Pesquisador da USP lança livro em São Luís

0comentário

Consolaro 2Para o pesquisador Alberto Consolaro, ensinar é a melhor forma de se comunicar com o mundo. Livre-docente da Universidade de São Paulo (USP) há 20 anos e doutor em Odontologia Patologia Bucal, ele é natural de Araçatuba (SP) e um apaixonado pelo trabalho, tido por ele como a maneira mais simples e verdadeira de mostrar seu amor ao próximo.

Consolaro é autor de seis publicações, tem mais de 300 artigos publicados e escreve, periodicamente, para quatro revistas nacionais. Contribuiu com a descoberta de uma técnica inédita na área da odontologia e está longe de abandonar as salas de aula. Sua mais nova realização é o livro “Inflamação e Reparo” que está em sua segunda edição, com 512 páginas, lançado este ano pela Editora Dental Press, especializada em difusão de pesquisas e práticas clínicas odontológicas.

Para o pesquisador, a Odontologia brasileira em um contexto mundial é uma das três melhores. “É um dos orgulhos que todo brasileiro deve ter na sua odontologia, por ser um ponto importante. Agora, claro que tudo ainda tem a melhorar. A odontologia atual deve se voltar mais para a prática, para o traumatismo dentário, implante para todas as pessoas, difundir que isso existe e deixá-la mais avançada alcançando um maior número de pessoas. Políticas públicas tipo o programa Sorridente já premia isso, mas as pessoas ainda não sabem. Nós precisamos pegar essa odontologia nova, voltada para problemas dentários como o traumatismo, para os movimentos dos dentes, para a falta de dentes que algumas pessoas têm e para as anomalias. Nós vamos mudar o foco, estamos em uma fase transacional, ainda tratando das coisas do passado com um olhar para o futuro. Gostaria de usar o exemplo de Janus, um Deus romano que tem duas faces, uma voltada para o futuro e outra para o passado”, disse.

Em recente visita a São Luís para lançamento de sua última obra, “Inflamação e Reparo – 2ª Edição” a convite do Conselho Regional de Odontologia do Maranhão, Consolaro esteve nas instalações do Curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior, na Rua Rio Branco, e conheceu a clínica-escola para atendimento à comunidade na área de Odontologia.

Os mestres da instituição apresentaram o Núcleo de Especialidades Odontológicas da Clínica-Escola Professora Dra. Filomena Barbosa Gomes Galas, que núcleo permite a execução de procedimentos odontológicos com a transmissão simultânea em TV de alta resolução, garantindo maior riqueza de detalhes, com a utilização de um microscópio interligado a uma câmera filmadora, para alunos presentes no auditório e nas outras áreas da Clínica-Escola. A instituição é a única no Maranhão a trabalhar com essa tecnologia.

Sem comentário para "Pesquisador da USP lança livro em São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS