Campeonato Maranhense só no dia de “São Nunca”

1comentário

Depois de tantos adiamentos, o Campeonato Maranhense de 2010 não será realizado este ano, pois já estamos em julho e sequer tem alguma previsão para o início da disputa. Tudo depende do julgamento do imbróglio da Segundona; aquele dos Viana 11 x 0 Chapadinha e do Moto que entrou na disputa pela janela. O pior é que seja qual for a decisão cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

Sinceramente, acho que o Campeonato Maranhense não será realizado este ano, pois os recursos do Moto Clube contra a decisão da II Junta Disciplinar, que desconsiderou sua participação na Série B do ano passado, inocentou o Viana e eliminou o Chapadinha, por causa daquele vergonhoso jogo em que abriu as pernas e deixou o Viana enfiar 11 x 0, não puderam ser julgados. Os processos não poderão ser apreciados pelo TJD enquanto o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não julgar o mérito de uma liminar concedida em favor do presidente do próprio TJD, José Ribamar Marques.

Porém, o STJD encontra-se em recesso por causa da Copa do Mundo e muitos de seus auditores estão na África do Sul, como convidados da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) só devem voltar ao Brasil depois do dia 12 de julho. Daí será preciso encontrar data para o julgamento do impedimento de Marques. Daí o processo aqui será destrancado e poderá ser marcada a data para o julgamento dos recursos do Moto. Se não houve mais nenhum pedido de liminar antes do pleno e a decisão sair logo, os que se considerarem lesados em seu direito deverão recorrer ao STJD.

Do jeito que a justiça desportiva anda a passos de tartaruga a novela do julgamento do imbróglio da Segundona ainda não está nem na metade. Pela legislação esportiva, que os dirigentes da Federação Maranhense de Futebol (FMF) não costumam respeitar, a tabela de toda e qualquer competição tem que ser divulgado no mínimo dois meses antes do início da disputa.

E não adianta o diretor técnico da FMF, José Alberto de Moraes Rego, o Geografia, divulgar tabelas com oito, dez e doze times, pois nenhuma delas terá validade e só poderá ser marcada data para o início do Estadual após o julgamento da Segundona.

Porém, é bom lembrar que todo esse imbróglio foi criado pela própria FMF ao colocar o Moto na Segundona no mesmo ano em que caiu. Com isso, a entidade submeteu o futebol local a um vexame internacional e ainda pode ter acabado com o Estadual de 2010.

Com isso, os dirigentes dos times de verdade: Maranhão, Sampaio e Imperatriz, pois os demais são de empresários ou políticos e não fazem diferença, ficarão pagando jogadores só para treinar, pois competição que é bom só no dia de “São Nunca”. Quem pagará a conta por isso? A FMF com certeza não.

Agora, o que chama atenção nisso tudo é que o torcedor maranhense não se importando se terá Campeonato Maranhense ou não, pois ele não acredita mais no futebol daqui. O esporte do torcedor local é ficar na frente da televisão e torcer pelos times de fora como o próprio presidente da FMF, Alberto Ferreira, o faz, pois sequer foi a final da Copa União.

Se este não é o fim do nosso futebol, com certeza é o começo do final.

1 comentário para "Campeonato Maranhense só no dia de “São Nunca”"


  1. Lipinho

    carambas, é isso mesmo temos que valorizar o futebol daqui, o que muitos não fazem . eu quero ser jogador :D’

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS