Especialista alerta para as doenças cardiovasculares

0comentário

perda-da-audição-e-doenças-do-coração
É cada vez maior o número de maranhenses acometidos por doenças cardiovasculares. Fatores como maus hábitos alimentares e ausência de exercícios físicos favorecem o diagnóstico de doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alto, entre outras, classificadas como coronárias. A população jovem é uma das principais preocupações de cardiologistas, por estarem sendo acometidas por doenças relacionadas com maior frequencia ultimamente.

A informação é da médica e cardiologista Ilana Rachel Pinheiro Silva, que atualmente faz parte da equipe do médico e coordenador do setor de Cardiologia do Hospital Pam Diamante, Cicero Adriano. O hospital dispõe de amplo serviço de Cardiologia com equipe para atender à população. Além de consultas médicas, é possível realizar exames cardiológicos, como Eco-Cardiograma, Mapa, Eletro Encefalograma, Holter, entre outros.

Segundo a médica, a faixa etária dos pacientes que recorrem aos serviços varia de 30 a 80 anos. Do total de 100 pacientes atendidos, mais da metade sofre de hipertensão. Em segundo lugar vem os acometidos por colesterol elevado e diabetes.

“O que impressiona é que cada vez mais as pessoas mais jovens estão sendo acometidas por doenças do coração. Isso é o reflexo de uma vida nada saudável somando aos péssimos hábitos alimentares”, frisou, acrescentando que após o diagnóstico, um dos desafios é fazer com que as pessoas aceitem que precisam mudar seus hábitos de vida e também aderir ao tratamento.

Segundo a cardiologista, o incentivo à prática de exercícios físicos é fundamental para prevenção de doenças, pois além de proporcionar o bem-estar, reduz os índices de colesterol, hipertensão e controla dos fatores de riscos em óbitos ou doenças. Outros fatores fundamentais para ter uma vida saudável, segundo a médica, são os cuidados com a alimentação na prevenção contra doenças cardiovasculares.

Números – Dados da SBC estimam que mais de 300 mil pessoas no Brasil morrem anualmente por complicações causadas por doenças do coração. Até 2050, espera-se que a cada 1 minuto e meio morra alguém por complicações das doenças cardiológicas.

O infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame, são apontados como os principais problemas. Estatísticas mostram que uma pessoa morre a cada três minutos por causa dessas doenças.

A médica faz um alerta. “Procure um cardiologista, faça exames de rotina. Somente com um acompanhamento contínuo da saúde é possível ter uma vida mais saudável”, finalizou a médica.

Sem comentário para "Especialista alerta para as doenças cardiovasculares"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS