Quantos Kevins ainda terão que morrer?

2comentários

post_tragedia_libertaHoje podia muito bem ser um daqueles dias para não escrever nada no blog, afinal os times só jogam à noite, mas a tragédias que aconteceu na estreia do Corinthians na Copa Libertadores da América de 2013 me fez mudar de opinião. Um torcedor do San Jose morreu após ser atingido por sinalizador que partiu da torcida corintiana, no Estádio Jesús Bermúdez, onde o time brasileiro empatou por 1 x 1 nesta quarta-feira.

O torcedor é Kevin Beltrán Espada, de apenas 14 anos, natural da cidade boliviana de Cochabamba. Pelo menos dez torcedores do Corinthians (havia mais de 500 no estádio) foram detidos por causa do incidente.

Há quem considere que quem solta um rojão no estádio não quer matar ninguém, só quer fazer barulho. Entretanto da mesma forma que uma pessoa que ingere bebida alcoólica e sai dirigindo não pretende matar ninguém, quem leva morteiro, sinalizador, ou qualquer artefato com poder letal a um estádio, a princípio também não quer matar ninguém.

Acredito que o imbecil que disparou o sinalizador não tinha a intenção de cometer a tragédia, mas isso não diminui sua culpa. Ele tinha perfeita consciência que fogos de artifício são artigos proibidos. Não é admissível classificar o que aconteceu como fatalidade ou acidente. O que ocorreu Estádio Jesús Bermúdez é semelhante ao caso da Boite Kiss, em Caxias do Sul, quando mais de 300 pessoas morreram por irresponsabilidade de um músico.

Aqui mesmo em São Luís, torcedores costumam usar estes mesmos fogos como armas durante brigas de torcida e nada é feito. Na reabertura do Castelão várias cadeiras foram destruídas por causa destes sinalizadores e ninguém pagou a conta pelo prejuízo. É preciso que fogos de artifícios sejam banidos do futebol para sempre antes que mais Kevins sejam mortos por ação de torcedores imbecis.   

Que essa tragédia sirva de lição. Se em vez de proibir o consumo de cerveja nos estádios, uma medida inócua e demagógica, deveriam se preocupar é com a segurança do público e que seja proibido fogos de artifício nos estádios.

 

2 comentários para "Quantos Kevins ainda terão que morrer?"


  1. CESAR FM

    QUE PENA, LOGO ACONTECER EM JOGOS DO MEU SEGUNDO E ÚLTIMO TIME DO CORAÇÃO (O OUTRO É O MOTO CLUB), QUE SIRVA DE EXEMPLO, ESSAS TORCIDAS ORGANIZADAS, TEM MUITA GENTE BOA, MAIS TAMBÉM TEM BANDIDOS DISFARÇADOS PARA FAZEREM O QUE ESTÃO FAZENDO NOS ESTÁDIOS EM TODO MUNDO, PELO QUE SE VIU EM VIDEOS O QUE OS CARAS FIZERAM FOI MALDADE JOGARAM OS SINALIZADORES EM DIREÇÃO A TORCIDA DO SAN JOSÉ, ATINGINDO O JOVEM OU SEJA; CRIME, E TODO CRIMINOSO INDEPENDENTE DE NACIONALIDADE, COR E RAÇA TEM MESMO QUE IR PRA CADEIA,. QUE SIRVA DE LIÇÃO E QUE ESSE TIPO DE TORCIDA ORGANIZADAS SEJAM BANIDAS DO FUTEBOL, AQUI POR VARIAS VEZES JÁ VI “GUERRA” NA CATULO SEMPRE APÓS JOGOS MOTO X SAMPAIO, DEIXEI DE LEVAR MEUS NETOS AOS JOGOS POR ISSO, JÁ QUE A ÚLTIMA VEZ QUE OS LEVEI A CATULO PARECIA UM PAÍS ÁRABE, DAQUELES QUE TODOS OS DIAS TEM MATANÇA, E NESSE MESMO DIA O O SR. NELSON FROTA DESISTIU DO FUTEBOL PORQUE SEU FILHO QUE NADA TINHA A VER COM A PILANTRAGEM COM O BANDITISMO FOI ATINGINDO POR UMA DAS ARMAS (PEDRA) DOS BANDIDOS .

  2. BlackJuan

    Querer trazer a realidade corintiana para o senário maranhense é no mínimo ser ingenuo ou atrofiado intelectual. Aqui não se usa sinalizadores marinhos em jogos, os sinalizadores utilizados no jogo do Castelão é do tipo faísca e ele acende e se acaba na mão do usuário. Os mesmos foram e são usados em jogos no Nhozinho Santos e nunca foi noticiado cadeiras queimadas ou algo parecido. Aquele fato isolado no castelão foi fruto de sabotagem de pessoas má intensionadas que atearam fogo nas cadeiras e depenaram o banheiro do Estádio. Nos outros jogos em que a nação boliviana esteve presente com mais de 40 mil torcedores não foi relatado nada a esse respeito. O que houve a torcida mudou no espaço de uma semana? não apenas ficamos atento à presença desses vandalos e cortamos o mal pela raiz. O Maranhão não é RJ ou SP, o nosso povo é diferente. Só falta os jornalistas maranhenses serem mais inteligentes e pararem de tentar pegar carona em noticiários de outros estados, sejam mais criativo.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS