Categoria de base serve para que?

2comentários


Após observar os fracassos recentes dos dois representantes do Maranhão na Copa São Paulo: Iape e Juventude, cheguei a conclusão que categoria de base não serve para nada. N a base dos principais clubes grandes do País tem pouquíssimos meninos “aproveitáveis”. Quer dizer, gasta-se uma fortuna mantendo muitas vezes dezenas ou até centenas de garotos em alojamentos para nada. A prova disso, está no fato de nesse turbilhão de contratações de início de temporada dos principais clubes grandes da cidade tem pouquíssimos meninos “aproveitáveis”.
Um garoto em um clube como o Sampaio, Moto, Maranhão e Iape ganha um salário mínimo por mês e não sabe fazer um passe de 3 metros. Chega a ser ridículo! Acompanhei jogos do Copa São Paulo e não tem um jogador em condições de subir para o time profissional. O mesmo acontece na maioria dos clubes grandes do futebol brasileiro. Quem conseguiu fugir a regra foi o Santos em 2010, que conseguiu emplacar Neymar e Ganso. Porém, os clubes daqui não descobriram ninguém.

O MAC já mandou Edgar até para a terceira divisão de uma pais no Leste Europeu e nada. Faz 10 anos, que o Maranhão vendeu um jogador para a Europa. Na época, com o dinheiro foram pagas todas as dividas do clube, mas de lá para cá não venderam mais ninguém. Quem não se lembra daquela geração do Moto que fez sucesso na Copinha, pois é, o Papão não ganhou nenhum centavo e Palito e companhia saíram de graça do time. A última revelação do rubro-negro foi Mizael (hoje no Vasco) e saiu daqui para o Ceará de graça. O Sampaio também luta para fazer Dinheiro com o Célio Codó e não acha um cristão que o queira.

Em uma coisa concordo com Geografia, quando era diretor de futebol do Sampaio: “não adiante investir em base, pois o garoto quando nasce já tem três empresários no mínimo”. Realmente, basta lembrar o episódio na venda do atacante Bruno Chocolate, que quando o Cruzeiro se interessou nele apareceu um monte de gente pedindo comissão no negócio.

Além do mais, o jogador maranhense quando sai daqui para um time grande, com exceção de Kleber, vai direto sem ter passado por nenhum dos nossos times grandes como é o caso de Guilherme, Manuel entre outros.

De acordo com os defensores das categorias de base se um garoto der certo no meio de uma centena, já fez valer todo o investimento como fez o JV Lideral com o Romarinho vendido por R$ 500 mil para o futebol sueco. Mas será? Gasta-se uma furtuna por mês para manter a base de um clube. Quantos meses tem que se investir para revelar um garoto para vender por, sei lá, R$ 200 mil, que é o que costuma valer um jogador daqui. É complicado, pois a conta não bate.

É por isso, que sou a favor de larga categoria de base nas mãos dos empresários de futebol, que sabem mexer com isso e não ter mais base nos clubes, pois os times profissionais trazem o time todo de fora mesmo!

2 comentários para "Categoria de base serve para que?"


  1. Vanderley

    INFELIZ COMENTÁRIO O SEU!

  2. Bruno Alves

    Com todo respeito ao companheiro Márcio Henrique, mas falar que investir na base não vale nada é a maior besteira do mundo. Eu lhe pergunto se não investir na base de onde surgiram os novos craques? O time vai pegar um mendigo mandar ele pra campo e ele será o novo Pelé?

    Outra besteira, falar que só o Santos conseguiu fugir a regra é outra burrice. Internacional tem a melhor categoria de base do país, revelou Pato, Nilmar, Taison, Sandro, Giuliano, entre outros. Cruzeiro revelou Ronado e mais recentemente Guilherme.

    Historicamente a base é importante. Zico, veio da base do Fla, assim como Pelé, na base do Santos. Maradona, revelado na base do Argentino Jrs.. Precisa de mais exemplos da importância da base?

    Vamos à Europa… Barcelona, revelou Messi, craque em que investiu desde os 11 anos. Além desse, Puyol, Xavi, Iniesta, Guardiola, entre outros. Fábregas, do Arsenal, é uma das revelações da base catalã. Cristiano Ronaldo revelado na base do Sporting, depois foi pro Manchester e hoje está no Real. Rooney foi revelado no Everton e depois foi pro Manchester. Nani é mais um exemplo, de jogador da base do Sporting

    Agora se você quer criticar a atuação dos empresários é outra história. Se o clube não toma os devidos cuidados para segurar o atleta, a culpa é do time. Empresários, sempre existiram e existirão

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS