La Bluette

6comentários

 Tão logo entrou em cartaz no Brasil o filme Rede Social, minha caixa de e-mail não sossega com a chegada de inúmeras mensagens convidando-me para fazer parte do Facebook. A Internet, através das redes sociais, tem permitindo disseminar notícias e garimpar informações numa velocidade surpreendente. A um simples comando suas idéias podem ser compartilhadas e difundidas mundo afora.

Após o término da Segunda Guerra Mundial, muitos europeus encheram-se de esperanças e tentaram construir uma nova vida longe de suas pátrias. Deixaram para traz os horrores da Guerra e bens materiais e trouxeram apenas o coração cheio de saudades da família.

No início de 1949 partia da Espanha com destino à Venezuela, um veleiro trazendo uma pequena leva de imigrantes recrutados para trabalhar na exploração de madeiras no Novo Mundo. Charles Dell´Eva e Lúcia Paullete, dentre muitos outros, faziam parte desse grupo.

La Bluette era o nome da embarcação. Após uma conturbada travessia do Atlântico sob fortes ventos e tempestades o barco é desviado de sua rota original e sofre graves avarias. Sem o astrolábio, navegaram dias e noites perdidos e sem rumo na imensidão do mar. Era 18 de fevereiro de 1949 quando avistaram, ao longe, a luz de um farol. Na manhã seguinte ancoraram na baía de São Marcos em São Luís do Maranhão.

Durante a Guerra, enquanto trabalhava como enfermeira no Hospital da Cruz Vermelha em Paris, Lúcia Paullete seguia um rigoroso tratamento orientado pelo Dr. Jassoneneix para livrar-se de um fibroma. Anos mais tarde, ainda sem ter se curado do tumor, embarcou na Espanha munida de fortes doses de Ergotamina para agüentar a longa travessia. Sobreviveu às inúmeras hemorragias ao longo da viagem e chegou a São Luís pesando míseros 40 quilos.

Hospedados no Hotel Central Charles e Lúcia decidiram por permanecer em São Luís em busca de cuidados médicos que ela tanto carecia. Lá conheceram Dr. Pedro Braga filho. Por ele foram apresentados ao Sr. Francisco de Paula Gomes que lhes acolheu e propôs uma alternativa de trabalho.

Charles! Perguntou Paula Gomes. − Você saberia fazer tijolos e telhas?

Et porquoi pas!? Apressou-se em responder Charles.

Foi assim, em companhia de Auguste e Guy, dois compatriotas companheiros da árdua travessia, que iniciaram a vida no Brasil amassando barro e transformando em telhas e tijolos na Olaria situada às margens do Rio Bacanga no sítio do “Tamancão”.

Alugaram uma residência no distante bairro da Alemanha – Casa Veneza – que Charles descrevia como “longe de tudo e perto de nada”… Após meses de tratamento e repouso absoluto Lúcia engravidou e as hemorragias voltaram a ser freqüentes. Atendida pelo doutor Bacelar Portela, ela foi informada que deveria ser submetida a uma delicada intervenção cirúrgica. A criança estava bem, no entanto os exames mostravam a presença não de um, mas, de dois fibromas que deveriam ser removidos imediatamente para garantir a vida do bebê.

Naquela época era uma cirurgia de alto risco. Marcada para o Hospital Português, a operação, assistida pela Irmã Bernadette do colégio Santa Teresa, foi realizada e considerada um grande sucesso da medicina. Além do mais, a barriga aberta surpreendeu a equipe médica. Tratava-se não de dois, mas de apenas um tumor e dois bebês…

Joanna Alice, esse é o nome de um daqueles bebês, nascidos em São Luís do Maranhão numa plena terça feira de Carnaval, em 14 de fevereiro de 1949, data essa em que se comemora, na França, o Dia dos namorados.

É de Joanna Alice o mais recente e-mail que recebo, em busca de mais informações que possam completar essa interessante história de vida.

Nesse mesmo mês de fevereiro as fortes chuvas que desabaram sobre São Luís destruíram a Olaria do Bacanga levando com ela, além dos tijolos e telhas, os sonhos e as esperanças de Charles.

Para quem enfrentou as tormentas em alto mar e vivenciou os horrores da Guerra não seriam as águas de fevereiro que iriam afogar a obstinação de Charles. Desolado, mas com a ajuda de seus amigos de São Luís, empreende um novo negócio: Em julho de 1950, Inaugura o restaurante “A Brasileira” na Rua Godofredo Viana entre a Rua Grande e a Rua da Paz.

Durante quase dois anos a Casa passa a ser conhecida como “o restaurante dos franceses” e é freqüentada pelos artistas famosos, intelectuais e até o ex-presidente Getúlio Vargas tem seu nome registrado no Livro de Ouro do restaurante.

(Quem conhecer mais detalhes sobre o Bluette fineza informar para [email protected])

P.S.: A foto da embarcação é do historiador Pablo Hernandez Ortega, de las Palmas – Espanha.

6 comentários para "La Bluette"


  1. Yvonne Dimanche

    Oi José Jorge, sou Yvonne, filha do Guy Dimanche que fez parte da turma de “malucos” que saíram da Europa para viverem esssa aventura aqui no Brasil. Minha família materna é toda maranhense, mas nasci no Rio, visto que o meu pai foi para lá tentar a vida. Gostei muito do seu post que contou essa história maravilhosa como quem escreve um romance.
    Um abraço carinhoso

  2. Joanna Alice Dell’Eva

    José Jorge,

    Fiquei lisongeada com sua postagem sobre meus pais, e esta incrível aventura em alto mar em uma época tão difícil, sem GPS e as novas teconologias de hoje !

    Parabéns José ! Como é bom trazer à superfície, esta fabulosa historia destes 4 corajosos imigrantes franceses que recomeçaram suas vidas em São Luiz, longe de suas Pátrias e de seus familiares queridos. Eles fazem parte, sem dúvida também, da história de São Luiz do Maranhão dos anos de 1949 – 1952 !

    E como o Chevalier Daniel de la Touche de la Revardière, eles também foram parar em São Luiz do Maranhão – BRASIL !

    Muito grata por tudo, adorei ! vamos esperar quem sabe algum relato sobre o veleiro BLUETTE ou algo mais !
    Um beijo grande, e MERCI beaucoup !
    Joanna Alice Dell’Eva e família
    08/02/2011

  3. Fabienne Boulay

    Ola Jorge,

    Sou Fabienne, neta do Charles. Fiquei super emocionada com a leitura. Meu avô era uma pessoa que eu amava mais que tudo… Meu papi Charles.

    Obrigada pelo carinho e parabens pelo blog.

    Grande abraço da França

    Fabienne e Luckas (Bisneto do Charles Dell’Eva)

  4. Antonio Noberto

    Caro amigo,
    Parabens pela divulgação desta saga. Fiquei extremamente curioso e surpreso com a odisséia desta família francesa, que acabou por me emocionar.
    Peço permissão para publicá-la no meu blog antonio.noberto.zip.net
    Abraço

    • jose jorge

      Permissão concedida!

  5. Leila Nobre

    Boa tarde, José Jorge!

    Que história maravilhosa, de encher os olhos realmente…fiquei
    encantada da forma como vc contou a saga desses corajosos franceses. Parabéns!

    Tenho um blog, o Fortaleza Nobre, e tive o imenso prazer de ter sido a
    primeira a contar a linda história de Charles e Lúcia Dell’Eva, uma história tão
    linda e comovente que precisei de 3 postagens para conseguir passar
    o pouco do muito que esse homem de fibra conseguiu fazer, deixando
    um legado precioso para filhos e netos.

    Me sentiria honrada se vc tirasse do seu tempo para mergulhar nessa emocionante
    saga:

    http://fortalezanobre.blogspot.com/2010/08/charles-delleva-um-persistente.html

    http://fortalezanobre.blogspot.com/2010/08/charles-delleva-o-pioneiro-da-lagosta.html

    http://fortalezanobre.blogspot.com/2010/08/restaurante-lido.html

    Aguardo sua visita.

    Um abraço caloroso do Ceará

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS