Encontro das Cidades Históricas é encerrado com visita técnica ao centro de São Luís

0comentário
Guia em frente ao Mercado da Praia Grande
Guia em frente ao Mercado da Praia Grande

Um passeio pela história de São Luís, assim foi encerrado na manhã do último sábado (27) o 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, evento promovido pelo Governo do Maranhão e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), com a realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA) e em parceria com a Prefeitura de São Luís. O evento que reuniu 450 participantes vindos de todo o país e do exterior, levou ao Centro Histórico da capital aqueles que queriam ver mais de perto a Atenas Brasileira.

Coordenado pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, o passeio “Caminhos da memória” permitiu que dezenas de participantes conhecessem um pouco mais da arquitetura colonial portuguesa ao visitar o centro antigo de São Luís. A visita técnica foi iniciada em frente à Câmara de São Luís, passando pelo Mercado Municipal e pela atual sede da Defensoria Pública do Estado, prédio conhecido pelos balcões de pedra de cantaria e parede de argamassa – diferente dos característicos azulejos. O guia José de Ribamar Costa destacou, ao passar pela Rua Portugal, que São Luís possui o maior conjunto de fachada de azulejos da América Latina.

Moema Maciel, prefeita de Lençóis, na Bahia, demonstrou seu encantamento pela Ilha. “Conheço todas as capitais do Brasil e as principais cidades históricas, por isso posso dizer que nada se compara a São Luis. Esse passeio me deu a oportunidade de ver a expansão do sítio arquitetônico e ainda me deu a ideia de implantar oficinas de arte no meu município, fiquei maravilhada ao passar por aquele casarão cheio de cavaletes”, disse referindo-se à Morada das Artes e ao curso de pintura ministrado pelos artistas locais.

“Eu escutei o Maranhão”, destacou Josilene Cipriano, de Palmácia, no Ceará. “Fiz o passeio inteiro lembrando das falas de alguns painelistas do Encontro, e um deles disse que eu não só veria as belezas da cidade, mas que eu sentiria sua cultura e história em cada esquina, e isso de fato aconteceu. Ao chegar no Beco Catarina Mina escutei os tambores e senti o cheiro do peixe frito, quer lembrança maior que essa que vou levar? Isso marca a gente, vai no coração e vou voltar.”, pontuou.

O passeio pela cidade seguiu pela Rua do Trapiche, com parada em frente à Casa do Maranhão – a antiga Alfândega, e pelos casarões que hoje abrigam alguns bares. O Palácio dos Leões chamou a atenção pela história e beleza e alguns participantes pararam para visitar os salões. Já as casas de Ana Jansen e de Graça Aranha remeteram os visitantes a uma viagem no tempo. O passeio foi encerrado na Praça Benedito Leite mas mais da metade do grupo quis continuar e seguiu orientada pelos mapas distribuídos. As escadarias da rua do Giz, a Praça da Faustina e o Desterro foram os destinos seguintes.

Vânia Avelar, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Pernambuco, frisou a emoção que sentiu ao ver a cidade com alta recuperação. “Venho ao Maranhão há 30 anos, ainda quando trabalhava na Sudene e era responsável por esta área, então sei o que vi naquela época e o que vejo hoje, e isso me traz uma sensação de alegria imensa!”. Enquanto seguia pelas ruas que levam ao Convento das Mercês e à Igreja do Desterro, Vânia lembrava ainda da fala do Presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Sebastião Helvecio, que participou do painel ‘Governança nas Cidades Históricas para o Desenvolvimento do Turismo Brasileiro’: “Me impactou quando ele disse que as mesmas empresas que construíram a ponte Rio-Niterói são as que hoje estão sendo punidas, isso mostra que o tempo passou mas que a fiscalização segue e passe o tempo que passar haverá a responsabilização. O dinheiro é do povo e por isso tem que haver compromisso, continuidade nas gestões, respeito a todos, os governos estão aqui para servi-lo. Que todos levem esse depoimento para a vida e façam sempre o melhor que puderem”, disse ao fazer uma referência às obras, gestão e ao compromisso que devem ter com a população.

Com recorde de inscrições, o 2° Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial teve 16 horas de programação completamente técnica, “tratando de temas comuns entre as cidades participantes, como a preservação do patrimônio histórico, enfrentamento de problemas sociais, implantação de políticas de melhoria da infraestrutura e a promoção dos sítios históricos enquanto destinos turísticos”, pontuou Delma Andrade, secretária-adjunta de Cultura e Turismo do Estado.

No site www.cidadeshistoricas.cnm.org.br  os participantes terão acesso aos certificados, arquivos e fotos do evento, e ainda à Carta de São Luís, documento final que conterá os pontos levantados no encontro que colocou o Patrimônio Histórico no foco das discussões.

Sem comentário para "Encontro das Cidades Históricas é encerrado com visita técnica ao centro de São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS