Prefeitura capacita comunidade do Quebra Pote com cursos pelo Programa Todos por São Luís

0comentário

9694_sao_luis_para_todos_oficina_bombons_100615_foto_mauricioalexandre11
A Prefeitura de São Luís concluiu oficinas de capacitação do Programa “Todos por São Luís” na região do Quebra Pote. Nesta primeira fase, foram ofertados os cursos informática, bombons regionais, sorvete, panificação, empreendedorismo, mercado de trabalho, produtos confeccionados com feltro, crochet e malhas, reciclagem, chefe mirim, sucos alternativos e outros. A culminância da programação desta edição do programa no Quebra Pote será neste sábado (13).

A primeira-dama, Camila Braga, coordenadora geral do programa, tem acompanhado de perto as oficinas e conversado com a população sobre demandas dos bairros. “É uma felicidade muito grande ver que a população lota as turmas do curso, aproveita mesmo cada ensinamento. Com esse aprendizado de hoje, essas mulheres já terão uma fonte de renda a mais para ajudar as suas famílias”, comemorou a primeira-dama ao participar do encerramento da oficina de bombons regionais no bairro do Itapera, pela qual 25 alunas foram certificadas.

Para a dona de casa Maria dos Anjos, o curso foi uma oportunidade para ter uma renda extra e ajudar a família. “Para comunidade do Itapera é uma novidade esse curso, essa ação que a Prefeitura está promovendo. Eu resolvi participar para aprender e gerar uma renda extra para minha família. Estamos aprendendo a fazer as trufas, os recheios e ainda recebemos a apostila com outras receitas”, explicou.

“Eu gostei muito do curso. Fomos preparadas com noções de higiene, manipulação dos alimentos. Recebemos o kit com touca e avental, além da apostila. A Prefeitura está de parabéns”, disse a dona de casa Francisca Sena Pereira.

De acordo com Arivaldo Martins, coordenador executivo do programa, os cursos são promovidos conforme a demanda da população. Ele exemplificou a diversidade de temáticas citando o curso de Beneficiamento de Pescado, solicitado pela população local.
“Além dos cursos, nesta edição, também tivemos as rodas de conversas sobre ‘Violência na Adolescência’, ‘Recicla-se, uma prática sustentável’, ‘Limpeza pública: dever da Prefeitura, responsabilidade de cada morador’. O sábado será o dia de culminância dessas ações com a presença de todo aparato da Prefeitura, secretarias parceiras do estado e Fiema”, explicou Arivaldo.

DIA D
O Dia D da programação do Todos por São Luís será no sábado (13). Antes da realização da ação no bairro, a Prefeitura já trabalha aspectos de infraestrutura, como a recuperação de ruas, realizando serviços de limpeza, capina e roçagem e manutenção da rede elétrica. As ações desta edição beneficiam os bairros da Matinha, Mata de Itapera, Itapera, Anajatiua, Arraial, São Joaquim, Santa Helena, Cassaco, Parque Brasil, Rio Grande e Tindiba.

No sábado, serão ofertadas aos moradores do bairro e áreas adjacentes consultas com clínico geral, ginecologista, pediatra, dermatologista, cardiologista, urologista e ortopedista. Ainda na área de saúde, serão oferecidas consultas de enfermagem e odontológicas, aplicação de flúor, aferição de pressão, testes de glicemia, avaliação antropométrica, testes de HIV, vacinação, laboratório de dengue e distribuição de preservativo, entre outros

Serviços.
O programa levará atividades culturais, religiosas, esporte e lazer. Um palco e uma tenda cultural serão montados no bairro para a realização de apresentações de grupos de capoeira, teatro, quadrilha, dança portuguesa, apresentação do Boi de Itapera, show de calouros e aulas de aeróbica. A Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) levará para o bairro o “Brincando nos Bairros” e organizará torneios de futebol masculino com entrega de troféus aos vencedores.

Exposições artesanais, feira do produtor, carro biblioteca, oficina de matemática, xadrez, oficina de bumba-meu-boi, cine Quebra-Pote e atendimento sobre Cadastro Único, recadastramento do NIS, orientações sociais e sobre o Bolsa Família, também estarão à disposição dos moradores.

Para esta edição, a Prefeitura também firmou parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai levar o planetário para a programação, onde crianças e adultos terão a oportunidade de aprender de forma lúdica sobre o planeta Terra e o Sistema Solar.

Sem comentário para "Prefeitura capacita comunidade do Quebra Pote com cursos pelo Programa Todos por São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS