Dos 27 campeonatos estaduais, o Maranhense é o único que começará depois da Copa do Mundo

0comentário

O portal Globo Esporte destacou que o Campeonato Maranhense será o único estadual que será realizado no segundo semestre de 2010. Por causa da Federação Maranhense de Futebol (FMF), o futebol local mais uma vez foi exposto. Com intenção clara de proteger o Moto, a entidade que dirige o futebol além de colocar o time de forma ilegal na Série B de 2009 ainda inverteu o calendário de competições deixando o Campeonato Maranhense fora de sintonia com o restante do país.

Assim como no caso da inclusão do Moto na Série B no mesmo ano que caiu, os dirigentes da FMF se defendem dizendo que não há nada de ilegal em colar o Estadual no segundo semestre, mas há no mínimo algo de errado ou anormal.

A mudança atrapalha diretamente as equipes que estão na Copa do Brasil: Sampaio e JV Lideral, que serão obrigados a estrear na disputa sem sequer ter feito um jogo oficial na temporada.

A Copa União deveria ser um paliativo para não deixar os times que não estão no Campeonato Brasileiro muito tempo parados, mas acabou tornando-se a competição mais importante do calendário local.

Os atletas também são prejudicados, pois perdem a oportunidade de usar o Estadual como uma vitrine para alcançar um time grande no Brasileiro.

O Globo Esporte destacou: “Dos 27 estaduais desta temporada, 16 têm o pontapé inicial no mês de janeiro, quatro começam em fevereiro, cinco em março, e uma competição já teve a primeira fase disputada no ano passado: o Campeonato Paraense, onde os clubes de maior tradição só entram a partir da segunda fase. Apenas no Maranhão, por causa da polêmica da partida entre Chapadinha e Viana, que ainda está nos tribunais, a competição está programada para o segundo semestre. Por ora, as 11 equipes maranhenses disputam a recém-criada Copa União, que vale vaga para a Copa do Brasil de 2011”. Eles só se equivocaram no númerod e participantes, pois com a saída do São José de Ribamar, a competição terá 10 participantes.

Esse tipo de artimanha só afasta o torcedor dos estádios, pois o mesmo não vê transparência e profissionalismo nas disputas. A torcida sente-se enganada, pois enquanto todos os demais Estados da Federação já conhecem seus campeões, o campeonato daqui sequer começou.

Sem comentário para "Dos 27 campeonatos estaduais, o Maranhense é o único que começará depois da Copa do Mundo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS