A final da Segunda Divisão foi uma vergonha!

6comentários

A final do segundo turno do Campeonato Maranhense da Segunda Divisão é a própria crônica de uma tragédia anunciada. Como não poderia ser diferente, a Série B terminou do mesmo jeito que começou, com muita confusão e irregularidades. O Moto venceu o Santa Quitéria por 5 x 1, mas o Viana goleou o Chapadinha por 11 x 0 e ficou com a segunda vaga do acesso para a Primeira Divisão. Agora, a decisão saiu do gramado e foi parar no tapetão.

A decisão do returno da Série B é mais uma página negra do já enlameado futebol maranhense. Há denuncias de favorecimento dos dois lados, pois tanto a diretoria do Moto quanto do Viana alegam que houve “armação” na rodada final.

O pior é que o presidente do Moto, Cleber Verde, disse que com base no Estatuto do Torcedor, irá entrar com uma representação na justiça desportiva pedindo a anulação da partida Viana 11 x 0 Chapadinha. Porém, o dirigente motense esquece que pelo mesmo código, o papão não poderia disputar a Série B no mesmo ano que foi rebaixado como se fosse uma repescagem.

Não sou advogado do Chapadinha e muito menos do Viana, mas também não parece estranho o arremedo de time que o Moto vencer o Santa Quitéria por 5 x 1, em um jogo que foram marcados três pênaltis a seu favor. A diretoria do Leão também pode questionar como o Papão fez terem marcado três gols, a quantidade exata de que precisava para vencer o returno, em menos de cinco minutos.

O mesmo Estatuto do Torcedor foi lembrado, imagine, pelo presidente da FMF, Alberto Ferreira, que depois disse não conhecer bem o código. Pior, prometeu realizar uma sindicância para apurar se houve irregularidade na Vitório do Chapadinha por 11 x 0. Todos nós já sabemos que está investigação terminará em uma enorme pizza com sobremesa de marmelada e os quatro times serão alçados a Primeira Divisão.

O que esperar de uma competição que começou com oito times, depois reduziu para cinco e por último ficou nos quatro que disputaram? O que dizer de uma disputa que tem uma participante irregular, o Moto, pois de acordo com o Estatuto do Torcedor só poderia disputá-la em 2010? Na minha opinião, eles se merecem…

6 comentários para "A final da Segunda Divisão foi uma vergonha!"


  1. Moises Bonfim

    Muito bom o seu comentário amigo Marcio henrique.
    Sou maranhense e moro ha 8 anos no Paraná e acompanho o futebol destes dois estados, e que diferença!
    Diferença esta que é visivel na organização dos eventos e na visibilidade que o mesmo tem diante do futebol nacional.
    Não estou dizendo em meu comentário, que o futebol paranaense é livre de armações e fralcatruas, mas há que se tirar o chapeu para a organização dos clubes, dos estadios, e das torcidas, mesmo aquelas do interior.
    Aqui onde eu moro, Ponta Grossa, uma cidade distante da capital 120 km, o clube chamado Operario acabou de retornar a primeira divisão do campeonato estadual. Os jogos sempre lotavam o estadio, a cidade em peso apoiava o clube, comprando os ingressos ou a camisa do clube. Coisa fantastica.
    Ano passado, o clube quis ganhar a vaga no tapetão ao sair de campo em sinal de protesto pela marcação "indevida" de um penalti,mas acabou sendo eliminado pela justiça desportiva do estado.
    E tem que ser assim! A torcida que o clube na primeira divisão, mas semarmação, sem jogas sujas e combinações.
    Espero ainda ouvir muito bem do futebol do meu estado por aqui, assim como outros seguimentos.
    Enquanto isso não acontece, só me resta torcer e esperar.

  2. Wilson Lima

    Comentário perfeito tanto do ponto de vista técnico, quanto do ponto de vista estilístico. O futebol maranhense é uma vergonha e agora virou sinônimo de piada em todo o Brasil. Ironicamente, esse mesmo estado que revela esses amadorismos no futebol até na hora dos roubos, é o mesmo que revela campeões mundiais de xadrez e futebol digital…

  3. Ronaldo Rocha

    Correta também foi a afirmação da FMF de que a armação teria sido amadora, assumindo sem vergonha alguma, que a suposta armação do Viana, como muito já ocorreu no estado, deveria ter sido bem montada. Uma vergonha ter visto o Moto disputar a segunda divisão no mesmo ano em que caiu e ainda ter que aturar o setorismo corrupto o apontando como vítima. Realmente, a federação, o Moto Club e toda a bandalheira do futebol maranhense tem que ser enterrados juntos.

  4. bruno leonel

    O futebol maranhense, só aparece na tv assim passando vergonha, gostei dos seus comentários, agora pra nós que somos torcedores é muita vergonha, é por isso que torcedores deixam de ir assistir os jogos não tem nem ânimo. Parabéns.

  5. FRANCISCO JOSE DE CARVALHO GAGLIANONE

    DE TODOS OS COMENTÁRIOS QUE LI E OUVI ATÉ AGORA, O SEU É UM DOS POUCOS QUE ABORDA A QUESTÃO POR COMPLETO DE MANEIRA CLARA E POR INTEIRO, SEM PAIXÕES CLUBISTICA NO FUNDO, E MANEIRA IMPARCIAL.
    A “GRANDE” IMPRESA ESPORTIVA ABORDA APENAS A VEGONHA QUE FOI O RESULTADO DA PARIDA VIANA X CHPADINHA, NNGUÉM LEVANTA QUALQUR SUSPEITA DE UMA POSSIVEL ARMAÇÃO ENTRE MOTO X SANTA QUITÉIA, NUMA PARTIDA EM QUE FORAM MARCADOS 4 (QUATRO) PENALTIS A FAVOR DO MOTO E QUE ATÉ O PREFEITO DE SANTA QUITÉRIA NA ÂNSIA DE APARECER RESOLVEU AOS 52 ANOS, ISSO MESMO 52 ANO PASMEM, PENDURAR A CHUTEIRA. ISSO PODE SER LEVADO A SÉRIO??? NUM FUTEBOL QUE SE DIZ PROFISSIONAL ISSO PODE ACONTECE???
    ESSA HISTÓRIA QUE A “GRANDE”??? IMPRENSA ESPORTIVA ESTÁ FALANDO DE PUNIÇÃO EXEMPLAR, MORALIZAR FUTEBOL MARANHENSE É PURO PAPO FURADO, ESTÃO SÓ JGANDO PRÁ TORCIDA.
    SE ELES QUISESSEM REALMENTE MORALIZAR O FUTEBOL, DEVERIAM INICIAR UMA CAMPANHA PARA QUE NENHUM DOS 4 (QUATRO) CLUBES QUE DISPUTARAM A SEGUNDONA SUBISSE PARA A PRIMEIRA??? ANO QUE VEM.
    EU LANÇO AQUI UM DESAFIO SE FAZEM!!! DUVIDO…DUVIDO…DUVIDO!!! ESSE CAMPEONATO??? DA SEGUNDONA ESTÁ TOTALMENTE CONTAMINADO…FERIDO DE MORTE!!!
    DUVIDO QUE FAÇAM ISSO, PORTANTO O QUE ELES QUEREM E SEMPRE QUISERAM FOI COLOCAR O MOTO NA PRIMEIRA AO ARREPIO DA LEI E DO REGULAMENTO, JÁ TINHA ATÉ UM PLANO “B” ISSO DITO PELO PRÓPRIO DIRETOR DA FMF SENHOR JOSÉ ALBERTO DE MORAES REGO, CIDADÃO POR DEMAIS CONHECIDO DO MUNDO ESPORTIVO.

  6. Emanuel Ribero

    Parabéns pela lucidez no seu comentário, ele é por sinal pertinente e atualizado. Creio que vc foi iluminado no momento em que escrevia sua crônica, por isso me orgulho de ser seu amigo. Continue assim, emitindo seu pensamento, sem se comprometer pela paixão clubista, que tanto afeta e cega alguns cronistas esportivos. A justiça tem que ser feita e os culpados tem que ser punidos para o bem do nosso pobre futebol, que infelizmente é dirigido por dirigentes incompetentes e sem amor ao que faz.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS