande maioria dos filhos da terra:

Sempre no mês de abril sou dominada pela ansiedade, aguardando o dia 24. É na data do seu aniversário que tenho a oportunidade de lhe falar dos meus sentimentos, fazer confidencias através de cartas que lhe escrevo e aqui vai mais uma desta sua velha mãe retrógrada que dispensa os e-mails por não se enquadrar ainda nos meandros da informática. Até me esforço, mas fazer o que? Nasci provinciana, vivi mais de cem anos entre fazendas de gado e engenhos de cana de açúcar e, se não fosse o seu carinho por mim, talvez ainda estivesse hoje com o meu solo marcado pelos argolões das rodas dos carros de bois. Provavelmente os barcos a vela ainda transportariam os seus irmãos doentes para São Luís, e, sabe-se lá, se os nossos campos já não estivessem salinizados imprestáveis para a lavoura e pecuária.

As lamparinas continuariam a fumegar em nossos lares e os recados e bilhetes seriam formas de comunicação entre nós. Mas você nos deu estradas, sistema de transporte por  ferry-boat, hospitais, escolas, energia de Boa Esperança, barragem do Pericumã, telecomunicação, enfim, você inseriu a sua terra no contexto das boas cidades do Maranhão oferecendo aos seus irmãos melhor qualidade de vida.

Toda essa transformação estrutural eu devo a você, meu filho amado, a quem dedico a minha eterna gratidão.

Quando uma mãe dá luz a um filho nasce também a esperança materna iluminando o futuro do bebê. Mas eu confesso a você que durante o seu nascimento, a luz projetada não foi além de uma vida honesta, digna, simples e feliz, como almejam todas as mães provincianas. Jamais poderia imaginar que naquele momento estava acontecendo no céu uma conspiração celestial entre Deus, Nossa Senhora, Santo Antonio e São Jose de Ribamar (seus santos protetores), para que na manhã chuvosa de vinte quatro de abril de mil novecentos e trinta, eu entregasse ao mundo um guerreiro, revestido com armaduras de fé, coragem, sensatez e sabedoria. Também não suspeitei que a boa fada POESIA rondava a nossa casa e abrindo uma brecha no telhado tosco, fez cair sobre o seu berço uma chuva de estrelas. Tudo aconteceu de forma tão sutil que somente os anjos perceberam e disseram: Amém!

Existe uma canção interpretada por Maria Betânia, que diz em um dos seus versos: 

             “E o mundo vai ver uma flor

              Brotar do impossível chão.”

E o mundo viu. Viu brotar do chão árido, seco e pobre da Baixada Maranhense, um político hábil e ponderado, um estadista, um pacificador. Viu o guerreiro que viveu e venceu grandes batalhas. Viu o governador do Maranhão, o Presidente da República Brasileira, o Senador, o Presidente do Congresso Nacional que não se deixou intimidar por campanhas difamatórias e não calou em defesa dos seus valores.

O mundo também viu o poeta José Sarney subir as escadas da Academia Brasileira de Letras, pisando sobre Maribondos de Fogo, levando em uma das mãos tisnadas de juçaras, os seios dourados de Saraminda e, na outra, as estrelas do mar colhidas por Cristório nas brancas areias das praias maranhenses.

Tudo isso o mundo viu! Só não viu as minhas lágrimas e as de Dona Kiola ao ver o filho querido sendo alvo de calunias, invejas, preconceitos, maledicências, tudo por causa da sua origem humilde!

O que eles não sabiam meu filho, é que a sua história foi escrita nas estrelas e mesmo contra a impossibilidade do chão e a adversidade dos ventos, a flor brotou, deu frutos, ramas e lá está ela fincada no centro do Planalto Central com a sua folhagem de esperanças.  A árvore octogenária Jose Sarney é hoje destaque no jardim da Democracia Brasileira e é sobre a sua sombra que se abrigam os inexperientes para ouvir o canto dos pássaros que a sua inteligência abriga. 

Parabéns, meu filho! A sua mãe coruja exulta de alegria ao celebrar o seu aniversário. Que os acordos celestiais continuem a projetar os seus passos.

Estou tão emocionada com os seus oitenta anos que até ia esquecendo-me de falar da nossa casa e dos seus irmãos. Estão todos bem. O inverno escasso, este ano, retardou o aparecimento das florzinhas amarelas que matizam os nossos campos, mas as tarde mornas continuam a nos oferecer belos por de sol. Os seus irmãos vão bem, trabalhando e não fora a audácia dos bandidos que nos assustam, estaríamos mais felizes. O tráfico de drogas e a falta de segurança são outros empecilhos à nossa tranqüilidade.

Mas deixemos de lado esses assuntos que hoje é dia de festas.

Venha! Vamos apagar as velinhas?

Com muito afeto e carinho, sua mãe-terra.

 

                                                                                               Cidade de Pinheiro.       

 

Graça Leite

Membro da Academia Pinheirense de Letras( APLAC)

Cadeira n. 21        

6 comentários para "“Meu dileto filho José,”"


  1. José Sarney

    José Jorge,

    Como Graça Leite utilizou o seu blog para manifestar toda a sua bondade para comigo, falando em nome da cidade em que nasci, peço-lhe também que, por seu intermédio, eu possa demonstrar a minha gratidão por esse texto muito bem feito, generoso e marcado, sem dúvida, pela sua gentileza.

    Graça Leite, grato.
    Na realidade, acho que quem não é bom filho não serve para muita coisa; para falar a verdade, não serve para nada.
    Sempre procurei ser um bom filho, inclusive um bom filho da minha cidade, Pinheiros, e por ela, como um instrumento que Deus me deu, ao longo da minha vida, procurei fazer tudo que pude, lamentando não poder ter feito mais.
    Meus olhos se abriram nessa cidade, cujos campos verdes de flores amarelas marcaram minha infância e minha vida, no silêncio e na beleza de sua extraordinária tranquilidade, que procurei incorporar à minha personalidade a vida inteira.
    De minha cidade, como Máximo Gorki, posso dizer que nada é mais belo no mundo do que o batente da pequena casa em que nasci.
    Agradeço a Deus a ventura de ter-me trazido ao mundo, para a graça da vida, nessa cidade em que minha mãe, uma quase adolescente de 18 anos, entregou-me à proteção de Santo Inácio, nosso padroeiro.
    Quero agradecer à Graça Leite, mais uma vez, a sua fidelidade nas mensagens que, anualmente, ela me envia, com o seu inconfundível estilo de excelente escritora que mantém a tradição cultural da cidade, numa constante e difícil missão de preservar os nossos valores culturais.
    Fiquei emocionado quando, pela sua voz, a minha terra natal diz que exulta de alegria pelos meus 80 anos.
    Toda a minha gratidão à Graça e aos pinheirenses, que sempre foram solidários comigo ao longo de toda minha vida pública.
    Que Deus proteja a todos nós.

    JOSÉ SARNEY

  2. Flavia Mendes

    P E R F E I T O !!!!

    Parabéns D. Gracinha e obrigada Zé, por nos proporcionar leituras como esta no seu blog.

    Abraços

  3. aloysio

    Afinal ,o ex -presidente Sarney, nasceu em PINHEIROS (ES) como esta dito no seu texto ou em PINHEIRO(ma)? Seraa que o filho se equivocou do nome da mãe terra?

  4. Luís Fernando

    O Bom Filho,
    Sem dúvida nenhuma o Presidente Sarney é daqueles filhos que toda cidade e toda mãe quer ter um, até mesmo pela sua simplicidade, sagacidade e capacidade, não só como políticom mais como grande ser humano que é. Dois parabéns: a Graça Leite, pelo seu texto muito bem escrito e ao Prsidente Sarney, pelo seu aniversário.

  5. Luzivan Mariano

    O SUCESSO QUE INCOMODA
    O Presidente Sarney, tem sido ultimante, um dos homens públicos mais criticado do Brasil. Contra ele já inventaram (e ainda inventam), todo tipo de factóide, tentando atingir politicamente a ele e a sua família. Essas críticas não são por acaso. Elas vem da enorme visibelidade política que esse ilustre maranhense alcançou, no Brasil e no mundo. Dizem seus críticos (por inveja ou má fé), que o Maranhão eatá atrazo por culpa do Sarney. Eu que sou maranhense e apaixonado por tudo que diz respeito a meu estado, posso garantir que se o maranhão não está tão bem, ele estaria infinitamente pior se não fosse a benéfica influência política do presidente Sarney e de sua família, em favor do estado. Essa influência dos Sarneys, que tanto incomoda seus adversários, é a responsável por tudo o que existe, em matéria de progresso e desenvolvimento, no estado do Maranhão. Ninguém, em tempo algum, fez tanto pelo Maranhão e seu povo quanto o Presidente Sarney e sua família. A culpa do baixo desenvolvimento social do Maranhão é da gigantesca migração que o estado recebeu, principalmente de retirantes famintos, fugindo de estiagem (secas), vinda dos outros estados nordestinos, e não no fato do Presidente Sarney e sua família terem comandado os destinos políticos desta maravilhosa terra. Finalizo dizendo que o Presidente Sarney (e sua família) passou a vida toda servindo ao Maranhão, e não dele se servido, como querem fazer crer alguns maus intensionados.

  6. Francisco Costa Leite

    Que mais poderia alguém dizer sobre o cidadão mais ilustre de Pinheiro? Só mesmo a escritora Graça Leite. Realmente, um jovem de 16 anos que representou o Maranhão no Terceiro Congresso de Poseia no Ceará, alcançando a qualificação de destaque em estilo poético do seu tempo deve aceitar com ogulho as apalvras da escritora maranhense.–Francisco Costa Leite..

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS