Para que serve o Estatuto do Torcedor?

2comentários

Recebi um texto do amigo jornalista Wilson Lima que é a mais perfeita tradução do desrespeito ao Estatuto do Torcedor promovido pela Federação Maranhense de Futebol (FMF). Que através de uma manobra tenta colocar Moto Clube e Itinga rebaixados no Campeonato Maranhense de 2009 na Primeira Divisão em 2010. De acordo com a Lei, os dois clubes só poderiam disputar o Campeonato da Segunda Divisão maranhense no próximo ano.

Não sou contra o Moto e Itinga voltarem para a Primeira Divisão, mas quero que isso ocorra de forma legitimo e honesta e não da forma imoral que a FMF quer promover. Na minha opinião, o rebaixamento é uma punição ao mau gerenciamento e má campanha de um time, pois “quem poupa os maus, ofende os bons”, como dizia Luiz Martins.

A atitude do senhor Alberto Ferreira de tentar uma virada de mesa com nítida intenção de favorecer o Moto com a desculpa esfarrapada, que o Campeonato Estadual não tem graça sem os grandes, é o mesmo que passar a mão na cabeça de um filho quando faz algo de errado. Em outras palavras: ele nunca vai aprender desta forma.

Estatuto do Torcedor:
Art. 10. É direito do torcedor que a participação das entidades de prática desportiva em competições organizadas pelas entidades de que trata o art. 5o seja exclusivamente em virtude de critério técnico previamente definido.
§ 1o Para os fins do disposto neste artigo, considera-se critério técnico a habilitação de entidade de prática desportiva em razão de colocação obtida em competição anterior.
§ 2o Fica vedada a adoção de qualquer outro critério, especialmente o convite, observado o disposto no art. 89 da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998.
§ 3o Em campeonatos ou torneios regulares com mais de uma divisão, será observado o princípio do acesso e do descenso.

Vamos aos fatos. Existem algumas interpretações para a polêmica ligada ao Moto Cube e Itinga:

1 – Pelo parágrafo primeiro, uma agremiação somente pode participar de uma competição por critério técnico em razão de colocação obtida em competição anterior. Ora, se o Moto caiu para a segunda divisão do Campeoanto Maranhense de 2009, logicamente ele não tem critério suficiente para participar do Campeonato Maranhense de 2010. Eis o critério Técnico… Duas competições seguidas….

2 – Pelo parágrafo 3º, “observação do princípio de acesso e do descenso”, o time terá que participar obrigatoriamente de uma divisão de acesso para participar do campeonato de futebol subsequente (critério técnico em razão obtida em colocação anteiror). Ora, acreditar que o Moto Clube possa participar da 2º divisão do Campeonato Maranhense de 2009 para ingressar no Campeonato Maranhense de 2010 como time da 1º divisão é interpretar, obviamente, que o Moto caiu no campoenato Maranhense de 2008 e não de 2009…

3 – E, por fim, outro argumento para tirar qualquer tipo de dúvida: deixar o Moto e Itinga na 1º Divisão em 2010 é não respeitar o princípio do acesso e do descenso. Afinal de contas, o time participaria de duas competições seguidas, da mesma divisão, sendo que ele foi rebaixado na primeira… Ou seja, o critério do descenso foi totalmente desrespeitado…

Essas são as interpretações do Estatuto do Torcedor…
Agora, se o Moto disputar o Maranhense da 2º divisão em 2009, a interpretação do Estatuto do Torcedor será a seguinte:
O acesso e descesso não acontece em competições subquentes. Ou seja, um time pode ser rebaixado e disputar a mesma divisão na competição subsequente. Mas, para isso, a competição de acesso precisa acontecer entre as duas competições primárias.
Quer dizer, um verdadeiro absurdo de interpretação de lei, mas se a FMF estiver disposta, leis são para serem interpretadas…

2 comentários para "Para que serve o Estatuto do Torcedor?"


  1. Rodrigo Garcia

    Fala Marcio,primeira vez aqui no seu blog,rapaz concordo plenamente com vc.O meu primeiro time do coração é o Flamengo,mas,o moto tem um lugar grande dentro dele.Era um frequentador assíduo de futebol aqui em São Luis ma,é uma pena que a gente chegou no fundo do poço,e acho que vai ser dificil sair.
    Mas seria uma grande sacanagem o moto,não disputar a segundona maranhense.O moto apenas está pagando aquilo que fez dentro de campo.
    Seria uma falta de credibilidade tremenda da FMF,Aceitar uma coisa dessa,o papão tem que voltar dentro de campo,e não no tapetão.

    //rodrigofutebolgarcia.blogspot.com (Futebol sem Censura)

  2. William

    Andei vasculhando portais e blogs que falam de futebol no MA e só consegui encontrar dois jornalistas falando contra a decisão da FMF de incluir o Moto e o Itinga na segundona deste ano. Na verdade, o Itinga só está nessa por que o Moto também está, senão, com certeza só iria disputar a segunda do ano que vem.

    Quero dar os parabéns a vc e ao Biguá, que deixaram a emoção de lado e agem com a razão ao criticarem a FMF e seus integrantes.

    Quando o Sandow Fecques disse em entrevista ao Zeca Soares (parabésn pela série de entrevistas) que até a imprensa tem culpa pela derrocada de nosso futebol, muita gente se ofendeu, dentre os quais, há muitos que nada ou quase nada fazem para ver nosso esporte num lugar de destaque no cenário brasileiro.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS