O Flamengo é penta ou hexa?

4comentários

fla penta

Não é uma questão de opinião e nem coisa de torcedor doente, mas um caso de justiça. O Flamengo é pentacampeão brasileiro e campeão da Copa União, pois o campeão brasileiro de 1987 é o Sport (PE). A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não reconhece que o rubro-negro carioca como hexa e para a Fédération Internationale de Football Association (FIFA) o Mengo é penta. O hexacampeonato da equipe carioca é uma invenção da imprensa do sudeste que é elitista e preconceituosa quanto os demais estados da Federação.

A polêmica sobre o campeão brasileiro 1987 foi criada pela própria CBF, que teria anunciado que não iria realizar a competição no ano por falta de dinheiro. A decisão incentivou a criação do Clube dos 13, formada pelos times de maior torcida no Brasil, que era presidida por nada menos que Eurico Miranda. A liga chamou para si a responsabilidade organizar um torneio próprio, a Copa União, que seria disputado pelos integrantes do G13 e mais três times convidados: Goiás, Coritiba e Santa Cruz.

Pressionada pelos clubes que ficaram de fora do torneio organizado pela liga, a CBF voltou atrás e resolveu organizar o Campeonato Brasileiro. Porém, já o Clube dos 13 já havia assinado contratos de patrocínio milionários com a Rede Globo, Coca-cola e Varig. Para evitar entrar em conflito com os clubes ricos pertencentes ao G13, a entidade fez um acordo no qual não mexeria na tabela da Copa União, que passou a ser chamado de modulo verde e o modulo amarelo seria disputado pelos 32 clubes credenciados a disputar a Primeira Divisão daquele ano. No acordo, ficou acertado que o campeão e vice do módulo amarelo (Sport e Guarani) e os dois primeiros do módulo verde (Flamengo e Internacional), disputassem um quadrangular final.

Porém, os vencedores do modulo verde Flamengo e Internacional se recusaram a participar da fase final, que foi disputada apenas por Sport e Guarani, que acabou com time pernambucano como campeão e reconhecido pela CBF e pela justiça.

A polêmica sobre o campeão de 1987 gerou outra divergência entre Flamengo e CBF em relação à Taça das Bolinhas, que deveria ser entregue ao primeiro tricampeão consecutivo ou ao primeiro pentacampeão alternado. Até agora, o troféu segue sem dono, mas o São Paulo o quer para ele, já que acredita ser a primeira equipe a ser pentacampeã.

Não se pode negar os fatos e portanto, o Flamengo conquistou em 2009 o seu quinto campeonato brasileiro e não o hexa como os flamenguistas doentes e a imprensa carioca quer. O único hexacampeão do Brasil é o São Paulo e o campeão brasileiro de 1987 é o Sport.

4 comentários para "O Flamengo é penta ou hexa?"


  1. HOMBRE

    TA BOM

    ENTÃO O VASCO É O VERDADEIRO CAMPEÃO DO BRASIL EM 2009. POR TER GANHO A SEGUNDONA

  2. bruno leonel

    O Flamengo e hexa, não se pode ser campeão do Brasil jogando uma final com um time da segunda divisão, então o vasco também não é campeão brasileiro em cima do são caetano, copa João Havelange, isso é brincadeira né, um abraço.

    • Rogério Amaral Silva

      Bruno Leonel, pelo visto você não sabe nada de futebol. Vá comentar sobre corte e costura.

  3. Barão

    Só uma pergunta. Quem disputou a libertadores de 1988?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS