Riabamar Fiquene: há 11 dias prefeitura deixa 80% da população sem água

0comentário
Reservatório de água em Vila Lobão (Foto/Divulgação)
Reservatório de água em Vila Lobão
Casinha do painel da bomba (Foto/Divulgação)
Casinha do painel da bomba

RIBAMAR FIQUENE – População do Município de Ribamar Fiquene há 11 dias, continuam enfrentando problemas com a falta de água. Bairros como Vila Lobão, Vila Mariana, Vila Bolacha, Residêncial Manoel Rocha e no Centro da Cidade, os moradores estão enfrentando dificuldades para receberem água. Segundo eles, a prefeitura não passa qualquer informação sobre o assunto, muito menos quando deverá ser restabelecida a distribuição de água.

A operacionalização do sistema de abastecimento de água em Ribamar Fiquene é feito por meio de poços artesianos e a rede de distribuição de água foi estruturada há mais de doze anos. A própria prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde é responsável pelo serviço de abastecimento de água na cidade e também nos povoados de Arraias e Lajeado Velho.

Recentemente, a Câmara de Vereadores aprovou projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, que deverá ser implantado no município de Ribamar Fiquene, sem data prevista, com a cobrança da taxa mensal do consumo da água potável.

De acordo com uma comerciante do município, que não quis ter o nome revelado, para conseguir água os moradores procuram poços comuns ou levantam de madrugada para encher de dois a três baldes com água. “Aqui a água chega lá pelas 5h30. Aí temos que estar acordando para encher os baldes para ao menos fazer comida e com sobra tomar banho, que são as necessidades mais básicas. Tudo isso, segundo informações porque a bomba do poço artesiano do reservatório da Vila Lobão está quebrada e cidade não tem nem água”, apontou.

Local onde alguns moradores do Centro buscam água.
Local onde moradores do Centro buscam água.

Moradora da Vila Mariana, Dona Conceição Bandeira relata que mora há mais de 20 anos no município, mas que só agora os problemas com o abastecimento de água anda piores. “São quase duas semanas. Passamos o Natal pegando água longe daqui, porque já não contávamos com água encanada”, disse. A dona de casa Maria do Carmo Miranda, 47, relatou que mora no município desde 1978 e somente agora enfrenta tão grande dificuldade com o abastecimento de água. “A cidade foi crescendo ao longo dos anos e o sistema não melhorou, tudo ainda é do tempo dos ex-prefeitos Raimundo Jorge e Ita Alves”, comentou.

Durante esse período, o prefeito que não mora na cidade ou qualquer assessor responsável se manifestou publicamente para esclarecer o que realmente está acontecendo com o desabastecimento de água na cidade.

Um trabalhador autônomo que por algum tempo prestou serviços a prefeitura de Ribamar Fiquene declarou que os poços artesianos têm a profundidade boa, mas a rede de distribuição não tem muita capacidade. O encanamento é antigo, ainda do tempo que era povoado Sumaúma. Ele disse que a cidade cresceu muito e foram feitas ligações por cima de ligações.

Sem comentário para "Riabamar Fiquene: há 11 dias prefeitura deixa 80% da população sem água"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS