Fiat Lux

1comentário

A Cemar se prepara para comemorar a marca das 280 mil ligações do Programa Luz para Todos.

Mais que levar energia aos lares de 1.4 milhões de maranhenses esse marco representa uma valiosa contribuição para a melhoria da qualidade de vida dessa gente simples que mora nos rincões mais distantes do Estado.

O recente estudo do PNAD mostra que antes do programa de universalização da energia elétrica apenas 65% da população maranhense tinha acesso à geladeira. Hoje esse número chegou a 90%. Mais saúde para toda essa gente que vai se alimentar de forma mais saudável.
Acertou em cheio o presidente Lula ao priorizar esse Programa Social.

Chega a ser curioso, emocionante mesmo, a expectativa das pessoas ante a chegada da luz elétrica.

Lembro de um episódio, que me comoveu, ao participar da inauguração de um pequeno sistema de energia para atender o povoado de Beira do Campo nas imediações do rio do Turí.

Dona Apolônia, a matriarca da comunidade, na porta de sua casinha de parede de taipa e coberta de palha, veio até a mim para agradecer. Magra, curvada pelo peso da idade, acredito eu com mais de 80 anos, contava-me que o seu grande sonho era não morrer sem ter bebido um gole de água gelada. E me mostrava, emocionada, a geladeira recém adquirida.

Disse-me ela que no dia em que a luz chegou, ela passou a noite inteira acordada. Acendia e apagava a lâmpada do quarto…

– Mas, por quê? Indaguei.

– Ah, doutor! Apenas para ver o semblante de meu neto dormindo…

Ao lado do casebre de Dona Apolônia, o barracão comunitário mais parecia uma loja de eletrodomésticos. Era o Armazém Paraíba improvisando um show room levando crédito e facilitando a aquisição de geladeiras, aparelhos de som e TV, antenas parabólicas e ventiladores. 

Não é à toa que a média do consumo residencial no Maranhão tem crescido nos últimos cinco anos. De 90 Kwh/mês rapidamente alcançou o patamar de 105 Kwh/mês. Sinal de mais conforto e mais qualidade de vida para esse povo que há bem pouco tempo estava completamente fora do mercado de consumo.

Caminhei um pouco mais à frente e deparei-me com a escolinha comunitária. Pude perceber a alegria estampada no rosto de cada uma das crianças vibrando com a chegada da luz. Luz que vai iluminar a vida e jogar um foco de esperança no futuro de cada uma delas. Mesmo num barracão improvisado, abrigadas sob as folhas secas das palmeiras de babaçu e pisando no solo de chão batido, essas crianças estão recebendo outro sopro de luz. Luz do saber. Luzes que se unem para alimentar o sonho e garantir o amanhã dessa nova geração.

A grandiosidade do Programa Luz para Todos no Maranhão é expressa pelos números. Foram construídas cerca de 45 mil Km de redes de energia espalhadas em todo o Estado. O suficiente para dar uma volta inteira no Globo terrestre.

Estima-se que ainda existam 50 mil famílias não atendidas pelo sistema elétrico. Que elas fiquem tranqüilas. Até o final de 2011 as lamparinas não mais serão vistas iluminando as noites mornas do interior do Estado.

O maior desafio ainda ficará por conta daqueles moradores que escolheram viver nas ilhas costeiras do litoral. A eles está em curso o atendimento com fontes alternativas de energia. Afinal de contas, debaixo da linha do Equador, ignorar o aproveitamento da energia solar não faz o menor sentido.

1 comentário para "Fiat Lux"


  1. Antonio Noberto

    Parabens pelo trabalho desenvolvido. Que em 2011 alcancemos nossos objetivos e Haja (mais e mais) Luz (Para Todos).

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS