As matriculas nos Cursos do Pronatec oferecidos pela Universidade Ceuma terminam amanhã

1comentário

Fotos - o coordenador geral do programa, Artur Cabral
Fotos – o coordenador geral do programa, Artur Cabral
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até hoje o prazo de matrículas para as 2.400 bolsas de estudos para os 10 cursos de capacitação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecidas pela Universidade Ceuma por meio do Centro Brasileiro de Ensino Técnico (Cebetec). As inscrições do curso Pronatec são gratuitas e acontecem nos três campi da Universidade Ceuma em São Luís, Renascença, Cohama e Anil, das 8 às 20 horas. Entretanto o MEC não corrigiu a informação que está no seu site e os cursos oferecidos pelo Cebetec não são em tempo integral.
Para se inscrever é preciso ter idade mínima de 18 anos e máxima de 59 anos. O interessado precisa levar para a matrícula a seguinte documentação: original do RG, CPF, fotos, comprovante de residência, declaração de escolaridade (de acordo com o curso escolhido). A primeira chamada é apenas para estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obteve nota superior a zero na redação
Segundo o coordenador do Cebetec, Artur Cabral Marques, os cursos do Pronatec são importantes porque além capacitar e preparar profissionais, também atende à demanda do crescimento do turismo no estado. “Acho que foi um sucesso total, porque em outros estados para preencher as vagas são necessárias até três seleções e aqui conseguimos preencher todas as 2.400 vagas em apenas dois dias. Agora, os candidatos precisam fazer a matriculas na próxima semana, para que não seja necessária uma segunda chamada, mas acredito que todos os inscritos devem comparecer dentro do prazo”, disse Artur Cabral Marques.
A secretária adjunta também informou que em breve serão abertas as matrículas para a segunda chamada caso todas as 2.400 não sejam ocupadas. “É muito importante que os candidatos aprovados na seleção do MEC não percam o prazo de inscrição, porque as vagas serão destinadas para a segunda chamada que terá início na próxima semana”, informou o coordenador.
A próxima seleção para curso oferecidos pelo Pronatec por meio do Cebetec devem acontecer no início de 2015. “Tivemos mais de cinco mil interessados, o que mostra a carência deste tipo de formação no Estado e com base nisso, vamos solicitar ao MEC que ofereça mais vagas no Maranhão”, completou.
Cursos
Os cursos que tiveram todas as vagas preenchidas foram: Técnico em Gerência de Saúde, Técnico Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Cuidados de Idosos, Técnico em Cuidados de Dependente Químico, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Vigilância em Saúde, Técnico em Logística, Técnico em Informática, Técnico em Desenho de Construção Civil e Técnico em Design de Interiores.

1 comentário para "As matriculas nos Cursos do Pronatec oferecidos pela Universidade Ceuma terminam amanhã"


  1. CORIOLANO BERNARDINO DE SOUSA FILHO

    Olá Professor!

    Vi que esse “post” foi publicado em 2014.

    Por isso pergunto: o Ceuma ainda ministra cursos técnicos, via Pronatec? Se sim, há previsão de edital para este ano (2019)?

    O interesse é para o curso de Design de Interiores.

    Outra pergunta: o técnico com essa formação se registra em órgão de classe?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS